Em um artigo publicado recentemente aqui no blog, mostramos o que você pode aprender com os hotéis mais bem pontuados do TripAdvisor e demos algumas dicas para você colocar em prática aí em seu negócio.
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Agora, se seu hotel ou pousada também quer ter uma alta pontuação no TripAdvisor, além de seguir as dicas que indicamos no artigo anterior, precisa saber como se posicionar nesse canal.
Para ajudá-lo nesse sentido, listamos a seguir algumas maneiras para destacar sua empresa e fazê-la ficar entre as primeiras colocações no ranking do site.
O que é o ranking TripAdvisor
O ranking do TripAdvisor tem base nas avaliações dos hóspedes e indica a posição de determinado hotel ou pousada em comparação aos concorrentes da mesma região.
Funciona assim:
Isso é importante porque:
→ Quanto mais próximo da primeira posição, maiores são as chances de os usuários do site visualizarem o seu perfil.
→ Quando um hotel é bem recomendado pelos seus clientes, ele ganha mais credibilidade e, com isso, atrai mais hóspedes.
Na hora de pontuar e selecionar sua posição no ranking, o TripAdvisor leva em consideração três fatores: quantidade, qualidade e data das avaliações. Com base nisso, separamos algumas dicas fundamentais para estar em destaque no site:
Um relatório desenvolvido pela empresa Atmosphere Research Group em parceria com o TripAdvisor mostrou que:
» Os estabelecimentos com maior interação alcançam quase quatro vezes mais visualizações no TripAdvisor.
» A média no ranking de popularidade dos estabelecimentos com maior interação foi 63% maior do que a de seus concorrentes que não interagem.
» Os estabelecimentos com maior interação são vistos por dois de cada três viajantes que fazem buscas no TripAdvisor.
Por isso, sempre responda as avaliações dos seus hóspedes. Se elas forem positivas, agradeça. E se forem negativas, responda também! É importante mostrar que sua empresa se importa com a satisfação do público e, mais, que está disposta a aprender com as falhas apontadas pelos clientes para melhorar sempre os seus serviços.
Dicas:
A quantidade de avaliações influencia na pontuação que seu hotel recebe do portal. Por isso, é importante que você sempre incentive seus hóspedes a deixarem um comentário no site compartilhando suas experiências.
Além de ajudar a aumentar o volume de avaliações, esse incentivo constante também contribui para que sempre haja comentários novos em seu perfil no TripAdvisor – o que é igualmente importante para sua colocação no ranking, pois a data dos feedbacks também é levada em conta na pontuação (quanto mais avaliações recentes, melhor).
Dicas:
De nada adianta ter milhares de avaliações e elas serem todas negativas. Quanto mais bem avaliado o seu estabelecimento, maiores são as chances de ele figurar entre os primeiros do ranking TripAdvisor.
No entanto, para conseguir esse resultado online, você precisa agir no offline. Ou seja, quanto melhor for a experiência do seu hóspede durante a estadia, mais disposto ele estará a dar o seu feedback e mais maravilhas ele vai falar sobre o hotel na hora de avaliá-lo.
Dicas:
Pode acontecer de seu hotel ou pousada estar na lista de estabelecimentos da sua região no TripAdvisor, mas você não ter acesso ao perfil. Para ter controle da sua página nessa plataforma e poder interagir com os hóspedes e publicar suas informações e fotos, solicite acesso ao Portal do Administrador. Clique aqui e saiba mais.
O TripAdvisor possui uma metodologia de controle que avalia a integridade das avaliações. Assim, se algum hotel ou pousada tentar burlar o sistema, ele pode ser penalizado com a remoção das avaliações, sendo rebaixado no ranking – diminuindo drasticamente as chances de ser encontrado pelos usuários do site. Para evitar que isso aconteça, não cometa estes erros:
Oferecer brindes, descontos ou qualquer outro incentivo aos clientes em troca das avaliações vai contra a política do TripAdvisor, porque o site acredita que isso pode influenciar na veracidade e autenticidade do feedback. Por isso, apenas lembre e peça para o cliente avaliar sua marca, não ofereça nada em troca.
Muitos hotéis e pousadas pedem para terceiros (amigos, familiares etc.) ou contratam outras pessoas para escreverem avaliações sobre o seu estabelecimento no TripAdvisor. No entanto, isso é um erro muito grave, pois o portal consegue identificar essas avaliações não legítimas e o hotel acaba sendo punido.
Você já usa o TripAdvisor? O que achou das dicas? Se tiver alguma pergunta ou indicação de tema a ser abordado aqui no blog, deixe um comentário aqui embaixo com suas dúvidas e sugestões.
Entendo as pessoas alegarem que são legítimos os comentários. Porém no Trip Advisor isso não é bem estruturado e dai tantos problemas. Por exemplo, no site Booking.com um “cliente”de determinado hotel, só poderá enviar comentários sobre este estabelecimento, se ele concretizar a reserva, fazer o checkin e o checkout. Já no Trip Advisor não, um simples telefonema, cujo interessado ( não cliente ) se por algum motivo houver algum desentendimento por questões quaisquer ( Uma pessoa pode se sentir ofendida ao receber esclarecimentos simples sobre não aceitação de animais de estimação, ou sobre uma pousada que só atende maiores…enfim ) O fato é que havendo qqr desacordo, esta pessoa consegue sem nenhum problema ( sendo membro no trip advisor e pra isto basta ter um email cadastrado ) escrever o que quiser, muitas vezes agindo sem boas intenções, como vingança mesmo. Em tempo de ( ódio ) com as pessoas com zero de educação e cultura, esta ferramenta deste site, pode virar sim uma arma, e dependendo do caso, ser um ato covarde, pior, o Trip Advisor não remove tais “avaliações”. Do meu ponto de vista, um site que não faz parte da negociação ( Trip Advisor não vende diárias, ele redireciona pra página da Booking.com por exemplo ou outros sites de venda ) deveria utilizar em seu site de mostrar as avaliações feitas nos sites que venderam, pois os mesmos possuem regras mais especificas para se poder “avaliar”, tendo no mínimo que ter vivido a experiência pessoalmente. Vou mais longe, no Trip Advisor, pessoas podem pedir pra colegas também “membros” avaliarem, sim vc fala pra um amigo entrar lá e ele sendo cadastrado, ele pode sim reforçar uma avaliação, pior, clandestinamente, chegando inclusive a colocar que se hospedou no local, sem precisar sequer mostrar um voucher de reserva nem nada. Portanto a situação que li acima, de 700 hotéis entrarem com uma ação conjunta contra o Trip Advisor, pode ser justo sim, nem sempre uma empresa por ser “conhecida”ou ter conseguido ser mundialmente conhecida, faz dela a dona da razão. Ninguém é contra haver avaliações e críticas, o problema é a facilidade de existir má fé nestes comentários já que o Trip Advisor não coloca regras que exijam no mínimo que exista um vínculo ( reserva no hotel ).