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Como aumentar as reservas pelo site com a ajuda do design

Como aumentar as reservas pelo site com a ajuda do design

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/06/17

Você sabia que 75% dos viajantes brasileiros usam agências online para reservar acomodações para suas viagens e apenas 21% visitam diretamente o site dos hotéis? Pensando em ajudá-lo a fazer parte dessa parcela de estabelecimentos que consegue atrair os hóspedes na internet, listamos neste artigo algumas dicas de design que deixaram sua página mais atrativa e vão ajudar a aumentar as reservas pelo site do seu hotel.

Confira as informações a seguir e entenda como a aparência e a funcionalidade do site podem influenciar a decisão do viajante em fechar ou não uma reserva em seu estabelecimento.

A importância da web no processo de compra

Brasileiros adoram ficar conectados à internet, e a pesquisa da ATK Kearney comprova isso! Foram entrevistadas pessoas de 10 países e 51% dos brasileiros disseram que ficam o dia todo conectados, o que representa mais de 10 horas diárias de uso.

como aumentar as reservas pelo siteAinda de acordo com a pesquisa, as pessoas utilizam a internet principalmente para:

  • Trocar mensagens entre a família e amigos.
  • Expressar opinião sobre consumo.
  • Explorar novos conteúdos.

Dicas de design que vão ajudar a aumentar as reservas pelo site

Quando estão planejando uma viagem, essas pessoas acessam vários sites antes de escolher o hotel em que vão se hospedar. Para que o seu site se torne atraente e principalmente convidativo para que elas realizem suas reservas por meio dele, ele precisa seguir algumas regras de design:

1 – Adapte o site para os dispositivos móveis

Para aumentar as reservas pelo site do hotel, é fundamental que ele seja funcional no computador, tablet ou celular.

como aumentar as reservas pelo siteA reserva de hotéis por meio de dispositivos móveis tem aumentado cada vez mais. Segundo a Net Affinity, em 2015, 58% das visitas a sites de hotéis foram feitas por celulares. Reservas de última hora geralmente são realizadas pelo celular e, se o seu site estiver convidativo, certamente será a melhor opção para o viajante.

Saiba mais: A relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes

Existem duas formas de adaptar seu site para os dispositivos móveis, com uma interface responsiva ou adaptativa. Entenda a diferença entre elas:

  • Design responsivo: quando as informações e imagens do site se moldam ao tamanho da tela do dispositivo pelo que o usuário está acessando o site. Os elementos são flexíveis em termos de tamanho e disposição, mas o design segue a mesma linha, seja no computador desktop ou no smartphone, como na imagem abaixo:

como aumentar as reservas pelo site

 

  • Adaptativo: quando as informações e imagens do site são dispostas de maneiras diferentes no desktop e no celular. Por ter uma tela menor, algumas empresas preferem enxugar as informações para a versão mobile do site. Exemplo:

Acesso pelo computador:

como aumentar as reservas pelo site

O mesmo site quando acessado pelo celular:

aumentar as reservas no site

Você deve estar se perguntando: qual dos dois é melhor? Isso depende dos seus objetivos, pois ambos têm seus pontos positivos e negativos e podem ajudar a aumentar as reservas pelo site. 

Vantagens do design responsivo:

  • Você gerencia apenas um site.
  • Não há redirecionamento do dispositivo.
  • Experiência semelhante em todos os dispositivos.

Desvantagem do design responsivo:

  • Tempo de carregamento lento no celular, o que pode levar à desistência do usuário em acessar.

Vantagens do design adaptativo:

  • Tempo de carregamento rápido.
  • Boa experiência em todos os dispositivos.
  • Fácil de otimizar, pois à medida que a tela dos dispositivos diminui, fica mais rápido e fácil de carregar.

Desvantagens do design adaptativo:

  • O custo de desenvolvimento e execução de um site design adaptativo é mais elevado.

2 – Simplifique a navegação

como aumentar as reservas pelo siteVocê tem menos de 20 segundos para manter o usuário em seu site. Se ele não encontrar o que procura nesse tempo, vai buscar em outro lugar. Portanto, estes segundos são decisivos para. Por isso, uma navegação simples é a chave do sucesso para aumentar as reservas pelo site.

Smashing Magazine, revista especializada em arquitetura da informação, dá a dica: enquanto o conteúdo do site pode ser único, surpreendente e emocionante, a navegação deve ser tão simples e previsível quanto possível.

Ou seja, utilize a criatividade em diversas áreas, exceto na navegação do site. Coloque-se no lugar do usuário e analise se ele é simples e direto.

→ Saiba mais: Transforme os visitantes do seu site em hóspedes do seu hotel ou pousada

Mapa do site

Uma boa forma de simplificar a navegação é fazendo um mapa organizando a estrutura do site, para que fique bem clara a função da página principal, das páginas secundárias e para onde essas páginas levam.

Para criar o mapa, faça uma lista de no máximo 10 coisas que você quer que o usuário veja. Por exemplo: “quero que meu futuro hóspede veja minha localização, fotos dos quartos, preço, fachada etc.” A partir desse levantamento, vai ficar mais claro o que deve ter em sua página inicial e nas secundárias.

Exemplo:

como aumentar as reservas pelo site

É importante também simplificar e deixar o layout e o conteúdo intuitivos. Lembra que o usuário tem menos de 20 segundos dentro do seu site? Se ele estiver procurando opções de quartos e encontrar uma aba “quartos”, chegará com mais rapidez ao seu objetivo.

Mas se no lugar disso tiver uma aba “local para seu descanso noturno”, pode demorar um tempo para entender que isso é o que ele procura. E quanto mais etapas seu usuário tiver que percorrer para chegar ao que ele procura, mais distraído e confuso ficará, e pode desistir de seu hotel em um clique.

Saiba mais: Abandono de carrinho na hotelaria – como reverter essa situação

Existem diversas maneiras de criar uma boa navegabilidade ao seu usuário e, assim, aumentar as reservas pelo site. Leve em consideração o perfil de sua empresa, a escolha do designer e o público que deseja atingir. Não se sinta na obrigação de criar um site esteticamente perfeito, mas é crucial que seja fácil e simples de navegar por ele.

Resumindo, concentre-se em:

  • Mapear a necessidade dos usuários.
  • Ter um layout intuitivo e simples.
  • Escolher uma equipe de profissionais (web designers) com experiência em desenvolvimento de sites de alto padrão.

3 – Destaque sua call to action

Imagine que um interessado entrou em seu site, gostou do hotel e quer fazer a reserva, mas não encontra um ‘botão’ ou um direcionamento para chegar até o fechamento. Dificilmente ele vai fazer a reserva online.

Para aumentar as reservas pelo site, é importante que cada página tenha uma “call to action” (CTA), ou seja, aquela frase chamativa que leva o usuário a clicar e fechar negócio com você. Pode ser algo como “Reserve aqui” ou “Reserve já” ou “Faça sua reserva”.

Veja um exemplo na página da rede de hotéis Hilton:

aumentar as reservas no site

Para que a CTA atinja seu objetivo:

  • Coloque-a em destaque com uma cor diferente de toda a página.
  • Utilize botões que levem o usuário a entender que pode clicar naquele espaço.
  • Faça testes para saber que tipo de cor, texto ou qual posição a CTA recebe mais cliques.

Saiba mais: O que aprender com as OTAs para melhorar a taxa de conversão do site do seu hotel

4 – Torne seu hotel interessante para os usuários

aumentar as reservas no siteMesmo que não estejam procurando um hotel naquele exato momento, você pode atrair diversas pessoas para acessar seu site se tiver um conteúdo interessante para elas. Por exemplo, sua página pode trazer dicas de como arrumar a mala, dicas de como tirar boas fotografias nas férias etc.

Oferecendo essas dicas em troca das informações de contato dos visitantes, você pode criar uma base de e-mails sempre interessada em seu conteúdo e em sua marca.

Saiba mais: Marketing de Conteúdo na hotelaria

Um estudo de caso desenvolvido pela Strongview analisou o site Cooking.com, que trazia esse tipo de dicas relevantes a seus usuários. Com isso, o site obteve um aumento na abertura da taxa de e-mails de 500% e reduziu a taxa de cancelamento de suas assinaturas em 29%.

Ou seja, se você tem uma empresa que se importa o ano todo com seus clientes, ao oferecer conteúdo de qualidade, as chances de recebê-los de volta são muito maiores.

aumentar as reservas no siteSeguindo essas dicas, o canal de contato com seu cliente na web se tornará muito mais agradável e útil para o viajante. Coloque essas ações em prática para aumentar as reservas no site e também para criar uma base de hóspedes fiéis!

Sucesso!

Mais dicas para aumentar as reservas no site do seu hotel ou pousada:

Imagens: Oficina da NetSME ToolkitFreepik

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