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A relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes

A relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/05/17

A ascensão do acesso à internet via dispositivos móveis revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam, se informam e, ainda, como consomem. E isso também é verdade na hora de planejar e comprar serviços de viagem. O mobile modificou de forma drástica a jornada de compra dos viajantes, e precisa ser uma de suas grandes preocupações daqui em diante, se você quiser aproveitar todas as oportunidades que estão à sua disposição.

Para entender por quê, basta pensar sobre como o planejamento de viagens funcionava até alguns anos. Basicamente, para conseguir informações e dicas sobre o que fazer, como ir até determinado destino, onde se hospedar, e assim por diante, as pessoas precisavam buscar agências de turismo. Hoje em dia, isso mudou. Completamente!

jornada de compra dos viajantesNão importa onde o cliente esteja, se ele tiver um smartphone com acesso à internet, não precisa nem esperar chegar em casa ou no escritório para conferir uma dica no computador. Com alguns cliques no aparelho móvel o viajante já pode obter todas as informações que precisa para tomar suas decisões de para onde e como viajar – e mais: não só obter informações, mas também comprar e reservar o que quiser.

Micro-momentos na jornada de compra dos viajantes

Recentemente, a Google realizou uma pesquisa analisando o comportamento dos viajantes nesse sentido e descobriu alguns gatilhos e acontecimentos que impulsionam as pessoas a pesquisar informações relacionadas à viagem. É o que a empresa chama de micro-momentos.

Na jornada de compra dos viajantes, o estudo identificou os seguintes micro-momentos:

  • jornada de compra dos viajantesMomento “eu quero escapar”: acontece quando o futuro viajante começa a sonhar com a viagem e passa a procurar inspirações para escolher o destino.
  • Momento “hora de montar um plano”: essa é a etapa do planejamento de uma viagem. Nela, o seu futuro cliente pesquisa o melhor voo, o melhor lugar, as melhores datas etc.
  • Momento “vamos fazer a reserva”: é nessa fase que acontece a compra das passagens e as reservas em hotéis ou pousadas.
  • Momento “mal posso esperar para explorar”: ansioso por sair em viagem, seu futuro cliente está pronto para viver as experiências e compartilhá-las com os amigos.

O impacto do mobile na jornada de compra dos viajantes

Em cada um desses micro-momentos, os dispositivos móveis estão presentes ajudando as pessoas a tomarem suas decisões sobre a viagem. Veja a seguir alguns dados coletados pela Google que mostram a participação do mobile nessas ocasiões:

Momento “eu quero escapar”

  • jornada de compra dos viajantes60% das pesquisas sobre informações de destinos são realizadas em dispositivos móveis.
  • Aproximadamente ⅔ do tempo de visualização de vídeos de viagem no YouTube acontecem em dispositivos móveis.

Dica: criar conteúdo qualificado é importante para ser encontrado nessa fase da jornada de compra dos hóspedes – seja no mobile ou em outro canal. Clique aqui e confira dicas de marketing de conteúdo para hotelaria.

Momento “hora de montar um plano”

  • Mais de 70% dos viajantes que possuem smartphone utilizam o aparelho para pesquisar sobre a viagem.
  • Durante a fase de planejamento da viagem, os viajantes dizem que essas pesquisas que eles realizam são o caminho mais comum para encontrar as empresas com as quais eles irão fechar a reserva.

Dica: nessa fase da jornada de compra dos viajantes, oferecer serviços e atividades alinhadas ao perfil deles vai aumentar as chances de o seu hotel ou pousada ser escolhido – como explicamos neste artigo.  

Momento “vamos fazer a reserva”

  • jornada de compra dos viajantes31% dos viajantes a lazer afirmaram fazer compras e reservas de viagens por meio de um smartphone – 53% dos viajantes a trabalho disseram o mesmo.
  • 88% dos viajantes com smartphone iriam para outro site ou aplicativo se o seu não estivesse preparado para as necessidades dele.

Dicaclique aqui e entenda o que o seu hotel ou pousada pode fazer para atender as necessidades dos viajantes que utilizam dispositivos móveis em sua jornada de compra.

Momento “mal posso esperar para explorar”

  • jornada de compra dos viajantes85% dos viajantes a lazer decidem quais atividades fazer apenas após chegarem ao destino (com a ajuda de seus dispositivos móveis).
  • A busca por hotéis realizadas por meio de smartphones cresceu 30% no último ano.

Dica: para saber como o seu estabelecimento pode ajudar o hóspede no planejamento da viagem, confira as dicas deste artigo.

Como hotéis e pousadas podem explorar os micro-momentos

Já escrevemos um artigo falando sobre os micro-momentos na jornada de compra dos viajantes. Nele, explicamos o conceito de forma detalhada. Além disso, também sugerimos ações que o seu hotel ou pousada pode colocar em prática para explorar melhor essas etapas, atraindo e conquistando o viajante desde a fase pesquisa até a reserva e o planejamento.

Confira  COMO EXPLORAR OS MICRO-MOMENTOS DOS VIAJANTES NA HOTELARIA

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a entender melhor a relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes e também a planejar ações para que o seu negócio seja encontrado nas pesquisas feitas nesse canal.

Sucesso!

PS: Entender suas dificuldades e necessidades é importante para criarmos conteúdo que o ajude no dia a dia da gestão do seu hotel ou pousada. Por isso, se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema para abordarmos aqui no Blog da Hotelaria, fique à vontade para deixar um comentário abaixo!

Informações: Think with Google

Imagens: FreepikFlaticon

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