A ascensão do acesso à internet via dispositivos móveis revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam, se informam e, ainda, como consomem. E isso também é verdade na hora de planejar e comprar serviços de viagem. O mobile modificou de forma drástica a jornada de compra dos viajantes, e precisa ser uma de suas grandes preocupações daqui em diante, se você quiser aproveitar todas as oportunidades que estão à sua disposição.
Para entender por quê, basta pensar sobre como o planejamento de viagens funcionava até alguns anos. Basicamente, para conseguir informações e dicas sobre o que fazer, como ir até determinado destino, onde se hospedar, e assim por diante, as pessoas precisavam buscar agências de turismo. Hoje em dia, isso mudou. Completamente!
Não importa onde o cliente esteja, se ele tiver um smartphone com acesso à internet, não precisa nem esperar chegar em casa ou no escritório para conferir uma dica no computador. Com alguns cliques no aparelho móvel o viajante já pode obter todas as informações que precisa para tomar suas decisões de para onde e como viajar – e mais: não só obter informações, mas também comprar e reservar o que quiser.
Recentemente, a Google realizou uma pesquisa analisando o comportamento dos viajantes nesse sentido e descobriu alguns gatilhos e acontecimentos que impulsionam as pessoas a pesquisar informações relacionadas à viagem. É o que a empresa chama de micro-momentos.
Na jornada de compra dos viajantes, o estudo identificou os seguintes micro-momentos:
Em cada um desses micro-momentos, os dispositivos móveis estão presentes ajudando as pessoas a tomarem suas decisões sobre a viagem. Veja a seguir alguns dados coletados pela Google que mostram a participação do mobile nessas ocasiões:
Dica: criar conteúdo qualificado é importante para ser encontrado nessa fase da jornada de compra dos hóspedes – seja no mobile ou em outro canal. Clique aqui e confira dicas de marketing de conteúdo para hotelaria.
Dica: nessa fase da jornada de compra dos viajantes, oferecer serviços e atividades alinhadas ao perfil deles vai aumentar as chances de o seu hotel ou pousada ser escolhido – como explicamos neste artigo.
Dica: clique aqui e entenda o que o seu hotel ou pousada pode fazer para atender as necessidades dos viajantes que utilizam dispositivos móveis em sua jornada de compra.
Dica: para saber como o seu estabelecimento pode ajudar o hóspede no planejamento da viagem, confira as dicas deste artigo.
Já escrevemos um artigo falando sobre os micro-momentos na jornada de compra dos viajantes. Nele, explicamos o conceito de forma detalhada. Além disso, também sugerimos ações que o seu hotel ou pousada pode colocar em prática para explorar melhor essas etapas, atraindo e conquistando o viajante desde a fase pesquisa até a reserva e o planejamento.
Confira ⇒ COMO EXPLORAR OS MICRO-MOMENTOS DOS VIAJANTES NA HOTELARIA
Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a entender melhor a relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes e também a planejar ações para que o seu negócio seja encontrado nas pesquisas feitas nesse canal.
Sucesso!
PS: Entender suas dificuldades e necessidades é importante para criarmos conteúdo que o ajude no dia a dia da gestão do seu hotel ou pousada. Por isso, se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema para abordarmos aqui no Blog da Hotelaria, fique à vontade para deixar um comentário abaixo!