fbpx

Nossas Sugestões

7 ideias para atrair mais clientes para a loja

7 ideias para atrair mais clientes para a loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/03/17

“Como atrair mais clientes para a loja?” Essa é uma pergunta que tira o sono de muitos varejistas. Com o crescimento constante da concorrência, os consumidores têm muito mais opções de onde comprar – em lojas físicas e online – e fazer com que eles entrem em seu estabelecimento torna-se um desafio cada vez maior.

Por isso, não dá mais para esperar que o cliente venha naturalmente até sua loja, é fundamental criar ações para chamar a atenção dos compradores e conquistar a confiança deles.

Para ajudá-lo nesse desafio diário de atrair mais clientes para a loja, listamos, a seguir, algumas ações que vão deixar os consumidores com vontade de frequentar seu estabelecimento e, assim, aumentar suas chances de vendas.

7 ideias para atrair mais clientes para a loja

1 – Ofereça serviços

atrair mais clientes para a lojaAo oferecer serviços que facilitam a vida dos seus clientes, você torna a experiência de compra deles mais agradável e dá motivos a mais para que eles escolham a sua loja. Entre serviços que cumprem esse papel, podemos citar: estacionamento, demonstração prática de produtos, oferecimento de crédito, formas de pagamento variadas, entrega agendada de produtos, entre outros.

Clique aqui e saiba mais sobre como fortalecer o relacionamento com o cliente inserindo serviços na venda de produtos.

2 – Disponibilize carregadores de celulares

Estudos mostram que muitas pessoas se sentem irritadas e ansiosas ao perceberem que podem ficar sem bateria no celular. O medo de ficar sem o dispositivo móvel é tão comum que já tem até nome científico: nomofobia. Sua loja pode ajudar os consumidores a evitarem esse estresse oferecendo um lugar onde eles possam carregar seus aparelhos.

atrair mais clientes para a lojaPor mais que isso não pareça algo que vá influenciar o cliente a comprar algo, esse é um tipo de amenidade que definitivamente vai fazer com que ele crie simpatia pela loja, porque ela o ajudou em um momento difícil. Assim, as chances de ele voltar para efetuar uma compra serão maiores.

Além disso, enquanto espera o aparelho carregar, ele pode dar uma volta na loja e acabar comprando algo. Seus vendedores podem ajudar, oferecendo, por exemplo, carregadores portáteis de celular ou até mesmo um aparelho novo, com uma bateria que dura mais tempo.

Uma boa tática de garantir que o fato de você disponibilizar carregadores de celulares atraia mais clientes para a sua loja é informar isso na vitrine, por meio de um adesivo que pode conter não apenas essa informação, mas também outros diferenciais da sua loja (como a Wi-Fi gratuita, próximo tópico da nossa lista de ideias para atrair mais clientes para a loja).

3 – Ofereça Wi-Fi gratuita

Os consumidores atuais estão conectados o tempo todo. Estudos mostram que o telefone celular ultrapassou o computador e já é o dispositivo mais usado para o acesso à internet – 89% dos usuários da rede acessam a web pelo telefone celular, enquanto 65% o fazem por meio de um computador de mesa, portátil ou tablet.

atrair mais clientes para a lojaPor isso, se o seu estabelecimento tiver uma rede Wi-Fi, com certeza vai aumentar as chances de atrair mais clientes para a loja. Pode ser que o cliente entre na loja apenas para usar a internet, mas enquanto ele estiver lá, sempre haverá chance de comprar algo. Além disso, se ele for bem atendido, a loja ficará gravada positivamente em sua memória.

E se você tem receio que, enquanto ele estiver lá, se você oferecer Wi-Fi, ele pode pesquisar o mesmo produto da sua loja na internet, saiba que você está certo: é bem provável que ele fará isso. No entanto, o fato de o produto estar na frente dele e de ele poder ir para casa naquele momento com o item, somado a outros benefícios que sua loja pode oferecer, farão ele não considerar apenas o preço na hora da decisão de compra.

Clique aqui e saiba o que sua loja pode fazer para convencer os clientes que pesquisam na internet a comprar em sua loja.

4 – Tenha uma área de relaxamento

atrair mais clientes para a lojaFazer compras pode ser bastante cansativo – especialmente se o consumidor está andando de loja em loja pesquisando preços e produtos. Que tal, então, oferecer uma área onde o cliente pode relaxar?

Não precisa ser uma área exclusiva, apenas uma poltrona ou um sofá, com uma xícara de café, chá ou copo de água já ajudarão o cliente a descansar um pouco da sua maratona. Ele com certeza irá apreciar esse gesto e vai levar esse atendimento VIP em consideração na hora de escolher onde comprar.

Além disso, ao ver a forma como a loja cuida dos clientes, outros compradores ficarão com vontade de entrar em seu estabelecimento também.

5 – Área para as crianças

atrair mais clientes para a lojaOutra maneira de atrair mais clientes para a loja é oferecer uma área onde as crianças podem brincar, enquanto seus pais realizam as compras. Isso vai deixar os pequenos felizes e também irá facilitar a vida dos adultos. Ao perceber que sua loja oferece esse tipo de cuidado, é muito provável que mães e pais prefiram fazer compras em seu estabelecimento do que no concorrente.

Algumas mesas com jogos e desenhos já ajudarão a deixar as crianças descontraídas,mas é importante contratar um ou mais profissionais especialmente para cuidar delas.

6 – Crie uma área pet-friendly

atrair mais clientes para a lojaSe, para muitos, ter que ficar de olho nos filhos é um desafio na hora de fazer compras, para outros, os animais de estimação é que demandam essa atenção especial. Portanto, você também pode atrair mais clientes para a loja oferecendo serviços especiais para os bichanos.

Exemplos: área para os donos deixarem seus animais de estimação enquanto fazem compras; bebedouros para cães e gatos; um profissional para cuidar e brincar com os bichos.

7 – Promova eventos

atrair mais clientes para a lojaA ideia de realizar um evento em sua loja pode parecer meio estranha, mas saiba que essa é uma ação com grande potencial de chamar atenção e ainda de fidelizar os consumidores. O segredo para o sucesso dessa estratégia está em promover eventos voltados às preferências do seu público.

Se há uma grande quantia de cozinheiras profissionais que compram em sua loja, por exemplo, você pode oferecer um curso de gastronomia voltado a esse público. Se vários fotógrafos recorrem à sua loja na hora de comprar câmeras e acessórios, que tal promover um workshop de fotografia?

Isso pode ajudar a atrair mais clientes para a loja por dois motivos:

  • Primeiro, porque você está oferecendo um benefício extra para os seus clientes e, com isso, eles recomendarão seu estabelecimento para os amigos.
  • E ainda, ao saber que seu negócio oferece cursos especializados, outros clientes ficarão interessados em conhecer sua empresa.

Bacana, não? Todas essas ideias têm grande potencial de atrair mais clientes para a loja. Mas você não precisa aplicar todas elas, escolha as que mais têm a ver com seu negócio e com o seu público. Essas ações ajudarão a destacar seu estabelecimento no mercado e, com isso, aumentar o fluxo de consumidores em seu estabelecimento.

Boas vendas!

PS: Se você tem outra dica para acrescentar à lista, não deixe de apresentá-la para nós deixando um comentário. Sua opinião é muito importante para nós e pode ser extremamente útil para outros profissionais do varejo!

Informações: Shopify   |   Imagens: FreepikFlaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 33
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "7 ideias para atrair mais clientes para a loja"

Comentar

  1. VIRGINIA JUNIA DO NASCIMENTO LEHRBACK disse:

    GOSTEI MUITO DAS IDEIAS APRESENTADA POR VOCÊS. OBRIGADA
    VIRGÍNIA

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou do que leu por aqui, Virgínia. O Blog do Varejo é feito com muito carinho por uma equipe que tem a missão de ajudar lojistas do Brasil inteiro a venderem mais e melhor.
      Sucesso!
      Abraço