fbpx

Nossas Sugestões

Como atrair clientes para a loja física utilizando ferramentas online

Como atrair clientes para a loja física utilizando ferramentas online

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/04/17

Atrair clientes para a loja é, com certeza, um dos grandes desafios de qualquer varejista. Por isso mesmo, esse assunto já foi tema de três artigos aqui no Blog do Varejo. Foram eles:

Hoje, dando continuidade ao debate sobre como atrair clientes, vamos falar sobre como você pode utilizar ferramentas online na missão de conquistar prospects para sua loja física. Você vai entender que sua empresa não precisa ter uma produtora de vídeos, nem uma rádio oficial para atrair clientes para a loja por meio de transmissões eletrônicas. A tecnologia está aí para quebrar essas barreiras, e como não é preciso torrar toda sua verba de marketing em mídia de massa para ver sua loja sempre cheia.

As técnicas apresentadas a seguir são maneiras de tirar o cliente do ambiente online e fazê-lo realizar ações off-line, ou seja, aí na sua loja. Não está entendendo o que estamos falando? Siga a leitura deste artigo. Você vai ver como é mais simples do que você imagina!

Eventos do Facebook para atrair clientes para a loja

atrair clientesSempre que você tiver algo especial rolando em sua loja, considere utilizar sua Fan Page (aliás, se você ainda não tem uma página no Facebook, coloque isso na lista de prioridades!) e suas contas pessoais para criar “eventos” – veja aqui como fazer isso.

Eventos no Facebook são perfeitos para divulgar promoções, apresentações de produtos, minicursos, presença de personalidades e especialistas de mercado, palestras, entre outras divulgações do interesse da sua loja.

Só cuide com um detalhe importantíssimo: não abuse! Utilize este recurso para divulgar ações estratégicas e que possam ter bom retorno para a sua marca.

Saiba o que não pode faltar em um evento no Facebook:

  • Descrição do que vai acontecer.
  • Quando vai ser abertura do evento, informando data de começo e de fim.
  • Onde será – insira obrigatoriamente o endereço da sua loja, pois nem todo mundo sabe onde ela fica, por menor que seja a sua cidade. Caso o evento não seja realizado na empresa, este fator é ainda mais importante.
  • Quem vai participar (você, especialistas de mercado, etc.).

Twitter e Instagram como ferramenta para comunicar eventos

atrair clientesAlém de utilizar o Facebook, considere seu número de seguidores no Twitter e no Instagram para comunicar suas promoções, eventos e eventuais distribuição de brindes e, assim, atrair mais clientes para sua loja.

Uma imagem pode ser excelente para isso, portanto, vale a pena investir na contratação de um profissional da área de design para desenvolver um convite com ar mais profissional.

Informe também o link do evento no Facebook, para que as pessoas possam ter acesso a mais informações.

Outro elemento a ser considerado é a facilidade com que seus clientes em potencial podem tirar dúvidas, seja por Twitter, Instagram ou Facebook. Incentive-os, nos posts, a fazerem perguntas (tomando cuidado para não demorar para responder).

–> Dica: clique aqui e tenha acesso a dicas importantes sobre como usar o Instagram para vender mais.

Transmissões ao vivo para engajar seguidores

atrair clientesQuem tem um smartphone de boa qualidade em mãos pode fazer milagres para divulgar uma promoção ou mesmo um evento que esteja acontecendo em sua loja e, dessa forma, atrair e engajar prospects e clientes.

Não importa se o evento ainda não começou, o empresário, profissional de marketing ou mesmo um gerente com boa capacidade de oratória pode “dar show” em diferentes ferramentas de transmissão ao vivo na internet.

Estes são alguns dos recursos mais fáceis para apresentações gratuitas:

  • Facebook Live: olha o Facebook aqui de novo! Desde 2015 a rede social disponibiliza a chance de qualquer usuário fazer transmissões. Clique aqui e confira um artigo em que explicamos como utilizar essa ferramenta para atrair mais clientes e fortalecer a marca de sua loja.
  • Periscopeeste aplicativo de celular realiza transmissões ao vivo e permite que o usuário veja onde estão acontecendo transmissões próximas a ele. Pode ser uma boa alternativa para atrair clientes que estejam próximos à sua loja. Leia um breve tutorial sobre como utilizar este recurso.
  • YouTube: talvez você não saiba, mas já é possível fazer as próprias transmissões por meio do YouTube. Tudo que você precisa é “apertar um botão” chamado Transmitir Agora após instalar um Codificador de Transmissão. Veja o tutorial oficial da ferramenta nesta página.
  • Snapchat: além disso, outra forma de fazer vídeos curtos em tempo real, mostrando na internet o que está acontecendo na sua loja, é por meio do Snapchat, um aplicativo móvel de mensagens instantâneas de vídeos e fotos. Clique aqui e aprenda como utilizar o Snapchat na sua loja.
  • Instagram Stories: semelhante ao Snapchat, o Instagram Stories também permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos curtos. Mais recentemente, essa ferramenta também passou a possibilitar a transmissão de vídeos ao vivo. Clique aqui para aprender como usar essa funcionalidade do Instagram.  

Todas essas ferramentas permitem que os seguidores que não conseguiram acompanhar as transmissões ao vivo possam assistir ao vídeo completo posteriormente – três delas (Periscope, Snapchat e Instagram Stories) de maneira temporária.

Geomarketing do Foursquare para atrair clientes e prospects

atrair clientesCadastre sua loja no aplicativo Foursquare. Esta rede social já funciona há alguns anos e dispõe de um recurso sensacional para qualquer comerciante. Estamos falando da geolocalização: o Foursquare é capaz de enviar uma mensagem (chamada push) quando você está próximo a um local cadastrado na cidade.

Por utilizar automaticamente o sistema de GPS do aparelho do usuário, o Foursquare é capaz de localizar o dono do smartphone e, se ele tiver o aplicativo instalado, é provável que a aplicação envie uma recomendação do que fazer ou mesmo de que estabelecimento visitar. Se sua loja estiver cadastrada lá, pode aparecer como sugestão para um possível cliente. Que tal?

Explore essa mídia para atrair clientes que passam perto da sua loja: utilize os recursos para Empresas do Foursquare e tenha acesso a ferramentas gratuitas.

E-mail com cupom de desconto para tirar o cliente da internet e trazê-lo para a loja

Que o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para atrair clientes e vender mais, você já sabe, certo? Entenda a seguir como esse canal também vai ajudá-lo a trazer os consumidores online para a loja física:

Cupom de desconto para clientes ausente

atrair clientesSabe aqueles clientes que compraram com em sua loja há muito tempo e nunca mais voltaram? Você pode dar um incentivo para que eles retornem, enviando um cupom de desconto por e-mail que eles podem utilizar na loja física. Mas não se esqueça de incluir um prazo de utilização, para que o consumidor visite seu estabelecimento o quanto antes.

Promoção personalizada

atrair clientesDiferente de outras mídias, o e-mail é um canal direto com cada um dos seus consumidores. Então, quando se trata de comunicação personalizada, essa é a ferramenta mais utilizada. Ao enviar promoções e ofertas de acordo com o perfil e histórico de compra de seus clientes, as chances de eles prestarem atenção na mensagem e irem até sua loja serão muito maiores.

Vale-brinde para retirar na loja

atrair clientesOutra forma de usar esse canal online para atrair clientes para a sua loja física é distribuindo entre os compradores mais fiéis um vale-brinde para ser trocado no seu estabelecimento. Ao ir até a loja, nem que seja só para pegar o brinde, o cliente pode acabar comprando algo. E mesmo que ele não leve nada, sua marca ficará gravada positivamente na memória do cliente e essa ação com certeza será levada em conta na hora de ele decidir sua próxima compra.

Viu, só? Você pode usar a internet a seu favor e utilizar ferramentas online para atrair clientes para sua loja física.

E se você quer aproveitar ainda mais o potencial da web para também vender na internet, clique aqui e conheça o programa Parceiro Gazin, por meio do qual você pode ter sua loja online com acesso a todo o estoque da Gazin e com a ajuda da nossa equipe. Incrível, não?

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 14
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Como atrair clientes para a loja física utilizando ferramentas online"

Comentar