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7 ferramentas de e-mail marketing para o pequeno e médio varejista

7 ferramentas de e-mail marketing para o pequeno e médio varejista

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/11/16

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para fortalecer o relacionamento de sua marca com o seu público e, assim, aumentar as vendas da loja.

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • ferramenta-de-email-marketing-para-varejo-6Promove uma comunicação mais direta e personalizada com o cliente.
  • Custa mais barato que as propagandas tradicionais – e é mais sustentável do que as mídias impressas, por exemplo.
  • Possibilita um maior controle sobre os resultados das campanhas.
  • É compartilhável, contribuindo para que a sua mensagem e suas ofertas espalhem-se mais facilmente.

Para saber mais sobre os benefícios do uso do e-mail marketing para sua loja e como criar campanhas eficientes, leia estes artigos:

ferramenta-de-email-marketing-para-varejo-7Mas para que suas ações de e-mail marketing possam ser desenvolvidas da maneira correta, trazendo todos os benefícios citados anteriormente, sua empresa precisa de um sistema automatizado para ajudar nesse processo.

A seguir, saiba o que levar em consideração na hora de escolher a melhor plataforma de e-mail marketing para sua loja e conheça algumas opções de ferramentas que podem ajudá-lo a potencializar suas vendas por meio desse canal.

Como escolher a melhor plataforma

Na hora de definir qual ferramenta utilizar, avalie as seguintes questões:

ferramenta-de-email-marketing-para-varejo-5Volume de envios

Quantas vezes por mês você enviará e-mail para seus clientes? Essa é uma informação relevante porque algumas ferramentas cobram pelo número de disparos, oferecendo diferentes planos para diferentes limites de envios. Avalie qual sua demanda para identificar a melhor plataforma.

ferramenta-de-email-marketing-para-varejo-4Quantidade de endereços cadastrados na base

Esse é outro fator relevante. Assim como há limite para envio de mensagens de acordo com o perfil do usuário, algumas ferramentas também limitam o cadastro de endereços. Se, por exemplo, a sua base de clientes é maior do que determinado sistema suporta, ele não é a melhor escolha para sua loja.

ferramenta-de-email-marketing-para-varejo-3Possibilidade de personalização

A maioria das ferramentas oferece modelos prontos de design para seus e-mails, o que facilita a montagem da mensagem – especialmente se você não tem um profissional especialista nisso na sua empresa. No entanto, alguns sistemas oferecem mais possibilidades de personalização do que outros. Preste atenção também nesse quesito na hora de escolher qual irá utilizar em sua loja.

ferramenta-de-email-marketing-para-varejo-2Possibilidade de ações automatizadas

O grande objetivo de ter uma ferramenta de e-mail marketing é justamente ajudá-lo na criação e envio das campanhas, certo? Então, quanto mais funcionalidades automatizadas a plataforma oferecer, melhor! Por exemplo: possibilidade de criar respostas automáticas, envio automáticos de e-mails de acordo com as ações dos clientes e assim por diante.

ferramenta-de-email-marketing-para-varejo-1Simplificação no acompanhamento e no controle dos resultados

Essa é uma das funções mais essenciais que sua ferramenta de e-mail marketing precisa ter. É importantíssimo poder acompanhar e conferir os resultados das campanhas sem muita dificuldade. Assim, você poderá saber o que funciona e o que precisa ser ajustado. Se a ferramenta não der possibilidade de você gerenciar os resultados dos envios de e-mail, é melhor deixá-la de lado.

Dicas de ferramentas de envio de e-mail marketing

A seguir você conhece algumas das principais plataformas de e-mail marketing do mercado. Clique nos nomes dos sistemas para ser direcionado aos respectivos sites:

MailChimp

Para usar esse sistema, você precisa saber ler textos em inglês. Mas vale a pena gastar um tempinho no Google Translator para ter acesso às funcionalidades dessa ferramenta. Um dos seus grandes diferenciais é que ela oferece funções de automação voltadas especificamente para o varejo, tais como o “MailChimp Snap”, que possibilita o envio de mensagens rápidas com fotos dos seus produtos.

Preço: oferece um pacote limitado para usuários gratuitos (é uma das única que oferece um plano gratuito por tempo indeterminado) e também planos que vão de 10 a 200 dólares por mês, de acordo com o tamanho de sua empresa.

All In

Essa é uma plataforma de e-mail completa e fácil de usar. Além disso, a empresa sempre oferece conteúdo para treinar os usuários e ensiná-los como aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta. O destaque desse sistema é que ele dá a possibilidade de segmentar o envio de e-mail de acordo com o comportamento dos clientes.

Preço: os valores de mensalidades variam de acordo com o perfil e o volume de envios. É necessário entrar em contato para obter um orçamento.

e-goi

O e-goi é uma ferramenta bem completa, que oferece funcionalidades práticas de design, gestão de e-mails, automatação e relatório de envios. A plataforma se destaca por possuir integração com outras ferramentas de marketing digital como WordPress, SalesForce, Facebook, Unbouce etc.

Preço: a empresa oferece três planos, que custam entre 15 e 210 euros por mês (é uma empresa de Portugal, por isso a cobrança é em euros). O que diferencia os planos é o número de contatos na base e também outros serviços exclusivos.

Constant Contact

Se você consegue ler textos em inglês, essa é outra ferramenta interessante. O destaque fica por conta da funcionalidade prática para montar diferentes modelos de e-mails que ficam com cara de profissional. Além de também possuir ferramentas de automação e controle das campanhas.

Preço: você pode testar gratuitamente por 60 dias e, se gostar, adquirir um plano – que pode variar de 20 a 45 dólares por mês, dependendo do tamanho de sua base de e-mails.

Get Response

Com o Get Response, você também consegue criar diferentes modelos de e-mails e ainda criar automações para enviar mensagens de acordo com o tempo ou ações de seus leitores. Uma funcionalidade interessante é que você pode segmentar o conteúdo enviado nas mensagens, com base nos interesses dos clientes.

Preço: planos com valores que variam de 15 a 799 dólares por mês, de acordo com o número de envios e funcionalidades inclusas na mensalidade.

RD Station

Mais do que uma ferramenta de e-mail marketing, essa é uma plataforma brasileira completa de Marketing Digital. O sistema ajuda empresas a aplicarem o modelo de Inbound Marketing – e o e-mail é uma etapa fundamental nesse processo (clique aqui e saiba mais sobre o conceito de Inbound Marketing).

Preço: o preço varia de acordo com o número de funcionalidades contratadas. Os valores não são especificados no site, é necessário entrar em contato para fazer orçamento.

LeadLovers

Essa também é outra plataforma brasileira de Marketing Digital supercompleta. Nesse sistema, o envio de e-mail marketing faz parte um processo maior (que envolve outros canais), que tem o objetivo de atrair e conquistar os clientes. O destaque aqui é que essa é uma ferramenta voltada para pequenos negócios – fácil e prática de utilizar.

Preço: há três planos – de R$154,00, de R$487,00 e de R$998,00 – que oferecem diferentes funcionalidades, de acordo com o valor pago.

Agora é com você!

Analise cada uma dessas possibilidades e encontre a que mais se adequa às suas necessidades e ao seu bolso. Depois que você fizer sua escolha, se comunicar com seus clientes ficará muito mais fácil – e vender com a ajuda do e-mail marketing também!

Imagens: Freepik  |  Vídeos: Divulgação

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