fbpx

Nossas Sugestões

7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/03/18

Você já sabe que uma das etapas mais importantes da venda acontece depois que o cliente sai da loja, certo? Pois é, o pós-venda é fundamental para garantir a satisfação dos consumidores e, assim, conquistar a fidelidade dos clientes.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a potencializar suas chances de sucesso nesse passo da venda, apresentamos a seguir sete modelos de e-mail que o ajudarão a tornar o seu pós-venda mais efetivo. Acompanhe!

A importância do pós-venda no mercado atual

conquistar a fidelidade dos clientes

O pós-venda sempre foi fundamental para o sucesso das empresas. No entanto, no contexto atual, erros nessa fase são tão prejudiciais para uma marca que podem até ameaçar a sustentabilidade dela.

Isso porque o consumidor da atualidade tem muito mais poder em suas mãos. Na prática, significa que, com apenas alguns cliques e comentários na web, ele pode destruir a imagem de uma loja caso não esteja satisfeito com o produto que adquiriu ou com o atendimento recebido.

Você não quer que isso aconteça com o seu negócio, certo?

Então, confira as dicas a seguir e potencialize a sua etapa de pós-venda!

7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes   

conquistar a fidelidade dos clientes

  • Pesquisas indicam que apenas 5% de aumento na retenção de clientes pode gerar crescimento de 25 a 95% nos lucros!

Incrível, não é mesmo?

É por isso que, além de se preocupar em atrair novos consumidores, você também precisa investir em ações para conquistar a fidelidade dos clientes!

E o e-mail marketing pode ser um parceiro e tanto nesse sentido.

Os modelos de e-mail a seguir o ajudarão a aprimorar a etapa de pós-venda em sua loja. Dessa forma, as chances de você conquistar a fidelidade dos clientes – garantindo o retorno deles e suas recomendações – serão muito maiores.

Vamos lá?

1 – E-mail de agradecimento

conquistar a fidelidade dos clientesO primeiro modelo de e-mail que ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes é o de agradecimento. Afinal, se entre inúmeras lojas, o cliente escolheu a sua empresa para comprar, agradeça-o por isso!

Além de demonstrar consideração, esse e-mail mostra que sua loja presta atenção aos clientes, que não os considera apenas números em uma tabela.

2 – Notificações de entrega

conquistar a fidelidade dos clientesManter o cliente informado sobre o status da entrega do produto que ele adquiriu é uma ótima maneira de deixá-lo feliz. E isso vale tanto para lojas virtuais como para lojas físicas que fazem entrega em casa.

Quando você informa as etapas de envio (por exemplo: saiu do depósito, está em viagem para sua cidade/bairro), o cliente sente-se mais seguro quanto à entrega e sua loja demonstra que tem organização e controle.

3 – Informações úteis sobre o produto

conquistar a fidelidade dos clientesSua loja já ajudou o cliente a fazer a melhor decisão de compra. Agora, é hora de ajudá-lo a usar o produto da melhor maneira.

É possível fazer isso enviando e-mails com informações úteis sobre o item que ele acabou de comprar. Dicas sobre como utilizar o produto, orientações de manutenção/limpeza e indicações de cuidados que devem ser tomados são algumas possibilidades. Assim, seu cliente sentirá que sua loja está efetivamente preocupada em garantir a satisfação dele.

Leia também: Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo

4 – Pesquisa de satisfação

conquistar a fidelidade dos clientesAlém de fazer pesquisas periódicas com seus clientes, enviar um e-mail logo após a venda perguntando como foi a experiência de compra também é uma forma de medir a satisfação dos consumidores.

Essa ação pode ajudar a identificar falhas pontuais e, assim, acelerar a correção de erros – convertendo rapidamente a insatisfação do cliente. Dessa forma, você aumenta as chances de ter clientes mais satisfeitos com o atendimento da loja.

Leia também: 6 dicas para garantir a satisfação do cliente

5 – Pesquisa de preferências

conquistar a fidelidade dos clientesPara aprimorar ainda mais o processo de compra, que tal coletar informações específicas sobre as preferências dos seus clientes? Assim, será possível personalizar ainda mais seu atendimento e sua comunicação.

Algumas perguntas que você pode fazer ao cliente nesse sentido:

  • Como você prefere receber informações da loja? Por e-mail, mensagem de texto, mala direta?
  • Como você geralmente faz suas compras no varejo? Pela internet, em lojas físicas, nos dois canais?
  • Qual sua preferência de pagamento? À vista, a prazo, parcelado no cartão, no crediário?
  • Você se interessa mais por produtos de quais áreas? Smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis?

Leia também: O que os consumidores esperam da personalização no varejo

6 – Ofertas surpresas e/ou exclusivas

conquistar a fidelidade dos clientesPara fazer seus clientes se sentirem especiais, envie também algumas ofertas surpresas ou condições exclusivas por e-mail. Pode ser uma garantia extra, desconto para a próxima compra ou um produto complementar ao que ele comprou com um preço especial.

A ideia desse tipo de e-mail é mostrar que sua marca valoriza o cliente e que está se esforçando para que ele volte a fazer negócios em sua loja.

7 – Conteúdo qualificado

conquistar a fidelidade dos clientesAgora que você já conhece melhor o cliente, pode enviar por e-mail informações alinhadas ao perfil dele. Se ele respondeu na pesquisa que gosta de smartphones, por exemplo, envie conteúdo com dicas de utilização ou comparação entre diferentes modelos.

O objetivo dessa estratégia é manter contato com o cliente por meio de conteúdo qualificado. Assim, sua marca estará sempre presente e, na próxima vez que ele precisar comprar algo, com certeza se lembrará dela.

Leia também: Guia de marketing de conteúdo para lojistas

Como e quando enviar esses e-mails

conquistar a fidelidade dos clientes

Estes e-mails certamente o ajudarão a conquistar a fidelidade dos clientes. Mas, para alcançar esse objetivo, é importante saber quando e como enviá-los.

Disparar dois ou mais e-mails por dia, por exemplo, pode gerar o resultado contrário e acabar afugentando consumidores.

Estas são algumas dicas importantes dentro dessa raciocínio:

  • Selecione o tipo de mensagem que mais faz sentido para a sua loja. Você não precisar enviar todos os modelos sugeridos.
  • Crie um cronograma de disparo de e-mails. Por exemplo: no mesmo dia da compra, e-mail de agradecimento; um dia depois, dicas de utilização; na outra semana, pesquisa de satisfação; e assim por diante.
  • Utilize um software que permita automatizar os enviosClique aqui e conheça algumas sugestões de sistemas desse tipo.

Para aprender mais sobre como utilizar o e-mail marketing de maneira estratégica no varejo, leia:

7 dicas para vender mais por e-mail

Mais dicas de pós-venda

conquistar a fidelidade dos clientes

As informações e dicas deste artigo o ajudarão a aprimorar a fase de pós-venda por meio de uma estratégia de e-mail marketing focada na fidelização dos clientes. Se você quer ir além e desenvolver outras ações, em outros canais, para garantir que o cliente volte a comprar em sua loja e a recomendá-la aos amigos, não deixe de ler:

⇒ Guia: Tudo o que você precisa saber sobre pós-venda

⇒ O passo mais importante da venda

⇒ Como conquistar a lealdade do consumidor na era digital

Conquistar a fidelidade dos clientes não é uma tarefa fácil! Mas você certamente dará passos importantes para se destacar no mercado e fortalecer a lealdade do seu público se seguir essas orientações e se preocupar em se capacitar constantemente!

Coloque as dicas em prática e ganhe muitos clientes fiéis!

Sucesso e boas vendas!

Informações: Shopify; Imagens: Freepik; Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


11 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 38
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

11

comentários em "7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes"

Comentar