Eventos podem ajudar a movimentar o seu estabelecimento, principalmente na baixa temporada (como explicamos neste artigo). Mas existe um tipo de evento em especial que tem grande potencial de fidelizar clientes e gerar uma boa renda extra para o seu negócio: os casamentos. Veja a seguir como atrair festas de casamento para o seu hotel ou pousada, aproveitando ao máximo as oportunidades deste mercado.
O setor de eventos de casamento foi pouco afetado pela recente crise econômica no Brasil. Segundo informações do Instituto Popular e da Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA):
Quer saber como atrair todo este potencial para seu negócio? Anote estas dicas de Kathryn Jones, especialista em marketing e fundadora de um site que traz dicas de como aumentar a receita de hotéis:
Fotografias e filmagens de casamento são sempre encantadoras. Peça autorização aos noivos e ao profissional que fez a cobertura do evento em seu hotel para utilizar algumas dessas imagens em ações de divulgação do hotel – no site, em flyers, em revistas, nas redes sociais etc.
Pode ter certeza que este material vai encher os olhos de interessados que se sentirão inspirados a ter uma festa como aquela. As noivas sabem muito bem identificar um casamento real de um cenográfico.
Fotos reais vão trazer ainda mais credibilidade para seu estabelecimento e, consequentemente, ajudar a atrair festas de casamento para o seu hotel ou pousada.
De acordo com o The Wedding Report, seja a preferência por uma cerimônia no campo, na praia ou em um casarão, os casais utilizam palavras em comum para definir o casamento dos sonhos: simples, tradicional e romântico.
Para atrair festas de casamento para o seu estabelecimento, crie pacotes que proporcionem este tipo de experiência e reforce em todas as suas divulgações que seu hotel atende a estas propostas.
Outras palavras-chave utilizadas frequentemente pelos casais são elegante, divertido, casual e único. Se algumas dessas categorias é o ponto forte do seu hotel, concentre-se em oferecer o melhor neste quesito e faça uma boa divulgação.
Antes de começar a busca por um local para a festa, geralmente os noivos já estão providenciando a aliança ou o vestido de noiva.
Então, sair na frente fazendo parcerias com joalherias e lojas de vestidos pode ser uma ótima estratégia para atrair festas de casamento para o seu estabelecimento.
Por exemplo: os noivos que comprarem alianças na joalheria parceira ganham um brunch ou pernoite romântica em seu hotel, e são convidados a fazer um tour para conhecer seu espaço para eventos. Assim, há grandes chances de eles se encantarem com a experiência e escolherem o seu estabelecimento para realizar a cerimônia e/ou a festa.
Cerimônias de casamento de casais do mesmo sexo estão em ascensão. Segundo o IBGE, entre 2014 e 2015 no Brasil, casamentos homoafetivos cresceram 15,7%, enquanto a união entre héteros cresceu 2,3%.
Para receber estes casais de forma que eles se sintam à vontade em seu estabelecimento, você pode criar materiais de marketing personalizados para este público.
A rede Marriott Hotels, por exemplo, desenvolveu um programa que beneficia especialmente casais homossexuais, o #LoveTravels – clique aqui para conhecer o projeto e inspirar-se nele.
Casais passam horas planejando o casamento e procurando ideias ou tendências em decoração, vestidos, DJ etc. Seu negócio pode dar uma mãozinha nessa busca ao criar um blog, uma conta no Pinterest ou no Instagram com dicas direcionadas a esse público.
Dessa forma, você pode se tornar referência para os casais e, assim, atrair festas de casamento para o seu estabelecimento.
Você pode ainda firmar parcerias com blogueiros, jornalistas ou formadores de opinião dessa área para que eles possam criar este conteúdo de qualidade alinhado à marca do seu hotel. Com isso, seu estabelecimento vai atrair novos casais interessados e fidelizar aqueles noivos que já fecharam o pacote de eventos.
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo indicando sua dificuldade ou opinião sobre como atrair festas de casamento para hotéis ou pousadas. Sua participação aqui no blog é importante para conhecermos melhor sua realidade e, assim, poder ajudá-lo ainda mais com conteúdos alinhados às necessidades do seu negócio.
Sucesso!