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Guia completo sobre como lidar com a baixa temporada na hotelaria

Guia completo sobre como lidar com a baixa temporada na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/10/19

Não há gestor hoteleiro que não se preocupe com os períodos de vacas magras. Afinal, a baixa temporada na hotelaria é, sim, algo que afeta a ocupação de hotéis e pousadas não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

Porém, isso não significa que não há nada a fazer a não ser esperar a maré voltar a subir. Pelo contrário. Algumas ações podem ajudá-lo a lidar melhor com a sazonalidade e ver seus quartos sempre cheios.

Quer saber quais são elas? Continue lendo este artigo!

A seguir, revelamos:

– Como se preparar para a baixa temporada na hotelaria
– 6 dicas para atrair hóspedes na baixa temporada
– 5 dicas de marketing para sobreviver à baixa temporada na hotelaria
– Como eventos podem ajudá-lo a lidar com a baixa temporada na hotelaria
– 7 ideias de eventos para atrair hóspedes na baixa temporada

Pois é, é um guia completo sobre como lidar com a baixa temporada na hotelaria. Um conteúdo para você favoritar, ler e reler sempre que precisar de ajuda para aumentar a ocupação do seu estabelecimento.

Boa leitura!

Como se preparar para a baixa temporada na hotelaria

Como lidar com a baixa temporada na hotelaria

Dica #1 para se preparar para a baixa temporada na hotelaria:
Defina o que é baixa temporada para você

A baixa temporada na hotelaria depende de muitos fatores. Por isso, o primeiro passo para se planejar para os períodos de pouca movimentação é definir o que é baixa temporada para o seu negócio. Essa é uma etapa importante para saber quando vai precisar agir em relação à diminuição dos hóspedes e como se preparar para isso.

Analise os períodos anteriores para entender quais são as épocas de menor e maior movimento. Também avalie o momento econômico atual. Se o país está em uma crise, por exemplo, é possível que o poder de consumo de seu cliente diminua e, sendo assim, mesmo os períodos que foram bem no passado, podem ter diminuição de reservas. Esteja atento quanto a isso também.

Na prática!

– Seu hotel está em uma cidade com praia? Portanto, o inverno pode ser sinônimo de quartos vazios.
– Tem uma pousada na serra? Então, é possível que perca seus clientes para a praia durante o verão.

Dica #2 para se preparar para a baixa temporada na hotelaria:
Entenda quem é seu público de baixa temporada

Entender quem são os possíveis clientes que gostariam de se hospedar aí quando o hotel está mais vazio é fundamental para direcionar suas ações de marketing.

Neste sentido, é importante que você analise quem foram as pessoas que estiveram hospedadas em épocas de baixa temporada nos anos anteriores para entender qual é o perfil do público do seu negócio nessa fase.

Depois, você pode planejar promoções e ações voltadas a esse perfil de clientes.

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Dica #3 para se preparar para a baixa temporada na hotelaria:
Verifique o calendário de eventos de sua região

Outra forma de se antecipar para enfrentar os períodos de baixa temporada na hotelaria é estando a par do que acontece em sua região.

Um evento, por exemplo, pode transformar uma época de movimentação em período de alta temporada temporária. Portanto, entenda quem é o público dos eventos em questão e adapte o seu negócio para recebê-los.

Além disso, vale contatar os organizadores do evento e realizar parcerias com eles, para que promovam seu hotel e, em troca, você pode oferecer alguma condição especial para os participantes, um brinde ou mesmo ajudar na divulgação do evento.

Na prática

Uma feira de esportes vai acontecer perto do seu hotel? Que tal oferecer comidas mais saudáveis e atividades que tenham a ver com esse público – como, por exemplo, caminhadas, maratonas etc.?

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Dica #4 para se preparar para a baixa temporada na hotelaria:
Planeje eventos em seu hotel

Caso não aconteça nenhum evento interessante em sua região durante a baixa temporada, que tal realizar o seu próprio evento?

Ao verificar quais são as épocas de pouca movimentação em seu hotel, você pode escolher um período desses para promover um evento e atrair clientes. O tema pode variar de acordo com o perfil de seus hóspedes, sua região ou a época.

Inclusive, você pode aproveitar o conhecimento de seus profissionais para isso.

Seu chef de cozinha, por exemplo pode organizar uma feira de gastronomia. O maître pode organizar um curso sobre como receber bem as pessoas em casa. E assim por diante. São iniciativas simples, mas eficientes!

Também pode ser interessante deixar seu estabelecimento disponível para que outras empresas promovam eventos aí.

Inclusive, nesses casos você pode, por exemplo:

– Oferecer condições especiais para os participantes do evento que quiserem se hospedar aí.
– Combinar com a equipe da empresa responsável pela organização do evento que seus serviços – jantares, garçons etc. – devem ser utilizados durante o evento.

Se uma empresa organizadora de eventos ficar satisfeita com o que você oferece, pode ser que ela acabe se tornando sua parceira. Assim, um período que antes era ruim pode se transformar em uma grande oportunidade de negócios.

Falaremos mais sobre como eventos podem ajudá-lo a lidar com a baixa temporada na hotelaria mais para frente!

Dica #5 para se preparar para a baixa temporada na hotelaria:
Conheça bem cada cliente que se hospeda em seu hotel

Conhecer o perfil do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Esse também é um fator-chave para que seu hotel dê a volta por cima em períodos de pouca movimentação.

Neste sentido, sempre que possível, realize pesquisas com os hóspedes de seu hotel ou pousada. Assim, você os conhece melhor e descobre, por exemplo, se determinado cliente que ficou na alta temporada teria perfil de quem voltaria na baixa temporada.

Além disso, ao realizar pesquisas você também conseguirá identificar os clientes que ficaram mais satisfeitos e manter contato com eles para que não esqueçam da experiência que tiveram em seu hotel. Assim, quando eles receberem um e-mail falando sobre uma promoção em baixa temporada, com certeza estarão mais dispostos a se hospedar novamente aí.

Também é importante conhecer os clientes que ficaram insatisfeitos com alguma coisa e oferecer uma condição especial para que eles voltem na baixa temporada e tenham a chance de fazer uma nova avaliação sobre o seu hotel.

Dica #6 para se preparar para a baixa temporada na hotelaria:
Peça para seus clientes darem referências suas

Tratar com excelência cada hóspede que entra em seu hotel é o primeiro passo para garantir clientes fiéis, que voltam sempre e que recomendam seus serviços para os amigos e familiares.

Aliás, recomendações são valiosíssimas para combater a baixa temporada na hotelaria. Afinal, em época de pouca movimentação, seus concorrentes também ficam mais vazios. Ou seja: os clientes têm mais opções. Portanto, se tiverem que escolher entre um estabelecimento que viram na internet e o seu hotel, recomendado por um amigo, com certeza escolherão o seu.

Outra maneira de fortalecer sua credibilidade é pedindo para seus hóspedes avaliarem seu hotel e deixarem depoimentos em sites de reservas, como Trip Advisor e Booking.com, por exemplo. Assim, quando alguém pesquisar por hotéis em sua região, quanto mais recomendações positivas seu estabelecimento tiver, maiores serão as chances de ele ser o escolhido.

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Por que seu hotel ou pousada deve estar no Booking e no Trip Advisor?

6 dicas para lidar com a baixa temporada na hotelaria

Dicas para lidar com a baixa temporada na hotelaria

Dica #1 para lidar com a baixa temporada na hotelaria:
Saiba o momento certo de baixar o preço

dicas baixa temporada 1Uma das primeiras coisas que hotéis e pousadas fazem na baixa temporada é diminuir o preço da diária.

Essa tática pode até funcionar, mas é preciso entender quando e como fazer isso para não sair no prejuízo.

Se em determinado período você notar que tem movimento nos sábados e domingos, mas fica sem ninguém durante a semana, pode direcionar ações para esses dias específicos.

Por exemplo: descontos apenas para estadias entre segunda a quinta.

Assim, vai chamar a atenção dos clientes para a possibilidade de se hospedar durante a semana, sem prejudicar o final de semana, que já tem um bom fluxo de hóspedes.

Dica #2 para lidar com a baixa temporada na hotelaria:
Crie pacotes especiais

Outra forma de evitar que o desconto seja o principal atrativo é oferecendo outros tipos de vantagens. Criar pacotes especiais é uma maneira para isso.

Neste sentido, ainda considerando o caso citado acima, você pode criar pacotes voltados aos dias de semana.

Exemplo: pague duas noites e ganhe três em estadias de segunda a quinta.

Além disso, você pode agregar valor para a hospedagem oferecendo serviços complementares. Algo como: “Hospede-se conosco e ganhe X”. Esse algo a mais oferecido deve estar relacionado aos interesses do cliente:

– Ele gosta de gastronomia? Ofereça um desconto em um jantar.
– Ele se interessa por atividades culturais? Que tal dar um ingresso para uma peça de teatro?
– E assim por diante.

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10 ideias de promoções na hotelaria

Dica #3 para lidar com a baixa temporada na hotelaria:
Dê desconto para quem voltar na baixa temporada

dicas baixa temporada 3

Você recebe muitos hóspedes durante a alta temporada, certo? Então, aproveite o contato com eles nessa época para atraí-los para os períodos com baixa movimentação!

Na prática

Que tal, por exemplo, oferecer condições especiais para aqueles clientes que quiserem voltar na baixa temporada?

Ao fazer isso, além de dar uma vantagem exclusiva, você estará colocando uma ideia na mente dele. Afinal, poder ser que o cliente nem pensasse em ir ao seu hotel naquele período, mas, como você está oferecendo esse desconto especial, ele pode passar a considerar a possibilidade de voltar – principalmente se teve uma boa experiência anteriormente.

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Dica #4 para lidar com a baixa temporada na hotelaria:
Crie uma tradição em seu hotel

Se o clima ou a sua região não oferece nenhum grande atrativo durante o período de baixa temporada, o seu hotel pode criar sua própria atração – que pode virar uma tradição, fazendo os clientes voltarem todos os anos naquela época.

Você pode promover, por exemplo, uma feira ou um encontro anual baseando-se na cultura de sua região. Ou então realizar eventos de acordo com o perfil mais comum de hóspedes que recebe.

– Se muitos empreendedores se hospedam em seu hotel ou pousada, eles gostarão de saber que todo ano você promove uma conferência sobre gestão, por exemplo.
– Ou se a maioria de seus clientes são mulheres, que tal realizar anualmente uma semana especial para elas, com atividades e palestras relacionadas ao universo feminino?

Dica #5 para lidar com a baixa temporada na hotelaria:
Entre em contato com possíveis hóspedes

– Pessoas que se hospedaram em seu estabelecimento em períodos de baixa temporada nos anos anteriores.
– Clientes que avaliaram bem a estadia.
– Hóspedes que demonstraram que gostam de estar sempre viajando.

Esse é o tipo de clientes que merecem seu contato na baixa temporada. Afinal, a probabilidade de eles terem interesse em se hospedar aí novamente é bem grande – basta você oferecer um bom motivo (como promoções especiais e eventos).

Além disso, entre em contato com quem procurou seu hotel na alta temporada, mas você não conseguiu receber porque estava com a casa cheia. Ou os clientes que reservaram, mas, por algum motivo, tiveram que cancelar, deixando claro que gostariam de ir em alguma outra oportunidade. Essas pessoas também são possíveis hóspedes na baixa temporada.

Dica #6 para lidar com a baixa temporada na hotelaria:
Atualize suas informações na internet

Muitos hotéis colocam em suas páginas, redes sociais e também nos sites de reservas (como Booking.com, por exemplo) as promoções de alta temporada e, quando a movimentação acaba, esquecem de atualizar as informações voltadas para a baixa temporada.

Como há muito mais vagas nesse período de baixa movimentação, as opções de seu cliente são bem maiores. Então, estar com as informações de preços, eventos e promoções atualizadas faz toda diferença para que ele escolha o seu hotel ao invés do concorrente.

5 dicas de marketing para sobreviver à baixa temporada na hotelaria

1) Aproveite a alta temporada para coletar informações sobre os clientes

marketing-baixa-temporada (3)O período de alta temporada é a melhor época para conseguir montar um excelente banco de dados com informações valiosas sobre os seus clientes.

Isso vai ajudá-lo a conhecer melhor as pessoas que se hospedam em seu estabelecimento e a saber quais delas são possíveis hóspedes de baixa temporada.

Além disso, ao colocar essa ideia em prática, você terá a oportunidade de continuar em contato seus hóspedes ao longo do ano, construindo um relacionamento que vai aumentar as chances de eles voltarem no futuro.

Na prática:

– Peça informações de contato no formulário de check-in.
– Faça pesquisas (on-line e pessoalmente) para conhecer o perfil e as preferências do seu público.
– Ofereça conteúdos de interesse do seu público (sobre viagens, turismo etc.) e peça em troca informações dele.
– Tome cuidado para não ser invasivo nesses contatos. A ideia é coletar informações básicas e rápidas, apenas para garantir o começo de um relacionamento pós-check-out.

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Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento

2) Peça avaliações de seus clientes

marketing-baixa-temporada (4)Aproveite a baixa temporada para entrar em contato com seus clientes e pedir para eles deixarem um depoimento sobre a experiência que tiveram em seu estabelecimento.

Isso vai ajudar a reavivar a memória deles sobre os dias que passaram aí e, além de fortalecer a imagem de sua marca, vai manter seu hotel presente na mente de pessoas que podem voltar inúmeras vezes.

Na prática!

Envie um e-mail cumprimentando o cliente e lembrando a época em que ele esteve em seu hotel. Então, solicite que ele deixe um depoimento.

Por exemplo:

Olá, Roberto. Tudo bem?
Neste verão, você ficou hospedado conosco durante a primeira semana de março, e nós ficamos muito felizes pela sua escolha de dividir conosco as suas férias. Você aproveitou a sua estadia?
Você poderia, por gentileza, deixar um depoimento contando como foi sua experiência em nosso hotel nesse período? Sua mensagem será de grande valor para nosso time e com certeza nos ajudará e nos motivará a sermos cada vez melhores.
Para deixar o depoimento, basta acessar o endereço abaixo.
Desde já, agradecemos sua atenção.
Esperamos você de volta aqui no hotel em breve!
Abraço,
Equipe Hotel X.

3) Crie conteúdo específico para a baixa temporada

marketing-baixa-temporada (1)Criar conteúdo qualificado para o seu público é importante o ano inteiro. E não é porque você está passando por um período de movimento ruim que vai deixar de fazer isso.

Muitas pessoas pesquisam sobre sua próxima viagem justamente na baixa temporada. Além disso, existem pessoas que preferem viajar justamente quando o movimento nas cidades turísticas – e, consequentemente, nos hotéis – é menor. Portanto, desenvolva conteúdo pensando nesse público.

Isso pode garantir umas reservas inesperadas – que sempre são muito bem-vindas, certo?

Na prática!

Aí vão algumas ideias de conteúdo para você trabalhar durante a baixa temporada:

– X vantagens de viajar na baixa temporada.
– Como aproveitar a baixa temporada para viajar com mais economia.
– X passos para um bom planejamento de viagem.
– Para onde viajar no próximo verão/inverno.
– X erros a se evitar no planejamento de viagem.
– X melhores atrações turísticas para a baixa temporada.

Leia também!

Marketing de Conteúdo na hotelaria

4) Continue em contato com os clientes

marketing-baixa-temporada (5)Seja pelas redes sociais, por telefone ou por e-mail, é essencial se comunicar com sua base de clientes durante a baixa temporada!

Afinal, como comentamos no item anterior, muitos deles estão justamente planejando sua próxima viagem nesse período. Portanto, este é um momento mais do que propício para o seu hotel entrar em contato com eles.

Além disso, você pode descobrir que alguns dos hóspedes que ficaram no hotel na alta temporada estão dispostos a viajar em períodos de menor movimento e atraí-los naturalmente para o seu estabelecimento. Que tal?

Na prática!

– Envie e-mails divulgando os conteúdos que você produzir especificamente para essa época.
– Divulgue por e-mail e nas redes sociais as promoções e eventos de baixa temporada.
– Realize pesquisas (enquetes) nas redes sociais para descobrir as preferências de seus clientes. Aproveite para perguntar, por exemplo: Você gosta de viajar na baixa temporada? Qual o tipo de viagem que você prefere fazer na baixa temporada? Quais são os melhores destinos para baixa temporada, na sua opinião?

5) Foque em nichos específicos

marketing-baixa-temporada (6)Na loucura da alta temporada, muitas vezes é difícil atender a públicos específicos, pois seu hotel ou pousada recebe gente de todo o tipo, o tempo todo.

Então, aproveite a queda no movimento para pensar em ações direcionadas a nichos de públicos que seu hotel pode atender. Por exemplo: atletas, empresários, pessoas da terceira idade, etc.

Como eventos podem ajudá-lo a lidar com a baixa temporada na hotelaria

– Ferramenta de prospecção de novos clientes corporativos.
Por meio do evento você tem a oportunidade de divulgar sua estrutura e os serviços que você oferece.

– Fortalecimento da marca junto ao mercado corporativo.
Ao se tornar espaço recorrente de eventos, seu hotel ou pousada se destaca como opção para realização de palestras, congressos, workshops e, é claro, de hospedagem para os participantes.

– Relacionamento e fidelização de clientes.
Por meio dessa oportunidade, seu estabelecimento pode conquistar novos clientes, que poderão voltar mesmo quando não tiver um evento programado.

– Aumento de receita para o hotel ou pousada.
Por meio da nova demanda gerada pelos eventos, seu hotel ou pousada acaba lucrando mesmo quando os quartos não estão todos ocupados.

7 ideias de eventos para atrair hóspedes na baixa temporada na hotelaria 

1 – Festival gastronômico

atrair mais hóspedes na baixa temporadaSeu hotel pode se tornar uma atração para viajantes e também para os moradores locais ao promover um festival gastronômico.

O tema pode ser alguma especialidade do chef, estar relacionado à época do ano (festival de chocolate na Páscoa, de sopas no inverno etc.) ou ainda promover a gastronomia tradicional da região.

Seu próprio hotel pode promover o evento ou ainda pode fazer parcerias com alguma empresa local – seja com restaurantes, com estudantes do curso de gastronomia da cidade, com as cozinheiras tradicionais da região e assim por diante.

2 – Eventos corporativos

atrair hóspedes na baixa temporadaO turismo corporativo é um grande responsável pela movimentação do setor hoteleiro – saiba mais aqui. Prepare a estrutura do seu hotel ou pousada para abrigar atividades como convenções, treinamentos, reuniões, kick-off etc.

Ao oferecer espaço para que as empresas realizem eventos em seu hotel ou pousada, você poderá aumentar a receita do seu negócio, fazendo com que seu estabelecimento não seja prejudicado pela baixa temporada.

3 – Festa tradicional da cidade

atrair hóspedes na baixa temporadaSeu estabelecimento pode se tornar referência na região ao realizar um evento tradicional da cidade. Isso, por sua vez, vai ajudar a atrair hóspedes na baixa temporada.

Tal evento pode ter um tema único, dependendo das tradições da sua região – se for um local com forte tradição germânica, pode ser realizada uma festa tradicional alemã, por exemplo. Ou ainda, essa festa da cidade pode reunir diversos artesãos e negócios independentes da região, ajudando a incentivar o crescimento da economia local.

De qualquer forma, seu hotel vai se beneficiar com o movimento gerado pelas atividades.

4 – Cursos e workshops

atrair hóspedes na baixa temporadaOutra maneira de atrair hóspedes na baixa temporada é promovendo cursos e workshops temáticos em seu estabelecimento.

Para isso, você pode, por exemplo, aproveitar o conhecimento dos seus profissionais:

– O chef pode dar um workshop de gastronomia.
– Outro profissional pode promover um curso de oratória.
– E assim por diante.

Outro caminho possível e oferecer espaço para que outras empresas e profissionais façam seus cursos e workshops utilizando a estrutura do seu estabelecimento. O movimento gerado vai ajudar a fortalecer a marca do seu negócio e a gerar mais renda.

5 – Congressos

atrair mais hóspedes na baixa temporadaCongressos geralmente são direcionados a um público específico e, muitas vezes, duram mais de um dia.

Nessas ocasiões, seu hotel tem a ganhar em dobro, porque, além de movimentar o estabelecimento, esse tipo de evento pode gerar um grande número de novos clientes. Ou seja, uma ótima forma de atrair hóspedes na baixa temporada e ainda aumentar a receita do seu negócio.

O segredo para o sucesso desse tipo de evento é oferecer uma estrutura completa e serviços personalizados aos participantes, tais como transporte e condições especiais nas diárias.

6 – Casamentos e aniversários

atrair hóspedes na baixa temporadaEssa é outra grande oportunidade para o seu hotel – que também vai ajudar a manter os quartos ocupados e ainda contribuir para aumentar o faturamento.

Além de atrair hóspedes na baixa temporada, esse tipo de evento tem grande potencial de conquistar novos clientes. Afinal, aqueles convidados que vieram só por causa do casamento podem gostar do atendimento e acabar voltando em outras ocasiões.

Mas, para que isso aconteça, é fundamental oferecer serviços complementares e específicos para os participantes do evento.

Por exemplo:

– Pacotes de hospedagem especial para os convidados.
– Dia da noiva.
– Sala para preparação da noiva e do noivo com os padrinhos e madrinhas etc.

Leia também! 

Como atrair festas de casamento para o seu hotel ou pousada

7 – Shows e festivais de música

atrair mais hóspedes na baixa temporadaSe for para ver seu cantor ou banda favorita, os amantes de música viajam não importa qual for a distância.

Assim, ao promover shows e festivais musicais em seu estabelecimento, seu hotel tem muito a ganhar, pois é bem provável que os participantes do evento que vieram de mais longe precisem de um lugar para dormir, certo?

O tamanho do festival ou show vai depender da estrutura do seu hotel ou pousada. Não pense que só porque seu hotel é pequeno, isso não é possível. Muitas vezes, o fato de ser uma apresentação mais intimista, em um local menor, é o que faz o evento ser atrativo para o público.

Dica!
Para conseguir contratar artistas, busque patrocínio e faça parcerias com empresas da sua cidade. Além disso, essa pode ser uma ótima oportunidade para promover os artistas locais, por exemplo.

Como atrair e realizar esses eventos em seu hotel ou pousada

atrair mais hóspedes na baixa temporadaVocê pode perceber que muitos dos eventos citados podem ser promovidos pelo próprio hotel. No entanto, captar clientes para realizar os eventos em seu estabelecimento é importantíssimo para garantir o sucesso dessa estratégia, atraindo mais hóspedes na baixa temporada e aumentando as fontes de receita do seu negócio.

Não sabe como fazer isso? Leia o artigo abaixo. Ele traz um passo-a-passo para você conseguir captar eventos para seu hotel ou pousada!

E aí, pronto para lidar melhor com a baixa temporada na hotelaria?

Bom trabalho! E sucesso!

Informações: Pires & Associados
Imagens: Freepik; Iconfinder; Flaticon

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