O período que antecede o Natal naturalmente é sinônimo de aumento no movimento e nas vendas no comércio. Mas isso não significa que sua loja não precisa se preparar e criar ações específicas para aproveitar todo o potencial dessa época.
Afinal, o crescimento da demanda de vendas traz muitos desafios para os lojistas. Portanto, aqueles que não se planejarem e se preparam corretamente, acabarão cometendo erros que prejudicam não só as vendas de Natal, como a credibilidade da loja como um todo.
Quer garantir que o último mês do ano seja de muita alegria na sua loja? Saiba quais são as principais falhas e dificuldades dos varejistas no período de vendas natalinas e entenda como superar essas dificuldades e evitar esses erros por aí!
Uma pesquisa realizada pela Gazin com varejistas de pequeno e médio porte do Brasil todo identificou que os principais desafios das lojas durante as vendas de Natal são:
Você também enfrenta essas dificuldades e já sofreu as consequências dos erros listados acima?
As dicas que apresentamos a seguir o ajudarão a superar esses desafios e evitar essas falhas, aproveitando ao máximo o potencial de vendas do Natal este ano. Use-as como ponto de partida para criar o checklist do melhor Natal em vendas da história da sua loja!
Falta de planejamento é sinônimo de despreparo – que é a origem de muitas das dificuldades e falhas que acontecem durante a época de Natal.
Mesmo que alguns imprevistos aconteçam, se você estiver preparado, poderá superar os desafios com maior eficiência e rapidez.
Para se planejar para vender mais no Natal:
✓ Faça reuniões com todas as áreas da loja e entenda quais são as principais demandas delas durante essa época;
✓ Desenvolva um plano de ação com as equipes de cada setor para que a loja como um todo esteja preparada para o aumento do movimento;
✓ Estabeleça metas para cada área e crie ações de incentivo para que os objetivos sejam alcançados.
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Osmar Dalquano Junior, que foi coordenador de varejo do Sebrae-PR, explica a importância do planejamento para as empresas que desejam se destacar no mercado:
Simplesmente abrir as portas e esperar que os clientes venham até sua loja definitivamente não é a melhor estratégia de vendas para o Natal. Para se destacar da concorrência e efetivamente atrair mais clientes, você precisa criar ações de marketing específicas para essa data.
Ao desenvolver essas ações, leve em consideração os seguintes fatores:
✓ As campanhas e ofertas devem ter o objetivo não apenas de vender mais, mas também de atrair novos clientes.
✓ Nem toda promoção precisa envolver desconto. Ações como sorteios e concurso culturais também chamam a atenção dos consumidores.
✓ Pense também em desenvolver eventos temáticos nessa época. Por exemplo: apresentações de coral; workshop para fazer decorações de Natal; encontro com o Papai Noel.
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5 ideias de promoções para o Natal
Quer mostrar aos consumidores que sua loja está preparada para atendê-los neste Natal? Então, “vista-a” de acordo! Afinal, o merchandising tem um papel fundamental para chamar a atenção dos clientes e impulsionar as vendas em dezembro.
Algumas práticas nesse sentido:
✓ Invista em uma decoração temática para esta época. Você pode aproveitar os enfeites de outras datas e do Natal passado, é claro. Porém, sempre adicione algo novo, para não ser muito repetitivo.
✓ Organize os produtos de forma estratégica, criando, por exemplo, kits com vários itens como sugestão de presentes.
✓ Dê destaque para os produtos que você quer que tenham mais saída neste Natal. Eletrônicos são sempre uma boa pedida.
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Guia prático – Como usar o merchandising para vender mais no Natal
De nada adianta criar campanhas incríveis e decorar a loja se os vendedores não estiverem devidamente motivados e preparados para atender os clientes de Natal. O atendimento é o fator central na decisão de compra dos consumidores.
Algumas questões importantes para preparar sua equipe de vendas para o Natal são:
✓ Analise a necessidade de contratação temporária. Quando os vendedores estão sobrecarregados, além de se sentirem desmotivados, isso prejudica também o atendimento e, consequentemente, a percepção dos clientes em relação à sua loja.
✓ Reúna os vendedores e oriente-os em relação às ofertas desenvolvidas para o Natal.
✓ Peça para eles indicarem as objeções mais comuns dos clientes nessa época e, com base nelas, liste uma série de informações e argumentos para eles driblarem essas questões.
✓ Realize uma campanha de vendas para o Natal, dando incentivos extras para os vendedores se esforçarem para vender mais nesta época.
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Como criar campanhas de vendas para o Natal
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O especialista em varejo Fred Rocha revela que a forma como você determina as metas da equipe de vendas pode influenciar a motivação dos vendedores. Assista ao vídeo e saiba mais!
Como essa é uma época de maior movimento, um dos principais desafios dos lojistas é prever com precisão o estoque necessário para o Natal. Ainda nessa área, a falta de preparo em relação à logística é um dos erros que mais prejudicam a credibilidade da loja.
Evite isso seguindo estes passos:
✓ Avalie o movimento do Natal e dos meses anteriores a dezembro no ano passado e compare com este ano para prever a demanda desta época.
✓ Se, por exemplo, houve um crescimento de 5% nas vendas de eletrônicos no Natal do ano passado, prepare-se para atender essa margem mínima de aumento nas vendas também neste ano.
✓ Além disso, avalie a possibilidade de contratar uma empresa para dar conta da grande demanda de entrega de produtos nessa época.
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Especialista dá dicas para uma gestão de estoque eficiente – No Natal e no ano inteiro
Quer evitar que os clientes se sintam irritados em sua loja durante as compras de Natal? Avalie como adaptar seus processos para o aumento do movimento nessa época. Para isso:
✓ Estude as reclamações dos clientes nos anos anteriores e crie estratégias para evitar que elas se repitam.
✓ Verifique quais são as áreas que precisarão de reforço. Além da equipe de vendas, pode ser que o time do estoque e do cadastro também estejam sobrecarregados. Isso acaba atrasando processos e, assim, prejudicando a experiência do cliente.
✓ Avalie as reclamações em geral – no SAC, nas redes sociais, com os vendedores –, e aproveite essa época para corrigir essas questões.
O foco no Natal é vender mais, certo? Mas um dos erros que os lojistas mais cometem é deixar de aproveitar a oportunidade de conquistar novos clientes e fidelizar os consumidores nesta ocasião. Evite essa falha seguindo estas dicas:
✓ Aproveite a oportunidade da compra de Natal para coletar dados dos clientes que estão vindo pela primeira vez em sua loja.
✓ Depois que o Natal passar, continue em contato com os consumidores, enviando ofertas e conteúdos personalizados.
✓ Ofereça cupons de desconto ou vale-brindes para uma próxima compra, incentivando os clientes a voltarem à loja.
✓ Quando alguém for trocar um presente, trate essa ocasião não apenas como uma troca, mas como uma nova oportunidade de venda, oferecendo itens de maior valor agregado.
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Como fidelizar clientes no Natal – e fazê-los voltar no ano que vem inteiro
Seguindo estas dicas e levando o Natal a sério, você estará mais próximo de fechar 2018 comemorando resultados excelentes.
Mãos à obra e Feliz Natal!
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