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A criatividade no Merchandising e a experiência do consumidor

A criatividade no Merchandising e a experiência do consumidor

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/09/15

Em tempos em que o consumidor pode comprar o que quiser no conforto do seu lar, de que forma o PDV pode tornar-se um diferencial para a loja e chamar a atenção do público?

Por meio da experiência do consumidor, claro! 

Edson Souza, especialista em Merchandising, revela que o consumidor brasileiro encara as compras não apenas como um meio de suprir suas necessidades em relação a um produto, mas também como uma forma de entretenimento.

Isso mesmo, para muitos, a compra é mais uma opção de lazer para si e para sua família. E esse fator é muito positivo para as lojas físicas, que devem focar em ações orientadas muito mais à experiência do consumidor do que guiadas por algum diferencial físico ou apenas preços”, destaca.

Ele explica a acessibilidade é uma das coisas que podem ser um diferencial – e que tem tudo a ver com a forma de expor os produtos no PDV. “Numa loja física, acessibilidade significa ter um ambiente agradável, com fácil acesso, produtos dispostos de uma maneira atraente, tudo estrategicamente arquitetado para potencializar a experiência de comprar na sua loja”, explica.

DICAS PARA USAR A CRIATIVIDADE NO PDV: 


Merchandising personalizado

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De nada adianta você estar atento à forma como expõe seus produtos e como monta o ambiente de sua loja se não fizer isso levando em conta o perfil do seu público. “Mais do que trabalhar as técnicas de merchandising tão importantes, também é preciso usar a sua criatividade para gerar uma experiência de compra diferente, e não apenas agradável, mas que vá ao encontro da personalidade de seu consumidor”, orienta Souza.

Dica: Para conhecer melhor seu cliente, você pode utilizar técnicas de Marketing Direto. Clique aqui e saiba como fazer isso.

Equipe alinhada ao merchandising

pdv criativo (1)O merchandising tem a ver não só com os produtos, mas com o ambiente da loja como um todo – incluindo a equipe de vendas. Assim, os profissionais precisam estar em sintonia com a mensagem que sua loja quer passar. “Precisamos ter uma equipe alinhada, preparada, treinada e que viva com intensidade tudo que a loja oferece. Por exemplo, não podemos ter um vendedor em uma loja de artigos esportivos que não goste, não pratique ou não conheça nada de esportes”, aponta o especialista.

Merchandising e inovação

pdv criativo (4)Inovação eficiente é aquela que é boa para o cliente e para o negócio. Deve encantá-lo, conquistá-lo e fidelizá-lo. Além disso, a pesquisa e a dedicação em inovar precisam ser constantes e em sintonia com as mudanças de comportamento do público”, opina Souza.

Ele aconselha ainda que toda inovação em uma loja precisa ser planejada e estar alinhada aos seus objetivos e ao perfil de seus clientes. “Mudar por mudar, não faz sentido e pode ser um tiro no pé”, declara.

Como relacionar o tema ao produto

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Saber planejar as ações de merchandising é essencial para que o trabalho seja bem feito, afirma Edson Souza. Para isso, segundo ele, o primeiro passo é definir temas a serem trabalhados – que podem estar ligados a algum evento, data comemorativa ou sazonalidade. Por exemplo: Olimpíadas, Copa do Mundo, Dias das Crianças, Festa Junina, Páscoa, etc.

O especialista explica ainda que o tema deve estar em evidência no momento, mas não necessariamente precisa estar relacionado ao produto que você vende. “Podemos, por exemplo, fazer uma exposição de TVs com uma temática de páscoa. Ou seja, pegamos carona na sazonalidade de outros produtos, mesmo que, a princípio, pareça não fazer muito sentido. Se fizermos um bom trabalho de exposição com criatividade e bom gosto teremos ótimos resultados”, avalia.

Veja outros conselhos importantes do especialista em Merchandising: 

  • O diferencial nem sempre está relacionado ao produto, mas sim à maneira que o apresentamos e ofertamos. 
  • Fique de olho nas novas tecnologias que podem contribuir para um melhor funcionamento da loja e também melhorar o atendimento do seu cliente. 
  • Acompanhe as novas tendências e, quando possível, antecipe-se a elas. Esteja atento às novas referências e estude novas modalidades de consumo. A partir daí, adote processos internos para se adequar. 
  • As inovações podem ser grandes aliadas para ampliarmos nosso conhecimento sobre nosso público-alvo e nos possibilita extrairmos mais informações valiosas sobre ele. 

Gostou das dicas? Esse é o segundo texto da série sobre merchandising (clique aqui para ler o primeiro). No próximo post sobre esse tema, falaremos sobre o papel da vitrine para encantar o consumidor e influenciar a compra. Fique ligado aqui no blog e tenha acesso a dicas preciosas!

Boas vendas!

 

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