A tão esperada Black Friday está chegando! No dia 23 de novembro, lojas físicas e virtuais do Brasil inteiro estarão lotadas de clientes querendo aproveitar os descontos para realizar sonhos, comprar presentes, fazer a festa! Sua loja está pronta para aproveitar as oportunidades?
Para garantir que a Black Friday jogue a seu favor, você precisa tomar alguns cuidados. Maurício Trezub, diretor de e-commerce da Totvs, tem algumas dicas nesse sentido. Acompanhe!
A falta de produto em estoque é uma coisa que irrita qualquer consumidor! Por isso, para aproveitar datas como a Black Friday, você precisa cuidar muito bem do seu estoque.
As dicas de Trezub nesse sentido são:
Precisa de ajuda para cuidar melhor do seu estoque? Leia este artigo:
Não é necessário colocar todos os produtos da loja em liquidação só porque é Black Friday! Avalie muito bem seu mix e ofereça descontos em itens que podem beneficiar sua loja caso entrem em promoção. Sim, o cliente precisa ficar satisfeito com a compra que fez, mas sua empresa também precisa “sair no lucro” com cada promoção que realiza.
Com isso em mente, estas são algumas possibilidades de raciocínio:
Além disso, uma das características da Black Friday é a ideia da urgência pela compra. Como as promoções duram pouquíssimo tempo, você pode esperar loja cheia o tempo todo! Por isso, é fundamental preparar sua equipe para receber todo mundo bem.
Se seu foco for o e-commerce, aproveite os dias anteriores à Black Friday para testar sua plataforma. Você não vai querer que o site saia do ar justamente quando o número de visitas for maior do que o habitual, não é mesmo?
Por conta do alto volume de pedidos, atrasos nas entregas por parte das transportadoras podem acontecer em períodos de datas comemorativas. Por isso, o alinhamento das expectativas é fundamental nesse momento!
Trabalhe com prazos um pouco maiores e mantenha contato frequente com seus clientes para atualizá-los sobre a situação das entregas. Se possível, conte com o serviço de mais de uma transportadora para entregar seus pedidos. Assim, você diminui a demanda de cada prestadora de serviço e, consequentemente, aumenta a probabilidade de elas cumprirem os prazos combinados.
Ok, você fez boas promoções, esvaziou seu estoque (enchendo o caixa) e viu que os clientes deixaram sua loja satisfeitos. Ufa, trabalho concluído, certo? Errado!
Se você quer que a Black Friday traga resultados verdadeiramente positivos para a sua empresa, precisa cuidar do pós-venda com muito carinho! Afinal, esse trabalho ajudará a aumentar a sua base de clientes fiéis e promotores.
Clientes promotores são aqueles que indicariam sua loja a amigos e conhecidos. Eles foram definidos assim por Fred Reiccheld, criador do conceito de Net Promoter Score (NPS). Para entender como funciona o NPS e aprender a medir a satisfação de seus clientes, clique aqui.
A verdade é que todo consumidor quer ser ouvido e ver suas necessidades serem atendidas ou seus problemas resolvidos. E essa atenção no pós-venda faz a diferença na avaliação que uma pessoa faz de uma empresa.
Leitura complementar!
Com essas dicas e um bom planejamento, as expectativas de crescimento nas vendas se tornarão uma realidade em sua loja nesta Black Friday, ajudando a preparar o terreno para a Cyber Monday e para o Natal. Mas isso é assunto para outra hora…
Mãos à obra, boas vendas e sucesso!
A Black Friday já foi tema de diversos artigos aqui no blog. Para ler, basta clicar nos links abaixo!