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Como motivar a equipe do seu hotel ou pousada

Como motivar a equipe do seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/01/17

Você deve concordar que quanto mais motivado um profissional, melhor será seu desempenho, certo? E também é inegável que funcionários contentes, por sua vez, ajudam a gerar clientes satisfeitos!

A grande dúvida em relação a isso é: o que as empresas podem fazer para ter uma equipe motivada e feliz? 

Uma remuneração justa e benefícios trabalhistas colaboram, sim, mas só isso não basta! É preciso criar um ambiente em que o funcionário se sinta confortável e confiante para fazer seu trabalho da melhor forma.

Sabendo disso, reunimos a seguir dicas para ajudá-lo a estimular os colaboradores do seu hotel ou pousada, assegurando que eles estejam satisfeitos e motivados a dar o melhor de si todos os dias. Acompanhe!

5 formas de motivar a equipe do seu hotel ou pousada

As sugestões a seguir têm o objetivo de fazer seus colaboradores se sentirem mais valorizados e parte fundamental do seu hotel ou pousada. Esse sentimento de pertencimento e o reconhecimento pelo trabalho são fatores fundamentais para garantir a motivação dos profissionais. 

1) Envolva os funcionários em decisões estratégicas

Nada é mais motivador para um profissional do que saber que ele faz diferença na organização em que trabalha. Nesse sentido, um gesto simples como pedir a opinião dos membros da sua equipe sobre como manter contato com os clientes depois que eles fazem o check-out, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

E o seu estabelecimento só tem a ganhar com isso! Os funcionários convivem com os clientes e com os processos do hotel diariamente e, portanto, ninguém melhor que eles para apontar necessidades de melhorias.

Além disso, ao envolver os colaboradores em decisões estratégicas, eles estarão mais alinhados com os objetivos do seu hotel ou pousada e trabalharão de forma mais incisiva para cumprir as metas.

Algumas formas de colocar essa dica em prática:

  • Peça sugestões dos funcionários sobre como resolver determinado problema apontado por algum cliente.
  • Peça aos colaboradores que revelem qual é, na opinião deles, é a melhor maneira de melhorar determinado indicador de performance do hotel ou pousada.
  • Pergunte quais são as principais reclamações que eles recebem dos hóspedes no dia a dia e o que eles acham que poderia ser feito em relação a essas queixas.
  • Peça sugestões do que deveria estar incluso nas ações de marketing para atrair mais clientes.

2) Compartilhe os feedbacks dos clientes

Outra forma de demonstrar aos profissionais que o trabalho deles é reconhecido e faz diferença para o sucesso da empresa é dividindo com eles as avaliações que o seu hotel ou pousada recebe dos clientes.

Ao serem informados sobre o que os hóspedes estão achando dos serviços do hotel, seus funcionários se sentirão mais responsáveis pela qualidade dos processos no dia a dia. Eles verão que os esforços deles para fazer o melhor estão dando resultados práticos e que os clientes estão percebendo isso.

Algumas formas de colocar essa dica em prática:

  • Compartilhe as melhores avaliações do hotel em um mural, de forma que todos os profissionais possam ver.
  • Dê bônus e presentes aos colaboradores como uma forma de recompensa quando o hotel estiver recebendo várias avaliações positivas.
  • Envie um comunicado compartilhando os melhores feedbacks que o hotel recebeu nos 30 dias anteriores e agradeça os colaboradores por ajudarem a proporcionar uma experiência positiva aos hóspedes. Faça isso todos os meses!

3) Dê liberdade e responsabilidade

Se você quer que os seus funcionários deem o melhor de si no trabalho, precisa dar liberdade para que isso aconteça. Se eles estiverem “presos” em regras e hierarquias, será muito mais difícil que evoluam profissionalmente.

É claro que seu hotel precisa de processos bem definidos, mas estamos falando de liberdade com responsabilidade. Assim, você mostra que confia na capacidade do profissional e ele sente-se mais valorizado e confiante para ir além.

Algumas formas de colocar essa dica em prática:

  • Deixe o recepcionista do hotel efetuar uma reserva para um hóspede – o atendente ou gerente pode supervisioná-la. Assim, ele poderá aprender uma nova função, auxiliando em caso de necessidade e tendo uma promoção em vista.
  • Quando o gerente geral estiver de folga, ele pode deixar um dos profissionais mais experientes no comando. Dessa forma, esses colaboradores poderão ser testados em uma função de liderança.

4) Invista em tecnologia para facilitar o trabalho diário

Quando um profissional percebe que a empresa se preocupa em promover boas condições de trabalho, ele certamente se sente mais motivado e satisfeito com a organização. Além disso, quanto mais facilidade e conforto ele tiver em suas tarefas diárias, melhor ele irá executá-las.

Nesse sentido, investir em tecnologias que ajudem o colaborador no dia a dia irá trazer mais agilidade e eficiência às tarefas dele. E ainda, além de deixar a equipe mais feliz, seu negócio também ganhará – em tempo e dinheiro.

Algumas formas de colocar essa dica em prática:

  • Contrate sistemas que ajudem na automatização dos processos do seu hotel ou pousada. Clique aqui e conheça 12 ferramentas para ajudar na gestão de empresas de hotelaria.
  • Adote tecnologias de comunicação que facilitem o diálogo entre a equipe e também com os hóspedes. O WhatsApp é um bom exemplo de aplicativo nesse sentido. Clique aqui e saiba como usá-lo em seu estabelecimento.
  • Pense também em formas de dar mais agilidade a tarefas maçantes. Por exemplo, ao invés de ter que preencher um formulário escrito à mão, o colaborador pode começar a usar um formulário digital, com opções pré-formatadas.

5) Ofereça oportunidades de crescimento

Ninguém gosta de ficar estagnado no mesmo lugar. Se você quer que o seu colaborador se sinta motivado, precisa mostrar que sua empresa oferece oportunidades para ele evoluir profissionalmente.

Saber que há possibilidade de ser promovido para um outro cargo ou função que ofereça mais benefícios e mais conhecimento serve como um combustível para que o profissional busque fazer o melhor sempre.

Algumas formas de colocar essa dica em prática:

  • Ofereça sempre cursos e treinamentos para que o profissional esteja atualizado com o mercado e possa aprender cada vez mais.
  • Tenha um programa de evolução dentro da empresa, especificando o nível de experiência e conhecimento que cada um deve ter para ser promovido a determinado cargo.
  • Antes de contratar um profissional externo, verifique sempre internamente se não há um talento que possa ser treinado para aquela função.

Aprenda mais!

Esses são apenas alguns caminhos para que seu hotel ou pousada consiga deixar seus funcionários mais felizes e motivados.

Para saber mais sobre como gerenciar a equipe do seu estabelecimento, ajudando os profissionais a desenvolverem suas habilidades e acompanhando a evolução do desempenho deles no dia a dia, clique aqui e leia o artigo em que reunimos nove dicas de gestão de pessoas na hotelaria.

Queremos saber: quais são suas estratégias para manter os profissionais do seu hotel ou pousada motivados? Quais são suas principais dificuldades nesse sentido?

Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas, assim, podemos ajudá-lo a aprimorar a gestão do seu estabelecimento oferecendo conteúdo alinhado às suas necessidades.

Imagens: FreepikFlaticon

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comentários em "Como motivar a equipe do seu hotel ou pousada"

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  1. MORIS LITVAK disse:

    Agradecemos a inserção de nosso sistema EasyHotel nas recomendações sobre os PMS’s.
    Gostaríamos de solicitar sua gentileza para complemento das informações:

    O que faz: Gestão de reservas e gestão financeira, gestão de processos – podendo atender com hotel ou pousada de qualquer porte.
    Formato: Software instalado.
    Gratuito ou pago: Sistema pago, com possibilidade de testar gratuitamente.
    Mais informações: easyhotel.com.br

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Olá, Moris. Tudo bem?

      Agradecemos seu comentário. Acabamos de atualizar o post: http://blog.gazinatacado.com.br/12-ferramentas-para-ajudar-na-gestao-do-seu-hotel-ou-pousada/

      Abraço