fbpx

Nossas Sugestões

A economia circular e o mercado hoteleiro

A economia circular e o mercado hoteleiro

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/11/19

Entenda o que é economia circular, saiba por que esse conceito é tão importante para o mercado hoteleiro e comece a preparar seu estabelecimento para atender às expectativas dos viajantes em relação a isso.

As exigências dos hóspedes estão cada vez maiores.

Atualmente, com a facilidade de procurar informações na internet, muito antes do check-in os clientes buscam saber o máximo possível sobre o local em que irão se hospedar.

Até pouco tempo, a busca se restringia a aspectos básicos de um estabelecimento hoteleiro – como, por exemplo:

Qualidade do serviço.
Preço das diárias.
Diferenciais oferecidos.

No entanto, isso vem mudando.

Recentemente, por exemplo, os viajantes passaram a se preocupar também com questões como o nível de sustentabilidade dos hotéis/das pousadas em que se hospedam. E isso tem muito a ver com o aumento da valorização da chamada economia circular.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a adequar seu estabelecimento às novas expectativas dos viajantes, a seguir, apresentamos o conceito de economia circular, contamos como ela vem sendo aplicada no setor hoteleiro e damos algumas dicas sobre como você pode fazer da economia circular sua aliada para melhorar sua relação com os clientes e com o ambiente.

Acompanhe!

O que é economia circular?

economia circular na hotelaria

“Extrair, transformar e descartar.” 

Esses são os princípios da economia linear, que tem o foco pura e simplesmente no consumidor e no “mercado”. Porém, esse conceito está ficando cada vez mais ultrapassado. Afinal, não faltam dados que comprovam que essa modalidade de economia vem fazendo mal para as pessoas, para a sociedade e para o planeta.

Baseada nos 3Rs (“reduzir, reutilizar e reciclar”), a economia circular é uma alternativa que busca redefinir a noção de crescimento econômico, com foco em proporcionar benefícios para toda a sociedade

Em linhas gerais, a economia circular utiliza recursos de maneira eficiente e maximiza seu valor.

Para atingir esses objetivos, todas as partes envolvidas em um negócio precisam seguir na mesma direção. Ou seja, com o objetivo de alcançar um melhor equilíbrio entre as pessoas, o planeta e o crescimento econômico, precisamos lutar contra problemas relacionados, por exemplo, ao consumismo e à escassez de recursos.

Não dá para negar a importância dessas reflexões, não é mesmo?

A economia circular e o mercado de turismo

O turismo é um dos mercados mais importantes do mundo. No entanto, atualmente, o desenvolvimento dessa indústria traz consequências negativas para o meio ambiente – por causa, por exemplo, do alto consumo de recursos e da produção de resíduos. Portanto, a preocupação em implementar a economia circular é muito importante neste segmento. 

Além disso, a economia circular dá suporte às Diretrizes de Turismo Sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Afinal, as diretrizes atuam em quatro áreas-chave, sendo uma delas a “eficiência de recursos, proteção ambiental e mudanças climáticas” – a que mais encontra suporte na adesão da economia circular aplicada ao turismo.

Mas, você pode dizer: “turismo voltado à sustentabilidade não é um conceito novo.”

É verdade!

Contudo, a economia circular está ajudando a desenvolver esse modelo no que diz respeito a apresentar novos produtos e serviços. Ou seja, o modelo apresentado pela economia circular é tido como uma oportunidade para as redes hoteleiras e para todo o mercado de turismo, pois é uma forma de repensar a maneira como eles se promovem.

E a boa notícia é que aderir à essa tendência é mais fácil do que você imagina…

Caminhos para promover a sustentabilidade na hotelaria

Se o que você leu até aqui despertou o interesse em se engajar nessa causa, abaixo estão algumas sugestões do relatório do Sebrae Inteligência (no relatório “Economia Circular aplicada ao turismo”), para você saber por onde começar:

economia circular na hotelaria

Bacana, não?

Precisa de um empurrãozinho extra? Leia também:

Dicas para tornar seu hotel mais sustentável
Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel
Uso de plástico na hotelaria – por que seu estabelecimento deveria se preocupar com essa questão

Pensando no futuro

economia circular e como ela pode influenciar o setor da hotelaria

Agora que você já sabe como funciona a economia circular e como é possível colocá-la em prática na hotelaria, está na hora de colocar a mão na massa!

Converse com sua equipe sobre o assunto, busque mais referências, coloque as dicas em prática e tenha em mente que, ao realizá-las, além de ajudar o meio-ambiente você poderá reduzir os gastos e agradar os clientes preocupados com essas questões.

Sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "A economia circular e o mercado hoteleiro"

Comentar