Pode ter certeza: mídias sociais não existem apenas para você marcar território na internet. Elas são um espelho da sua marca na web. E, por isso mesmo, precisam ser levadas a sério. Afinal, você não quer comprometer a reputação da sua empresa por uma gestão mal feita em canais como Facebook, Twitter e Instagram, quer?
Com isso em mente, alguns questionamentos são inevitáveis: quem deve fazer esse trabalho? Devo terceirizar ou cuidar desse conteúdo internamente? Se for terceirizar, para quem devo deixar essa tarefa? E se for internalizar, por onde devo começar?
As respostas a essas dúvidas dependem de seu porte, dos seus objetivos e do orçamento disponível para marketing, mas as orientações que apresentamos a seguir podem ajudá-lo a dar os primeiros passos de maneira mais eficiente. Acompanhe!
Se você tem uma pequena ou média empresa e não tem profissionais de Marketing e/ou Comunicação na equipe, considere com [muito] carinho a hipótese de contratar uma agência ou um consultor de marketing para cuidar das suas redes sociais.
Se você já destina parte de seu orçamento a ações de marketing off-line ou mesmo online, parte dessa verba deve, a partir de hoje, ser dedicada ao trabalho de mídias sociais.
Isso porque empresas especializadas em gerenciamento de sites e mídias sociais possuem melhores condições de prestar consultoria sobre como ampliar suas vendas na internet fortalecendo sua marca, o que pode ajudá-lo a construir uma estratégia mais consistente nesses canais – que é o que você quer, certo?
Mas assim como você não escolhe um fornecedor qualquer para comprar os produtos que vão compor o mix de produtos da sua loja, não deve contratar a primeira agência que aparecer na sua empresa para fazer a gestão das suas redes sociais simplesmente para resolver isso logo. Antes de decidir para quem passar essa importante tarefa, leve em consideração os seguintes aspectos:
Por fim, também é necessário que você perceba aquela sensação de dor de dono dos especialistas em mídias sociais em relação à marca dos seus clientes. O profissional deve se preocupar com a reputação da marca tanto quanto você para conseguir aproveitar as redes sociais da melhor maneira possível. Além disso, procure não se distanciar de mais de quem for gerenciar seu perfil no Facebook, no Twitter, no Instagram depois que o trabalho estiver acontecendo. Como diz o ditado, “o olho do dono é que engorda o gado”.
Caso você seja proprietário ou gestor de uma microempresa, microempreendedor ou autônomo, pode ser que não tenha muito capital para investir em uma agência. Isso não é desculpa, contudo, para fazer feio nas mídias sociais.
Primeiro, tenha em mente: você provavelmente não é especialista em marketing. É preciso jeito, prática e paciência, muita paciência até conseguir resultados que seriam mais rápidos com a ajuda de uma agência. Portanto, veja algumas dicas para gerir seus próprios perfis em redes sociais:
E aí, vai terceirizar ou internalizar?
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