Conhecer histórias de turismo gastronômico o ajudará a entender como aproveitar o crescimento dessa modalidade para impulsionar seu estabelecimento. Sabendo disso, apresentamos neste artigo quatro cases inspiradores. Confira!
O turismo gastronômico é uma tendência que se torna cada dia mais relevante.
Prova disso é que estudos divulgados pela World Food Travel Associaion (WFTA) apontam que, atualmente, a gastronomia ocupa a terceira colocação entre os principais motivos que levam turistas a viajar. Além disso, é importante destacar também que:
– 83% dos participantes do levantamento disseram que, para eles, comer e beber ajudam na compreensão local na cultura de um destino.
– 93% dos viajantes podem ser considerados food travellers (viajantes que participaram de uma experiência de consumo de alimentos e bebidas).
– Cerca de 70% dos viajantes que tiveram experiências gastronômicas em viagens compraram produtos para levar para casa.
Ou seja, estes dados mostram a importância dessa modalidade não apenas para o mercado turístico, mas também para o hoteleiro!
Nesse sentido, estabelecimentos que oferecem atrações voltadas à gastronomia e a iniciativas relacionadas ao turismo gastronômico têm se destacado.
Sabendo disso, apresentamos a seguir casos de hotéis e organizações que estão utilizando o turismo gastronômico para impulsionar o turismo em suas respectivas regiões. Além disso, na sequência, falamos sobre as reflexões que essas histórias de turismo gastronômico podem proporcionar para você.
Esperamos que após ler o artigo, você possa se inspirar para começar a desenvolver o mesmo tipo de projeto em sua região!
Vamos lá?
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O Canadá é um país conhecido por sua hospitalidade e por ser um lugar de oportunidades àqueles que topam encarar as baixas temperaturas (consideradas por muitos o grande problema local, veja bem!) na esperança de ter uma vida melhor.
Mas, quando o assunto é culinária, são poucas as pessoas que sabem responder com precisão o que se come e o que se produz no país. Com exceção dos experts em gastronomia mundial, é claro.
Essa questão tem muito a ver, aliás, com o tamanho territorial do Canadá. Afinal, por ser tão grande, o país sofre com uma certa crise de identidade nesse sentido. O que afeta até mesmo o marketing feito para atrair turistas, uma vez que é muito mais complicado sintetizar as características turísticas de um território tão grande.
Pensando em mudar essa realidade, o departamento de turismo do país começou a realizar uma série de ações visando afirmar sua identidade cultural e, em conjunto, gastronômica.
Inclusive, recentemente, Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, participou de uma ação que teve como objetivo promover o turismo gastronômico local.
No vídeo abaixo (com legendas em inglês disponíveis), Trudeau bate um papo com a chef Kristen Kish. Na conversa, ele aproveita para falar sobre a cultura diversificada da culinária do país e suas regiões, ressaltando ainda que se um turista deseja conhecer a fundo a comida canadense e sua cultura, ele tem que conhecer tanto as grandes cidades, como o interior do país.
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Territorialmente, o Texas é o maior estado dos Estados Unidos. Bastante conhecido no Brasil pela cultura faroeste, o estado também possui uma culinária muito característica.
Para atrair mais turistas à região, a secretaria de Turismo do Texas criou a campanha Discover More Texas – projetada para que turistas conheçam a parte mais inusitada do Texas. Há, inclusive, uma área toda dedicada à gastronomia local: a Texas food favorites.
Nela, é possível conhecer, por exemplo, restaurantes de comida típica, lugares perfeitos para jantares especiais, regiões vinicultoras do Texas e culinária surpreendente. Bacana, não?
Por meio de conteúdo divulgado nas redes sociais, a campanha obteve um engajamento muito grande, alcançando mais de duas milhões de pessoas através da hashtag #DiscoverMoreTexas.
Outro exemplo de que o marketing do turismo gastronômico pode atrair novos turistas a região, quando bem realizado.
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A Itália é um dos países mais visitados por turistas no mundo. Afinal, sua cultura e sua história são mundialmente, assim como sua gastronomia. Aliás, você conhece alguém que não goste de comida italiana? Difícil, não é mesmo? Pois a culinária italiana é uma das mais apreciadas em todo o mundo.
Então, supostamente, não deveria haver nenhuma dificuldade para cidades italianas atraírem turistas, certo?
Contudo, muitos viajantes optam por conhecer apenas cidades mais famosas – como Roma, Milão e Veneza, por exemplo – em sua visita ao país.
Dessa forma, uma região do sul da Itália – Apúlia – sabia que deveria usar uma estratégia diferente para se destacar. A tática escolhida foi focar na culinária local.
No site da campanha é possível encontrar um “menu de emparelhamento” de pratos de diferentes locais da Apúlia, um pequeno vídeo da preparação de cada prato e a localização regional em que é servido, além de outras informações.
Além disso, a campanha Puglia Travel Flavours apoiou o turismo sustentável, incentivando os viajantes a olharem além dos destinos turísticos italianos mais convencionais e explorar a região da Apúlia através da culinária.
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Nosso país é conhecido por sua diversidade cultural. E na culinária isso não é diferente. Em cada estado existe pelo menos um alimento típico.
Ou seja, não faltam oportunidades para estabelecimentos hoteleiros que querem usar essa variedade gastronômica que é um atrativo para turistas não só brasileiros, mas também estrangeiros, a seu favor.
Aliás, já há muitas histórias de turismo gastronômico nacional. Inclusive, duas delas merecem destaque…
Em Minas Gerais, por exemplo, a Rota do Queijo engloba 23 cidades que, de alguma forma, estão conectadas a esse que é um dos principais produtos mineiros. Criada pelo Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, a Rota do Queijo oferece uma oportunidade aos turistas de saberem mais sobre a cultura mineira.
Além disso, no Ceará, existe outra rota que também leva cultura, comida e conhecimento aos turistas – além de oportunidades aos gestores hoteleiros. Trata-se da Rota Verde no Café. Pois é, em um estado conhecido pela beleza de suas praias, existe também um turismo voltado a contar e mostrar a história deste que já foi o principal produto da economia nacional. Legal, né?
Mosteiros, fazendas e sítios fazem parte deste roteiro em que o turista pode:
– Saber mais sobre a história da produção cafeicultora no Brasil.
– Acompanhar de perto a produção de alguns dos cafés mais deliciosos do país.
– E, é claro, experimentar o verdadeiro café brasileiro.
Você deve concordar que são boas histórias de turismo gastronômico/iniciativas, não é mesmo?
Porém, para que elas realmente façam a diferença no seu dia a dia como gestor hoteleiro, o ideal é que você não feche este artigo sem antes pensar sobre como esses cases podem podem inspirá-lo a atrair para o seu estabelecimento/para a sua região, viajantes que valorizam essa modalidade de turismo.
Neste sentido, o roteiro de perguntas abaixo é um bom ponto de partida para essas suas reflexões!
– Qual é a principal atração culinária da sua cidade/região?
– De que forma você pode atrair mais clientes para o seu estabelecimento utilizando o turismo gastronômico?
– Com que órgãos/empresas você pode fazer parceria para usar os atrativos gastronômicos da sua região para atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento?
Quer saber mais dicas sobre o assunto? Deseja falar sobre a sua experiencia na área? Deixe um comentário e nos ajude a enriquecer esse debate!
Sucesso!