fbpx

Nossas Sugestões

Infográfico: Como traçar a rota do cliente dentro da loja (+ planilha para mapear o fluxo do seu estabelecimento)

Infográfico: Como traçar a rota do cliente dentro da loja (+ planilha para mapear o fluxo do seu estabelecimento)

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/10/18

Você sabia que por meio de técnicas de merchandising é possível orientar os consumidores a caminharem pelas áreas que você quer que eles explorem em seu estabelecimento? É isso que ensinamos neste infográfico! Confira as dicas e saiba como traçar a rota do cliente dentro da loja.

A rota do cliente dentro da loja

rota do cliente dentro da loja

Merchandising não é apenas colocar o produto certo no lugar certo! Mas, sim, colocar o produto correto, no lugar certo, junto com o cliente certo.

O autor desta declaração é Claudio Diogo, especialistas em vendas e consumo e diretor da consultoria Tekoare.

Segundo ele, a partir da década de 1980, os lojistas começaram a observar que é importante prestar atenção na rota do cliente dentro da loja. Ele exemplifica comentando que as pessoas destras (que são a maioria) tendem a caminhar mais para o lado direito. Sabendo disso, muitas lojas passaram a considerar essa questão na hora de dispor seus produtos.

No caso dos supermercados, por exemplo, os produtos que geralmente as pessoas não vão buscar como necessidade principal são posicionados no lado direito, fazendo os clientes encontrarem esses itens no meio do caminho. Assim, quem sabe, elas aproveitem para comprá-los“, aponta.

Claudio afirma ainda que, enquanto os clientes estiverem andando pela sua loja, eles precisam ser provocados pelos seus produtos. Estes, por sua vez, precisam estar muito bem posicionados, limpos, visíveis etc.

Quer saber como organizar o seu PDV dessa forma?

Veja o infográfico abaixo! Ele reúne as dicas do especialista sobre como traçar a rota do cliente dentro da loja por meio de técnicas de merchandising.

(clique na imagem para ampliar)

Clique aqui para baixar este infográfico.

E-book sobre merchandising + planilha para mapear o fluxo de clientes dentro da loja

rota do cliente dentro da loja

Este infográfico sobre como traçar a rota do cliente dentro da loja é apenas uma parte das 35 dicas que exploramos no e-book Guia prático de Merchandising para varejo“.

Nele, além de conferir orientações de especialistas na área de merchandising, vitrinismo e desenvolvimento de PDV estratégico, você terá acesso a uma planilha para mapear o fluxo de clientes dentro da sua loja.

Esse documento o ajudará a entender quais são os pontos mais movimentados no seu estabelecimento e quais são aqueles que ficam esquecidos.

Com essas informações, você poderá criar ações para aproveitar as áreas quentes e também para melhorar os pontos de baixa movimentação.

CLIQUE AQUI e baixe o material!

Por falar em traçar a rota do cliente dentro da loja, Paulo Souza, coordenador de Marketing do Grupo Gazin, ressalta:

“O segredo para que o merchandising contribua efetivamente em todas essas questões é enxergar a loja não com um olhar de gestor ou de vendedor, mas, sim, com o olhar do cliente.”

Assista ao vídeo com o especialista e aprenda mais sobre como atrair e direcionar o olhar e os passos dos clientes na sua loja:

Saiba mais!

Quer ter acesso a mais dicas práticas e estratégicas sobre merchandising no varejo? Leia também:

O merchandising e a experiência do cliente no varejo
→ 10 erros de merchandising que prejudicam suas vendas
→ 4 táticas de merchandising para aumentar suas vendas
→ O papel do merchandising e da decoração nas datas comemorativas no varejo

Esperamos que essas dicas o ajudem a traçar a rota do cliente dentro da loja. Assim, ficará mais fácil aprimorar a experiência dos consumidores e aumentar as chances de vendas em seu estabelecimento.

Bom trabalho!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 7
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "Infográfico: Como traçar a rota do cliente dentro da loja (+ planilha para mapear o fluxo do seu estabelecimento)"

Comentar