fbpx

Nossas Sugestões

A importância das avaliações em vídeo no processo de decisão de compra

A importância das avaliações em vídeo no processo de decisão de compra

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/10/18

Os consumidores da atualidade querem ter acesso a conteúdo multimídia e a depoimentos de outros clientes que os ajudem a entender melhor o produto ou serviço que desejam comprar. Entenda como eles têm buscado experiências de pessoas reais para validar suas decisões de compra e saiba qual é o papel das avaliações em vídeo nesse contexto lendo este artigo.

A relevância dos vídeos na jornada de compra

Não é novidade que os consumidores atuais são verdadeiros detetives quando se trata de pesquisar um produto ou serviço antes de comprá-lo. Mas o que talvez você não saiba é que o vídeo tem um papel central nessa “investigação”. Os dados abaixo comprovam isso.

— 80% dos consumidores dizem que assistem a vídeos relacionados a produtos já no início da jornada de compra. (Fonte: Google)
— Entre os conteúdos de redes sociais, 86% dos consumidores afirmam que o vídeo é o formato que mais influencia suas decisões de compra. (Fonte: eMarketer)

avaliações em vídeo

Uma das razões pelas quais o vídeo faz tanto sucesso é que o material multimídia ajuda o cliente a ter uma amostra do produto ou serviço antes mesmo de comprá-lo.

Nesse sentido, um tipo específico de conteúdo se destaca: as avaliações em vídeo feitas por outros consumidores ou por influenciadores digitais.

A importância das avaliações em vídeo

“Analisando o comportamento dos usuários do YouTube, percebemos que consumidores estão buscando (e assistindo) cada vez mais a experiência pessoal de outras pessoas para ajudá-los a tomar a melhor decisão de compra. É muito mais do que um simples review.”
Sara Kleinberg diretora da área de Ads Research e Insights da Google.

Sara explica que ter uma opinião honesta, de “pessoas normais” (que são como eles e que tiveram que fazer o mesmo tipo de escolha), deixa os consumidores mais seguros em relação às suas decisões.

E isso vale tanto para avaliações em vídeo de outros clientes como para reviews feitos por influenciadores digitais.

avaliações em vídeo

Análises do Google indicam que, nos últimos dois anos, os usuários passaram:

— 10 vezes mais tempo assistindo a vídeos no estilo “compre comigo”. Neste caso, alguém registra em vídeo seu processo de compra.
— 12 vezes mais tempo assistindo a vídeos no estilo “como funciona”. Nestes vídeos, alguém explica as funcionalidades de determinado produto.
— Duas vezes mais tempo assistindo a vídeos no estilo “tudo o que você precisa saber”. Aqui, alguém detalha características e informações úteis de um produto.

Além disso, o levantamento revelou que o YouTube tem se tornado o novo “manual de instruções”. Afinal, quando se trata de aprender como um produto funciona, os consumidores preferem assistir a vídeos a ler as instruções.

Como utilizar as avaliações em vídeo

Agora que você já sabe mais sobre a relevância das avaliações em vídeo na jornada de compra do consumidor atual, pode estar se perguntando:

Ok, mas como eu aplico isso em minhas ações de marketing?

Para responder a essa pergunta e ajudá-lo a utilizar as avaliações em vídeo de maneira estratégica, listamos a seguir cinco dicas importantes. Acompanhe!

1 – Ofereça o conteúdo que os clientes buscam

avaliações em vídeo

Os consumidores querem ter acesso a informações práticas relacionadas aos produtos. Ou seja, eles desejam ter uma amostra de como os produtos funcionam!

Sabendo disso, sua loja pode se antecipar e oferecer esse conteúdo em vídeo. Dessa forma, durante a jornada de compra, possíveis clientes encontrarão os materiais produzidos pela sua loja.

Um exemplo nesse sentido é a página de vídeos da Amazon nos EUA. Ela traz informações práticas e instruções relacionadas aos produtos que são vendidos na plataforma. Há, por exemplo, o guia para comprar relógios smart; como escolher a melhor cadeira; como utilizar Alexa Home etc. Clique aqui e confira.

Você pode criar uma biblioteca de vídeos parecida em sua loja, listando as informações que seus clientes mais buscam. Para isso, precisa fazer pesquisas e análises dos comentários e dúvidas deixado no SAC e criar vídeos para responder essas questões.

Que tal?

Dicas práticas!

Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo
Como produzir vídeos para sua loja atrair e engajar mais consumidores
Como produzir conteúdo em vídeo para sua loja de forma simples e eficiente

2 – Utilize vídeos para posicionar sua marca nas redes sociais

avaliações em vídeo

Pesquisas indicam que o vídeo é o formato de conteúdo que mais influencia os consumidores nas redes sociais. Por isso, se você quer que sua loja seja encontrada pelos clientes durante a jornada de compra, precisa se preocupar em produzir este tipo de conteúdo.

Além de publicar os vídeos no YouTube, divulgue esse material em outras redes sociais. E ainda, aproveite as funcionalidades de vídeos específicas de cada plataforma para posicionar sua marca. Neste sentido, lembre que tanto o Facebook quanto o Instagram, por exemplo, possuem uma área para publicação de vídeos curtos e temporários. Use-as a seu favor!

Dicas práticas!

Como usar vídeos curtos nas redes sociais
Como sua loja pode usar o Facebook Live Video para vender mais
O que é o Snapchat e como sua loja pode usar essa ferramenta

3 – Compartilhe avaliações em vídeos relacionadas à sua loja e aos seus produtos

impactos do airbnbOs consumidores valorizam muito mais a palavra de outros clientes. Tanto é que as pesquisas do Google indicam grande crescimento na busca por avaliações em vídeo.

Para utilizar essa demanda a favor da sua loja, sempre que possível, compartilhe os reviews em vídeo feitos por seus clientes.

Pode ser um vídeo de alguém falando sobre o seu estabelecimento ou marca, ou um depoimento ou explicação em vídeo sobre algum produto que sua loja vende. Esse tipo de conteúdo ajudará a conquistar a confiança de muitos consumidores.

Saiba mais!

O que é prova social e como ela pode fortalecer a credibilidade da sua loja
Vídeo: A importância das avaliações dos clientes no e-commerce

4 – Faça parcerias com influenciadores digitais

avaliações em vídeo

Os influenciadores digitais (pessoas em destaque nas redes sociais, seguidas por determinados públicos) são especialistas em desenvolver conteúdo para internet. Muitos internautas são diretamente influenciados por eles – daí o nome, “influenciadores”.

Se bem realizada, uma parceria com um influenciador pode ser muito benéfica para o seu negócio. Afinal, quando esses criadores de conteúdo fizerem uma avaliação em vídeo indicando sua loja, muitos consumidores terão interesse em comprar nela!

Saiba mais!

Marketing de influência no varejo

5 – Anuncie no YouTube

avaliações em vídeo

Você já sabe que os clientes buscarão no YouTube vídeos relacionados aos produtos que sua loja vende. Então, nada mais apropriado do que anunciar sua marca nesta plataforma, concorda?

Nesse sentido, é interessante desenvolver campanhas que associem a visualização do anúncio a vídeos que tenham ligação com a sua loja ou os produtos anunciados.

Saiba mais!

3 maneiras de anunciar no YouTube

Boas dicas, não é mesmo?

Agora, é com você!

Coloque essas ideias em prática e aproveite todas as oportunidades geradas pelas avaliações em vídeo. Assim, você aumentará o engajamento com seu público e também suas vendas!

Sucesso!

Imagens: Freepik; Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


6 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 13
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

6

comentários em "A importância das avaliações em vídeo no processo de decisão de compra"

Comentar