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O comportamento online de viajantes a lazer

O comportamento online de viajantes a lazer

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/10/16

A Phocuswright, consultoria internacional na área de viagens e turismo, em parceria com a Expedia, uma das maiores OTCs do mundo, desenvolveu uma pesquisa para mapear o comportamento do consumidor de viagens na internet. O estudo mostra como o mercado vem se desenvolvendo e quais são os canais em destaque no que diz respeito à compra de passagens e hospedagem.

Confira os destaques dessa pesquisa e entenda mais sobre as preferências do viajante atual.

Mercado em expansão

A análise identificou que, independente dos canais utilizados, o mercado de turismo e viagens apresenta um crescimento constante em todas as regiões do globo. Com 55 milhões de viajantes a lazer, o Brasil é o terceiro maior país desse mercado – ficando atrás da China e dos EUA.

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Para pensar:

Você conhece bem o mercado brasileiro de turismo? Para acompanhar a expansão do segmento é preciso ter informações sobre seus possíveis clientes para saber o que oferecer a eles. Clique aqui e leia um artigo que pode ajudá-lo.

Seleção de hospedagem online em alta

O estudou apontou ainda que tanto a área de compra de passagens como a de estadias têm se beneficiado com a expansão desse mercado. O Brasil é o segundo na lista dos viajantes que compram passagens online e também se destaca quanto ao número de hospedagens reservadas pela web – mais de 70% dos viajantes a lazer no país reservam seus quartos de hotel/albergue/pousada/resort pela internet. A previsão é de que, até 2017, 27% de todas as compras de viagem no Brasil sejam feitas por canais online.

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Para pensar:

O que o seu hotel tem feito para atrair esses consumidores online? Será que você não está perdendo clientes por não atuar efetivamente nesse canal? Oferecer informações relevantes e realizar ações para que os visitantes do seu site tenham interesse genuíno em se hospedar em seu estabelecimento podem ajudá-lo nesse sentido. Confira algumas dicas para fazer seu hotel se destacar na web:

Compartilhamento de experiências de viagem

Mas não é só o ato da compra que tem ganhado destaque no meio online. Os viajantes também cada vez mais usam a web para pesquisar destinos, ler avaliações de outros clientes e também compartilhar suas próprias experiências.

No Brasil, este é o cenário:

  • 83% dos viajantes a lazer selecionam destinos por meio da pesquisa online.
  • 79% fazem pesquisas (de passagem e hospedagem) pela web.
  • 71% compram serviços para a viagem na internet.
  • E 31% compartilham suas experiências nesse canal.

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Para pensar:

Sua marca incentiva o compartilhamento de experiências dos clientes? O que as pessoas podem encontrar nos canais do seu estabelecimento? E quando elas buscam por hotéis em sua região, elas conseguem facilmente encontrar o seu hotel? Desenvolver uma estratégia de divulgação de conteúdo qualificado é fundamental para ajudar os viajantes em seu processo de compra e, assim, conquistá-los e transformá-los em clientes. Clique aqui para saber como o Marketing de Conteúdo pode fortalecer sua marca na web.

Sites de hotéis x OTAs (Online Travel Agencies)

O estudo aponta ainda que aqueles viajantes que já sabem claramente para onde querem ir, onde irão ficar e o que irão fazer geralmente estão mais propensos a ir diretamente no site da companhia – seja para comprar passagem aérea, alugar um carro ou reservar quartos de hotéis e pousadas. No entanto, os especialistas da Phocuswright destacam que, em muitos casos, mesmo quando o viajante já sabe para onde ir, isso não significa que ele para de pesquisar na web. Nesse sentido, as OTAs oferecem uma vantagem maior aos consumidores de viagem, pois permitem que, em um só lugar, eles possam comparar diferentes opções de serviços. E isso se destaca principalmente na reserva de hospedagem.

No Brasil, enquanto 75% dos viajantes pesquisam e reservam hotéis por meio de OTAs, apenas 21% vão diretamente para o site da empresa de hotelaria.

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Para pensar:

Você tem sofrido com o fato de os hóspedes irem diretamente para as OTAs, sem nunca acessarem o site do seu hotel? Por meio da construção de uma estratégia online eficiente e com o oferecimento de vantagens aos hóspedes que reservam pela sua página é possível reverter esse cenário. Confira algumas dicas neste artigo.

Dispositivos móveis na compra de viagens

Em geral, a utilização de dispositivos móveis vem crescendo em diversos segmentos – e no mercado de viagens não é diferente. Cada vez mais os viajantes utilizam seus smartphones e tablets para pesquisar e reservar passagens e hotéis. Nesse canal, as OTAs também vêm se destacando, já que empresas desse setor investem fortemente no desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis.

No que diz respeito à reserva de hospedagem feita por smartphones, 29% dos viajantes brasileiros utilizam plataformas de OTAs – apenas 21% utilizam canais dos hotéis.

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Para pensar:

Como está a imagem de seu hotel nos sites de OTAs? O que o cliente irá visualizar ao encontrar o seu hotel nesses canais? Gerenciar os comentários e sempre ter informações atualizadas é fundamental para ter destaque nessas páginas. Clique aqui e saiba como aumentar sua pontuação no TripAdvisor.

O que achou dessas informações? Elas estão compatíveis com a realidade vivida pelo seu hotel ou pousada? Deixe um comentário com suas impressões sobre a pesquisa.

E se quiser conferir o relatório completo, clique aqui e faça o download (material em inglês).

Imagens: Freepik

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