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O que é omotenashi e quais são as lições que esse conceito traz para o seu estabelecimento

O que é omotenashi e quais são as lições que esse conceito traz para o seu estabelecimento

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/05/18

Você já ouviu falar em “omotenashi“? Não? Pois deveria! Afinal, esse é um conceito de altíssimo valor para empresas de hospedagem que desejam se destacar no mercado. A seguir, descubra o que é omotenashi e entenda como aplicá-lo em seu estabelecimento.

Escrito por Francine Pereira, correspondente do Blog do Varejo no Japão

O que é omotenashi

omotenashi

Omotenashi é uma expressão japonesa que pode ser traduzida literalmente como: hospitalidade, servir, tratar bem. Esse conceito está intimamente ligado à cultura do Japão e está presente em todas as empresas que prestam algum tipo de serviço – não apenas na hotelaria.

Ter omotenashi nos negócios significa fazer de tudo para que o cliente se sinta especial, é garantir um atendimento impecável e de alto nível.

 Lições omotenashi para hotéis e pousadas

Este conceito japonês traz grandes lições para hotéis e pousadas que desejam se destacar pela excelência no atendimento. Entenda mais sobre o omotenashi e saiba como ele pode ajudar seu estabelecimento a encantar os hóspedes.

1 – Atenção aos mínimos detalhes

omotenashi

As empresas japonesas praticam omotenashi ao cuidar de detalhes específicos que fazem toda a diferença para o consumidor. No mercado, por exemplo, os atendentes embalam cuidadosamente os itens e colocam gelo nos produtos que necessitam de refrigeração. E nas lojas, as sacolas recebem uma proteção especial quando está chovendo.

São ações simples, mas que elevam o atendimento e a satisfação dos clientes.

Para refletir:

  • O que o seu hotel ou pousada está fazendo nesse sentido?
  • Quais são os detalhes que diferenciam o seu estabelecimento?
  • De que forma você pode melhorar o atendimento por meio do cuidado com detalhes fundamentais?

Dica de leitura! 5 ideias para dar um toque mais pessoal na estadia em seu hotel ou pousada

2 – Foco no bem-estar do cliente

omotenashi

O omotenashi defende a satisfação e o bem-estar do cliente em primeiro lugar. Tudo é realizado de forma a garantir que o cliente esteja feliz com o serviço recebido.

Se, por exemplo, você entrar em uma loja e perguntar a direção para um determinado lugar, tenha certeza de que o atendente fará de tudo para ajudá-lo. Muitas vezes, ele até sairá da loja para acompanhá-lo até o seu destino. 

Com omotenashi, cada cliente potencial é tratado com um atendimento VIP.  

Para refletir:

  • Quando você cria ações e processos em seu estabelecimento, leva em consideração o bem-estar do cliente?
  • O que o seu hotel ou pousada faz atualmente para garantir que cada hóspede que entre em seu estabelecimento saia feliz e satisfeito?
  • Como você ajuda seus hóspedes durante a estadia?

Dica de leitura! 6 formas simples de encantar seus hóspedes

3 – Antecipação de necessidades

omotenashi

A antecipação das necessidades ajuda a garantir que cada mínimo detalhe nos serviços prestados resulte em um atendimento impecável. É possível perceber isso no omotenashi japonês pela forma como as empresas e os profissionais buscam surpreender e encantar os clientes.

Nos restaurantes, por exemplo, as pessoas recebem uma toalha úmida para limpar as mãos. Assim, não precisam levantar para ir ao banheiro. E, ainda, antes mesmo que a água ou chá do cliente termine, os atendentes vão até à mesa e reabastecem seu copo.

Para refletir:

  • Quão bem você conhece as necessidades e as preferências do seu público?
  • Quais são as ações que você realiza atualmente e que estão alinhadas a expectativas e necessidades dos seus hóspedes?
  • Como você poderia melhorar o atendimento em seu estabelecimento, antecipando alguma necessidade ou preferência dos seus clientes?

Dica de leitura! Como personalizar a experiência do hóspede

4 – Excelência em primeiro lugar

omotenashi

Em muitas lojas no Japão, quando você compra um presente, além de receber o produto embalado, os atendentes oferecem também uma sacola extra. O motivo? É bem provável que a sacola da loja amasse no trajeto. Por isso, eles oferecem essa sacola extra para você dar o presente de forma impecável.

Esse é um exemplo de como o omotenashi preza pela excelência em primeiro lugar. As empresas não economizam quando o assunto é garantir um atendimento de alto nível do início ao fim do processo de compra e venda.

Para refletir:

  • Você fez algum corte recente no orçamento? Como isso se refletiu no atendimento e nos serviços do seu estabelecimento?
  • Você já pensou em separar um orçamento para investir em ações especificamente voltadas à excelência no atendimento?
  • Como o serviço do seu hotel ou pousada continua encantando o cliente mesmo depois que ele vai embora?

Dica de leitura! 5 maneiras de surpreender os hóspedes

Aprenda mais!

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre como o omotenashi pode beneficiar negócios de todos os segmentos, aliando tecnologia ao atendimento humanizado:

Esperamos que as lições do omotenashi inspirem você a criar ações focadas na excelência do atendimento e na satisfação total dos seus hóspedes.

Bons negócios!

Imagens: The Japan Times; Bigstock; Freepik

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