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Três conselhos que todo lojista deveria seguir em 2016

Três conselhos que todo lojista deveria seguir em 2016

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/01/16

Já fez sua lista de resoluções para 2016? É muito importante, sim, planejar o futuro, mas é fundamental entender que, muitas vezes, o que faz diferença em sua vida não são os grandes planos, mas os pequenos detalhes que precisam ser realizados no dia a dia. 

Pensando nisso, iniciamos o ano listando apenas três conselhos para você, lojista, seguir em 2016. Mais do que tendências do mercado, esses três tópicos indicam ações e atitudes fundamentais para que sua loja esteja em sintonia com seu público neste ano. Seja por meio da experiência que o cliente tem com sua marca ou na forma como ela o ajuda.

Vamos lá?

1) Priorize a experiência do consumidor

dicas de vendas 1Durante 2015, em diversas oportunidades aqui no blog ressaltamos a importância da experiência de compra do seu cliente. E não foi à toa. Cada vez mais, na medida em que a tecnologia facilita o acesso a uma infinidade de produtos do mundo inteiro, a experiência que o consumidor tem com sua marca torna-se um fator crucial para a decisão de compra.

Levando em conta que as pessoas podem adquirir o que quiserem pelo computador, do conforto do seu lar e, muitas vezes, pagar mais barato, o que faria alguém ter o trabalho de ir até a sua loja para comprar? A resposta está no relacionamento que é construído a partir das experiências que o cliente tem com sua marca.

E apesar de isso ser mais forte no varejo físico, até mesmo no online a experiência que o site proporciona é fator decisivo de compra – visto que a concorrência na web é muito grande e se destacar nessa imensidão de e-commerce é igualmente difícil. Por isso, em 2016, priorize, acima de tudo, a experiência do consumidor. Se tiver que escolher entre ter o preço mais baixo e oferecer uma experiência incrível, escolha a segunda opção. Preço baixo é fácil de ser copiado e superado. Agora, uma lembrança marcante e um relacionamento verdadeiro oferecido pela loja, que mostra-se efetivamente disposta a ajudar seu cliente, isso sim é o que poderá conquistar de vez o consumidor e deixar sua marca em evidência daqui para frente.

Nesse sentido, estas dicas podem ajudá-lo a cumprir essa missão:

2) A compra é um ato social, ajude seu cliente a compartilhar essa experiência

dicas de vendas 2As redes sociais já não são grande novidade, certo? Porém, elas continuam fortes em 2016 e, o mais importante, mudaram de vez a forma como seus clientes se comunicam e interagem com as empresas das quais consomem e também com outros consumidores.

Comprar se tornou um ato social, porque seu cliente compra e quer compartilhar a aquisição com amigos e, mais importante, ele se sente na obrigação de avisá-los quando algo vai bem e principalmente quando algo vai mal na experiência dele com a loja.

Sendo assim, sua missão em 2016 é ajudar o cliente a dividir a experiência que ele teve em sua loja com os amigos e familiares dele. Se você tem uma loja online, é mais fácil incentivar isso por meio de botões de compartilhamentos e áreas de comentários. Porém, também é possível realizar ações nesse sentido em sua loja física. Que tal dar uma condição especial de compra para aqueles que indicarem amigos para comprar em sua loja? Ou, ainda, fornecer embalagens diferenciadas, que farão ele ter vontade de tirar uma foto e postar em suas redes sociais? Além disso, lembre-se de que o marketing boca-a-boca sempre existiu – muito antes de a internet surgir. Por isso, se você se sair bem com o conselho nº 1 – fornecendo uma experiência de compra marcante – pode ter certeza que seu cliente irá dividir isso com as pessoas com quem se relaciona. 

Quer colocar essa ideia em prática? Siga estas dicas:

3) Aposte em conteúdo de qualidade como serviço, canal de comunicação e relacionamento com o cliente

dicas de vendas 3Faz tempo que o consumidor já não é aquele indivíduo que fica na frente da TV recebendo informações. Hoje, seu cliente tem todas as informações que ele quiser ao alcance de alguns cliques na web. E mais: ele mesmo também produz as informações que precisa.

Por esse motivo, oferecer conteúdo de qualidade em 2016 poderá fazer sua loja estar em destaque no mercado. Digamos que você tenha uma loja de móveis. Quando um cliente buscar por dicas de decoração, dicas de móveis para o quarto ou conselhos sobre a melhor pia inox, quem será que irá ajudar ele? Se for uma loja a fornecer as informações que ele precisa, certamente ele estará muito mais inclinado a comprar nessa empresa, não acha?

Portanto, invista na produção de conteúdo de qualidade para chamar a atenção do seu público. E conteúdo de qualidade significa: fornecer informações que ajudem seu consumidor de alguma forma.

No entanto, assim como na venda, para o conteúdo ter sucesso, também é preciso conhecer a fundo o seu cliente e entender de que forma sua marca pode ajudá-lo. Por isso, converse com seu público antes de sair escrevendo. Pesquisas de opinião podem revelar qual é o melhor caminho para sua empresa seguir.

Além disso, tenha em mente que seus vendedores precisam estar a par dos conteúdos que a loja apresenta aos clientes. Dessa forma, os consumidores terão o mesmo nível de informações na web e no atendimento.

Estas dicas podem ajudá-lo a iniciar a produção de conteúdo:

dicas de vendas

Esperamos que esses conselhos possam ajudar sua loja a ter um 2016 muito produtivo e de muito sucesso – não só no que diz respeito às vendas, mas também no fortalecimento da relação entre sua empresa e seu público, que é o que garante o bom faturamento atual e futuro.  

 

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