Entenda a importância de atividades e experiências complementares e saiba como atrair mais hóspedes facilitando a vida de seus clientes no que diz respeito a essa necessidade cada vez mais importante quando o assunto é viajar!
Você já parou para pensar que o motivo para um cliente procurar seu estabelecimento pode não ser a hospedagem em si?
Pois é, atividades e experiências muitas vezes são as grandes responsáveis por despertar em alguém a vontade de viajar!
Entender isso é o primeiro passo para aproveitar essa tendência no comportamento dos viajantes. Porém, ficar só nessa primeira descoberta não é suficiente!
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a de fato se beneficiar dessa tendência, propomos a seguir algumas reflexões sobre o assunto.
Acompanhe!
De acordo com uma pesquisa realizada pelo GoogleThink em parceria com a Greenberg, Inc. os turistas procuram 3 vezes mais informações sobre atividades e experiências do que por hotéis nas 12 semanas que antecedem uma viagem.
Como destacam os pesquisadores, “independente do que eles [os turistas] estejam procurando, cada um desses momentos é uma oportunidade de engajá-los. (…)”.
Ou seja, se na sua cidade há uma atração muito procurada, atividades características, gastronomia típica, e assim por diante, você pode – e deve – usar isso a seu favor.
Como?
– Produzindo conteúdo sobre o tema para o seu site ou blog.
– Criando posts para as redes sociais valorizando esses diferenciais da sua região.
– E assim por diante.
O Expedia – site de reservas online de passagens e hospedagens – faz isso muito bem!
Recentemente, por exemplo, eles criaram conteúdo em vídeo sobre um parque norte-americano que atrai muitos turistas.
Na descrição do vídeo, há links que direcionam para as reservas de pacotes para o Yellowstone. Unindo o útil ao agradável! Olha só:
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Mas não são apenas turistas que vêm de outras cidades ou países que merecem sua atenção quando o assunto são atividades e experiências.
A pesquisa do Google e da Greenberg, Inc. também revelou que o número de pesquisas móveis por “coisas a fazer perto de casa” aumentou 6 vezes nos últimos dois anos.
Ou seja, as pessoas têm demonstrado um interesse cada vez maior em experiências e atividades, por isso mesmo não ligam se elas forem em sua própria cidade!
Neste sentido, uma boa estratégia para movimentar seu estabelecimento é criar ações e experiências focadas no público local. Para isso, você pode, por exemplo, procurar empresas que topem fazer parcerias com o seu estabelecimento. Ou, ainda, desenvolver suas próprias iniciativas!
A verdade é que com a abordagem correta e oferecendo oportunidades únicas para os clientes, você pode atrair hóspedes que estão mais perto do que você imagina. Basta ser criativo!
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– Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes
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Por último, mas não menos importante, vale destacar os três motivos que fazem as pessoas buscarem informações sobre atividades e experiências antes de vivê-las.
Afinal, esse pode ser seu ponto de partida para pensar em estratégias de comunicação e marketing relacionadas a esse tipo de serviço.
Motivo #1: Despertar o interesse
Dica!
Uma viajante entrevistada pelo Google falou que inicia suas pesquisas com “melhor …”. Portanto, lembre-se disso na hora de criar conteúdos visando atrair clientes que buscam viver atividades e experiências.
Você pode, por exemplo, escrever sobre “a melhor forma de conhecer X (a sua cidade)”. Ou, então, sobre “o melhor menu de comida típica de X (a sua região).
Motivo #2: Construir confiança
Segundo o Google, as pessoas sentem a necessidade de se planejar para cada etapa de suas viagens. Para isso, fazem pesquisas para entender o mapa da cidade que vão explorar, saber os horários de atendimento dos locais que desejam visitar e assim por diante.
Para atender esse anseio, preocupe-se em deixar todas as informações básicas sobre seu estabelecimento – e também sobre as atividades e experiências que você promover – muito claras.
Motivo#3: Planejar o orçamento
Ninguém gosta de se surpreender com uma conta acima do esperado, certo? Portanto, apresente os preços das tarifas do seu estabelecimento, do menu do seu restaurante e de tudo mais que for cobrado em seu site e em seus posts nas redes sociais.
Acredite: isso ajudará a atrair os clientes certos para o seu hotel ou pousada. Além disso, ajudará a aumentar a confiança das pessoas em seu estabelecimento.
Leve esse conhecimento para o seu estabelecimento, para as suas reuniões com a equipe e, juntos, pensem em formas de usar atividades e experiências para atrair e fidelizar clientes.
Sucesso!