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A Black Friday está chegando! Sua loja está pronta?

A Black Friday está chegando! Sua loja está pronta?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/11/17

A tão esperada Black Friday é esta semana! No dia 24 de novembro, lojas físicas e virtuais do Brasil inteiro estarão lotadas de clientes querendo aproveitar os descontos para realizar sonhos, comprar presentes, fazer a festa! Sua loja está pronta para aproveitar as oportunidades?

Expectativas para a Black Friday de 2017

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontam que a Black Friday deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões no Brasil este ano. Isso representa um crescimento de 18% em relação ao ano passado.

O bom desempenho das vendas on-line nos primeiros meses de 2017 é uma das justificativas desse movimento. Segundo a 36ª Webshoppers, pesquisa publicada pela Ebit, o e-commerce faturou R$21 bilhões no primeiro semestre, 7,5% a mais que o mesmo período do ano anterior!

Boas perspectivas, não é mesmo?

Mas verdade seja dita: o cenário favorável não é, obrigatoriamente, sinônimo de sucesso para a sua loja!

Para garantir que a Black Friday jogue a seu favor, você precisa tomar alguns cuidados. Maurício Trezub, diretor de e-commerce da Totvs, tem algumas dicas nesse sentido. Acompanhe!

Mauricio Trezub - Black Friday - Totvs

4 dicas para vender mais na Black Friday

1) Prepare seu estoque

A falta de produto em estoque é uma coisa que irrita qualquer consumidor! Por isso, para aproveitar datas como a Black Friday, você precisa cuidar muito bem do seu estoque.

As dicas de Trezub nesse sentido são:

  • Trabalhar com uma margem de segurança, levando em consideração o tempo de reposição do produto.
  • Atualizar o inventário antes de cada data comemorativa. Assim, você conseguirá avaliar se os produtos e a quantidade de itens no estoque físico são os mesmos que constam na internet, evitando mal-estar com os clientes.

Precisa de ajuda para cuidar melhor do seu estoque? Leia este artigo:

Dicas de gestão: giro de estoque

2) Faça promoções que sejam boas para os clientes e para a sua loja

Não é necessário colocar todos os produtos da loja em liquidação só porque é Black Friday! Avalie muito bem seu mix e ofereça descontos em itens que podem beneficiar sua loja caso entrem em promoção. Sim, o cliente precisa ficar satisfeito com a compra que fez, mas sua empresa também precisa “sair no lucro” com cada promoção que realiza.

Com isso em mente, estas são algumas possibilidades de raciocínio:

  • Um produto vai sair de linha ou vai ser atualizado? Pode ser uma boa incluí-lo na promoção da Black Friday!
  • Há itens encalhados há tempos no seu estoque? Um preço menor pode ajudar a resolver esse problema! Portanto, “Black Friday neles”!

Além disso, uma das características da Black Friday é a ideia da urgência pela compra. Como as promoções duram pouquíssimo tempo, você pode esperar loja cheia o tempo todo! Por isso, é fundamental preparar sua equipe para receber todo mundo bem.

Se seu foco for o e-commerce, aproveite os dias anteriores à Black Friday para testar sua plataforma. Você não vai querer que o site saia do ar justamente quando o número de visitas for maior do que o habitual, não é mesmo?

3) Tenha cuidado com o prazo de entrega

demandas do consumidor atual

Por conta do alto volume de pedidos, atrasos nas entregas por parte das transportadoras podem acontecer em períodos de datas comemorativas. Por isso, o alinhamento das expectativas é fundamental nesse momento!

Trabalhe com prazos um pouco maiores e mantenha contato frequente com seus clientes para atualizá-los sobre a situação das entregas. Se possível, conte com o serviço de mais de uma transportadora para entregar seus pedidos. Assim, você diminui a demanda de cada prestadora de serviço e, consequentemente, aumenta a probabilidade de elas cumprirem os prazos combinados.

4) Dê atenção ao pós-venda

Ok, você fez boas promoções, esvaziou seu estoque (enchendo o caixa) e viu que os clientes deixaram sua loja satisfeitos. Ufa, trabalho concluído, certo? Errado!

Se você quer que a Black Friday traga resultados verdadeiramente positivos para a sua empresa, precisa cuidar do pós-venda com muito carinho! Afinal, esse trabalho ajudará a aumentar a sua base de clientes fiéis e promotores.

Clientes promotores são aqueles que indicariam sua loja a amigos e conhecidos. Eles foram definidos assim por Fred Reiccheld, criador do conceito de Net Promoter Score (NPS). Para entender como funciona o NPS e aprender a medir a satisfação de seus clientes, clique aqui.

A verdade é que todo consumidor quer ser ouvido e ver suas necessidades serem atendidas ou seus problemas resolvidos. E essa atenção no pós-venda faz a diferença na avaliação que uma pessoa faz de uma empresa.

 

Leitura complementar!

Tudo o que você precisa saber sobre pós-venda

Com essas dicas e um bom planejamento, as expectativas de crescimento nas vendas se tornarão uma realidade em sua loja nesta Black Friday, ajudando a preparar o terreno para a Cyber Monday e para o Natal. Mas isso é assunto para outra hora…

Mãos à obra, boas vendas e sucesso!

Leia também!

A Black Friday já foi tema de diversos artigos aqui no blog. Para ler, basta clicar nos links abaixo!

E se você já quer começar a se organizar para as vendas de Natal, confira todo o conteúdo que já publicamos aqui no blog sobre a principal data comemorativa para o varejo clicando aqui.

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