Escolher fornecedores para atender às necessidades de um hotel ou pousada exige muita responsabilidade e conhecimento. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a garantir que suas decisões sejam sempre as mais adequadas à realidade do seu estabelecimento, conversamos com Luis Henrique Porciuncula Rodrigues.
Rodrigues atua há 15 anos na área de suprimentos e integra a Academia Brasileira dos Compradores para Hospitalidades e Restaurantes (ACOHR Brasil) e tem muito a ensinar a você que quer melhorar a forma como conduz esse importante processo em sua empresa. Ao colocar em prática as dicas que ele apresenta a seguir, você aumentará as chances de escolher fornecedores de qualidade para o seu estabelecimento. Acompanhe!
De acordo com Rodrigues, diversos fatores precisam ser considerados na hora de escolher fornecedores na hotelaria. Mas, sem dúvida, o principal deles é a qualidade dos produtos e serviços. Feita essa avaliação, é preciso ficar atento a outras questões:
Você trabalha duro para fortalecer a marca do seu hotel ou pousada, não é mesmo?
Por isso, uma de suas principais preocupações na hora de escolher fornecedores para seu estabelecimento deve ser garantir que eles tenham credibilidade. Afinal, sua marca e a marca do fornecedor passarão a ser associadas uma a outra depois que vocês formalizarem essa parceria, e você não quer associar o nome do seu hotel ou pousada ao de uma empresa que não tem credibilidade no mercado, quer?
Segundo Rodrigues, o “boca a boca” é a melhor forma de identificar a qualidade dos fornecedores.
“A troca de informações entre os compradores é a ferramenta mais eficaz para definir a possibilidade de inserção de um novo parceiro na organização. Se um parceiro teve uma boa experiência com determinado fornecedor, com certeza o indicará aos outros, destacando as qualidades primordiais que o agradaram nessa relação comercial”, afirma.
Portanto, na hora de escolher fornecedores para seu estabelecimento, busque referências com seus colegas de profissão. Neste sentido, pode ser interessante participar de um grupo de compradores da rede hoteleira no WhatsApp, por exemplo.
Além disso, as redes sociais podem ser suas aliadas para verificar a reputação de uma empresa e o grau de satisfação dos clientes dela. Que tal verificar as avaliações, comentários e o retorno dado aos clientes no Facebook? Ou, ainda, analisar a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui?
Branding na hotelaria – Construa uma marca forte e atraia e fidelize clientes
Atendimento eficiente é mais um pré-requisito fundamental para um fornecedor na hotelaria. Afinal, ao terceirizar um serviço ou adquirir produtos de outras empresas, você não quer ter dor de cabeça, certo?
Por isso mesmo, durante o processo de escolha de fornecedores, é essencial analisar a forma como seu possível parceiro conduz o processo de atendimento, pós-venda e comunicação. O atendimento deve ser eficiente, garantindo agilidade, tranquilidade e segurança. E isso não vale apenas para o momento da compra, mas também para o pós-venda.
A importância da transparência na hotelaria
Sim, preço é um dos requisitos que devem ser avaliados na hora de escolher fornecedores. No entanto, você não deve nunca escolher uma empresa apenas porque ela é a que cobra menos. Como diz o ditado, às vezes “o barato sai caro”…
“Não adianta pagar mais barato em um corte de carne, sendo que você terá uma perda de 15% no momento da produção. Compensa pagar um pouco mais caro para ter um produto selecionado, que resultará em uma perda mínima e que, principalmente, não fará com que a equipe de produção perca tempo limpando, selecionando e separando.”
Luis Henrique Porciuncula Rodrigues
Da mesma forma, nem sempre a empresa que cobra mais caro é a melhor. Por isso mesmo é tão importante não focar apenas no preço final!
Quando for escolher fornecedores para seu estabelecimento, verifique também:
5 estratégias de precificação na hotelaria
Não há nada mais frustrante do que fechar um contrato e não ter suas necessidades de entrega atendidas!
Se você quiser evitar que esse tipo de problema aconteça em seu estabelecimento, na hora de escolher fornecedores analise como funciona o estoque deles e como a entrega é feita.
Depois de fazer as devidas avaliações e identificar um fornecedor de qualidade, chega a hora de assinar o contrato e iniciar uma parceria de sucesso!
“A fidelização pode ocorrer com condições de pagamento especiais, com a troca de um produto por outro com mais rendimento e, ainda, com a abertura de exceções que possam ser interessantes para o comprador”, conclui Rodrigues.
Esperamos que essas dicas façam a diferença na hora em que você for escolher fornecedores para seu hotel ou pousada.
Fique atento a todas essas observações e boas compras!
Sucesso!