Nossas Sugestões

Como escolher os melhores fornecedores na hotelaria

Como escolher os melhores fornecedores na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/05/18

Escolher fornecedores para atender às necessidades de um hotel ou pousada exige muita responsabilidade e conhecimento. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a garantir que suas decisões sejam sempre as mais adequadas à realidade do seu estabelecimento, conversamos com Luis Henrique Porciuncula Rodrigues.

Rodrigues atua há 15 anos na área de suprimentos e integra a Academia Brasileira dos Compradores para Hospitalidades e Restaurantes (ACOHR Brasil) e tem muito a ensinar a você que quer melhorar a forma como conduz esse importante processo em sua empresa. Ao colocar em prática as dicas que ele apresenta a seguir, você aumentará as chances de escolher fornecedores de qualidade para o seu estabelecimento. Acompanhe!

O que levar em consideração na hora de escolher fornecedores na hotelaria

como escolher fornecedores na hotelaria

Luis Henrique Porciuncula Rodrigues

De acordo com Rodrigues, diversos fatores precisam ser considerados na hora de escolher fornecedores na hotelaria. Mas, sem dúvida, o principal deles é a qualidade dos produtos e serviços. Feita essa avaliação, é preciso ficar atento a outras questões:  

1) Credibilidade

Você trabalha duro para fortalecer a marca do seu hotel ou pousada, não é mesmo?

Por isso, uma de suas principais preocupações na hora de escolher fornecedores para seu estabelecimento deve ser garantir que eles tenham credibilidade. Afinal, sua marca e a marca do fornecedor passarão a ser associadas uma a outra depois que vocês formalizarem essa parceria, e você não quer associar o nome do seu hotel ou pousada ao de uma empresa que não tem credibilidade no mercado, quer?

Segundo Rodrigues, o “boca a boca” é a melhor forma de identificar a qualidade dos fornecedores“A troca de informações entre os compradores é a ferramenta mais eficaz para definir a possibilidade de inserção de um novo parceiro na organização. Se um parceiro teve uma boa experiência com determinado fornecedor, com certeza o indicará aos outros, destacando as qualidades primordiais que o agradaram nessa relação comercial”, afirma.

Portanto, na hora de escolher fornecedores para seu estabelecimento, busque referências com seus colegas de profissão. Neste sentido, pode ser interessante participar de um grupo de compradores da rede hoteleira no WhatsApp, por exemplo.

Além disso, as redes sociais podem ser suas aliadas para verificar a reputação de uma empresa e o grau de satisfação dos clientes dela. Que tal verificar as avaliações, comentários e o retorno dado aos clientes no Facebook? Ou, ainda, analisar a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui?

Em resumo, antes de fechar um contrato com um fornecedor, preocupe-se em:

  • Consultar profissionais de sua rede de contatos para verificar o que eles têm a dizer sobre tal empresa.
  • Descobrir o que outras pessoas estão falando sobre a empresa no Google e em redes sociais.
  • Exigir portfólio que mostre os trabalhos já realizados, para não ser surpreendido depois com resultados inesperados.
  • Pedir indicação de empresas com as quais você possa entrar em contato para atestar a qualidade do fornecedor.
  • Verificar com seu contador quais documentos devem ser solicitados para comprovar que a empresa é idônea e está em dia com suas obrigações.

Leia também!

Branding na hotelaria – Construa uma marca forte e atraia e fidelize clientes

2) Atendimento/pós-venda/comunicação

como escolher fornecedores na hotelaria

Atendimento eficiente é mais um pré-requisito fundamental para um fornecedor na hotelaria. Afinal, ao terceirizar um serviço ou adquirir produtos de outras empresas, você não quer ter dor de cabeça, certo?

Por isso mesmo, durante o processo de escolha de fornecedores, é essencial analisar a forma como seu possível parceiro conduz o processo de atendimento, pós-venda e comunicação. O atendimento deve ser eficiente, garantindo agilidade, tranquilidade e segurança. E isso não vale apenas para o momento da compra, mas também para o pós-venda.

Assim, quando for escolher fornecedores para sua empresa, não deixe de analisar:

  • Quais são as formas de contato?
  • Quanto tempo eles demoram para responder suas mensagens? – Se na fase de negociação um possível fornecedor demora demais para dar atenção às suas dúvidas, ligue o sinal de alerta!
  • É possível localizá-los com facilidade?
  • A comunicação com os membros do possível parceiro flui bem? Você consegue entender o que eles querem dizer, as informações que eles passam são claras, suas dúvidas são sempre sanadas da melhor forma possível?

Leia também!

A importância da transparência na hotelaria

3) Preço

desafios para a hotelaria em 2018

Sim, preço é um dos requisitos que devem ser avaliados na hora de escolher fornecedores. No entanto, você não deve nunca escolher uma empresa apenas porque ela é a que cobra menos. Como diz o ditado, às vezes “o barato sai caro”…

“Não adianta pagar mais barato em um corte de carne, sendo que você terá uma perda de 15% no momento da produção. Compensa pagar um pouco mais caro para ter um produto selecionado, que resultará em uma perda mínima e que, principalmente, não fará com que a equipe de produção perca tempo limpando, selecionando e separando.”

Luis Henrique Porciuncula Rodrigues

Da mesma forma, nem sempre a empresa que cobra mais caro é a melhor. Por isso mesmo é tão importante não focar apenas no preço final!

Quando for escolher fornecedores para seu estabelecimento, verifique também:

  • A relação custo-benefício do que está sendo negociado.
  • Se aquele preço está de acordo com o orçamento disponível.
  • Quais são as formas de pagamento.
  • Se o preço apresentado já é o valor final. Muitas vezes, compradores se esquecem de verificar acréscimos como impostos, fretes e custos de instalações. Grande erro! Afinal, é comum que esses valores não estejam em destaque e acabem interferindo negativamente na identificação dos custos.  

Leia também!

5 estratégias de precificação na hotelaria

4) Estoque e entrega

Não há nada mais frustrante do que fechar um contrato e não ter suas necessidades de entrega atendidas!

Se você quiser evitar que esse tipo de problema aconteça em seu estabelecimento, na hora de escolher fornecedores analise como funciona o estoque deles e como a entrega é feita.

  • A entrega deve acontecer no prazo estabelecido e de acordo com o pedido realizado. Ou seja, todas as características pré-estabelecidas em orçamento e/ou negociação precisam ser cumpridas.
  • Além disso, é fundamental garantir que não haja um repentino desabastecimento de produtos. Por isso, verifique a capacidade de atendimento com outras opções em períodos de entressafra.

Leia também!

O início de uma parceria de sucesso

Depois de fazer as devidas avaliações e identificar um fornecedor de qualidade, chega a hora de assinar o contrato e iniciar uma parceria de sucesso!

“A fidelização pode ocorrer com condições de pagamento especiais, com a troca de um produto por outro com mais rendimento e, ainda, com a abertura de exceções que possam ser interessantes para o comprador”, conclui Rodrigues.

Esperamos que essas dicas façam a diferença na hora em que você for escolher fornecedores para seu hotel ou pousada.

Fique atento a todas essas observações e boas compras!

Sucesso!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Como escolher os melhores fornecedores na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo