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5 dicas para ouvir melhor o que os outros têm a dizer

5 dicas para ouvir melhor o que os outros têm a dizer

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/01/18

Entenda por que é importante aprender a ouvir o que os outros têm a dizer e saiba como desenvolver essa habilidade.

No começo de dezembro do ano passado, o site de humor Sensacionalista desafiou seus leitores a enviarem esta mensagem a seus amigos e familiares:

Uma das principais constatações feita pelos participantes foi esta: muitas pessoas não leem as mensagens que recebem! (Você viu que tinha uma provocação ali no meio, não viu?)

É verdade que isso não é um grande problema quando estamos falando de mensagens de grupos do WhatsApp, mas se isso acontece dentro de uma empresa, o prejuízo pode ser grande! E é sobre isso que vamos falar hoje…

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As consequências de não ouvir

ouvir seus clientes

Entre equipes, e entre patrões e funcionários, poucos realmente escutam, leem e-mails, ouvem o que os outros têm a dizer. Mas não é que eles não ouvem por maldade. Segundo a biologia, o entendimento médio do ser humano é de 25%. Ou seja, entendemos uma informação de cada quatro.

Além disso, todos nós gastamos uma boa parcela de nossos dias ouvindo. A média é de 45% do cotidiano de trabalho ouvindo, 30% falando. O resto do tempo é dividido entre ler e escrever. Assim, o que usamos mais é o que menos aprendemos a utilizar ativamente…

Não é à toa que, após não ouvir algo direito, muitos profissionais:

  • Partem para a reclamação. E como em uma brincadeira de telefone sem fio cruel, vão aumentando a desinformação, numa bola de neve de boatos e fofocas sem base nenhuma que pode sair dos corredores da empresa e chegar às redes sociais e, pior, ao seu cliente.
  • Não entendem o que o cliente realmente quer. E assim lançam mão da arma dos vendedores desinformados: baixar o preço. E depois afirmam que “não dá para vender sem desconto”.
  • Matam qualquer ideia com um “não dá para fazer”. Isso vem um pouco automático, um pouco de não entender a proposta – ou pior, nem esperar que a pessoa termine de expô-la. Reuniões, assim, transformam-se em discussões do Facebook: duas pessoas disparando frases feitas, sem nenhum esforço para entender o outro lado.

Então, como evitar que o vírus do não ouvir se espalhe por sua empresa? Dá algum trabalho, mas o resultado vai valer a pena. Está pronto para ouvir algumas dicas?

5 dicas para desenvolver sua habilidade de ouvir bem

blog da hotelaria

1 – Comprometa-se com a mudança

planejamento anoComprometer-se com a mudança é o primeiro passo para garantir que ela aconteça de verdade. E a primeira mudança que precisa ser abraçada é a sua. Ou seja, você precisa comprar a ideia de que ouvir é importante, e passar a praticar essa arte no seu dia a dia.

Se você ocupa um cargo de liderança, isso se torna ainda mais importante. Afinal, o exemplo deve ser primeiramente seu. Portanto, comprometa-se a ouvir sua equipe. E não apenas a ouvir, mas também a mostrar que você escutou. Como? Aplicando resultados das conversas, e tendo certeza de que os outros irão perceber a mudança de atitude.

2 – Treine sua equipe a ouvir

Quando se fala em ouvir as pessoas os introvertidos levam vantagem. Afinal, as pessoas consideradas extrovertidas, simpáticas, entusiasmadas, energéticas, dificilmente escutam. E, por isso, são as que precisam de mais ajuda.

Alguns coachs utilizam uma ajuda visual para treinar todos a ouvir. Você pode fazer o mesmo. Para isso, arranje um bichinho de pelúcia com orelhas compridas, uma pequena bandeira de mesa ou outro objeto facilmente identificável, e apresente a regra: só pode falar durante uma reunião quem estiver segurando o objeto. Isso faz com que mesmo os mais recatados consigam falar e os mais comunicativos tenham que se segurar um pouco. Com o tempo, a ajuda visual deixa de ser necessário para uma correta comunicação.

3 – Silencie também a voz de dentro

Esta talvez seja a parte mais difícil de treinar a equipe a realmente ouvir. As pessoas podem ser ensinadas a manter a boca fechada, mas quem garante que a mente dela estará ali, ouvindo o interlocutor?

Ela pode estar pensando em uma resposta inteligente, em como falta pouco para bater a meta do mês, naquele cliente que está esperando uma ligação e assim por diante.

Uma das formas de evitar esses voos da imaginação é incluindo uma pergunta simples no final de uma fala: “pode repetir o que entendeu?”

Não pergunte “entendeu tudo?”, ou qualquer outra pergunta que possa ser respondida com “sim” ou “não”. Você só irá saber se sua mensagem foi recebida se a pessoa repeti-la. E crie por hábito fazer o mesmo. Quando a pessoa terminar de falar, diga algo como “Então, pelo que entendi, o problema é…”. Tenha certeza de que todos estão se entendendo.

4 – Livre-se das distrações

Tablets, celulares, até mesmo papel para rabiscar. Tudo isso impede que a comunicação flua livremente.

Mesmo que uma das pessoas diga que sabe ser multitarefa – e realmente seja –, esse ato pode incomodar o interlocutor, e mensagens importantes podem deixar de ser ditas – ou ficarem incompletas.

É necessário ouvir atentamente até mesmo em seus gestos. Olhar nos olhos (sem encarar), concordar levemente com a cabeça e outras ações similares.

5 – Dobre o esforço se as notícias forem ruins

Ninguém curte receber crítica ou más notícias. A reação natural é dar alguma desculpa automática, antes mesmo de a outra pessoa terminar de falar.

Existem algumas maneiras de diminuir essa reação automática. Quando tiver que criticar, faça-o em particular, buscando diálogo com a pessoa e o desenvolvimento de alternativas. E, é claro, não deixe de ouvir o que o outro lado tem a dizer. Juntos, vocês podem encontrar um caminho que sozinhos ainda não conhecem!

Pratique a arte de ouvir

A verdade é que dentre tantas obrigações estratégicas, aprender a ouvir passa a ser algo quase simples. Mas isso não torna essa habilidade menos importante. Pelo contrário. Aprender a ouvir e praticar essa arte no dia a dia pode ajudá-lo a entender melhor as necessidades e desejos de seus clientes, a se comunicar melhor com seus colegas, líderes e subordinados e, consequentemente, pode levar a mais vendas.

Aposte nisso!

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