Na época que antecede o Natal, o objetivo da maioria dos lojistas é vender mais. Mas é possível ir além e garantir bons resultados não apenas em dezembro, mas também no ano todo! Como? Bom, para começar, você precisa aproveitar essa época para coletar os dados dos clientes. Depois, precisará utilizar essas informações de maneira estratégica quando as festas de fim de ano passarem.
Quer saber como fazer isso? As dicas que listamos neste artigo irão ajudar!
Conquistar novos clientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, concorda? Afinal, a concorrência é cada vez maior – na sua região e no mundo todo, por meio da internet.
Por isso, quando o cliente vai até sua loja (física ou virtual), você precisa aproveitar ao máximo a oportunidade para encantá-lo e ganhar a fidelidade dele.
Nesse sentido, atendimento qualificado, com processos de venda eficientes, é obrigação, claro. Porém, outra maneira eficaz de fazer com que o cliente tenha uma experiência positiva com sua marca e queira voltar a comprar em sua loja, é continuando o relacionamento após a compra. E coletar os dados dos clientes é crucial para promover essas ações de pós-venda de forma personalizada!
A seguir, saiba quais são os dados dos clientes que você deve reunir neste Natal e aprenda a utilizar essas informações de maneira estratégica durante o ano todo.
Nome completo, e-mail, telefone e endereço são os dados primordiais, que você deve coletar de todos os clientes. E você precisa fazer isso não apenas no Natal, mas no ano inteiro.
Outras informações que podem ajudá-lo a ter um relacionamento mais próximo com esse novo cliente são:
Esses dados vão ajudar você a estabelecer uma comunicação mais alinhada às preferências desse cliente.
Saber para quem o cliente está comprando também pode ajudá-lo a se comunicar de maneira mais efetiva com ele durante os próximos meses. Esse é um tipo de informação que o vendedor receberá durante o atendimento. Os próprios profissionais da loja podem incluir esse dado no cadastro do consumidor.
Além disso, o vendedor pode colocar outras informações sobre o perfil do cliente que ele captou ou observou durante o atendimento.
Por exemplo:
Essas informações dizem muito sobre o cliente. Entender quem ele quer presentear no Natal pode indicar quais são as pessoas mais importantes para ele.
Essa pode parecer uma informação irrelevante, mas indica uma característica importante sobre o consumidor: se ele é organizado e planeja suas ações com antecedência, ou se deixa tudo para a última hora.
Inclua no cadastro do cliente questões como:
Utilize essas informações para criar ações estratégicas, alinhadas ao perfil de cada consumidor.
Esse é um dos dados mais úteis para sua loja conseguir criar uma conexão pós-compra com o consumidor. Sabendo o que ele comprou no Natal, você pode se comunicar com ele utilizando aquele produto como base para continuar a conversa.
Nesse sentido, é importante saber:
Em vez de enviar um e-mail genérico de pós-venda, crie uma comunicação mais direcionada a partir desse dado. Por exemplo:
Coletar informações dos clientes deve ser uma estratégia realizada o ano todo, não só no Natal. Afinal, quanto mais conhecimento você tiver sobre as pessoas que compram em sua loja, melhor você poderá direcionar as ações de vendas, marketing e comunicação para atrair e encantar seu público.
Confira nos artigos listados abaixo mais dicas sobre como sua loja pode coletar e utilizar os dados dos clientes para melhorar os processos do seu negócio e, assim, conquistar mais consumidores fiéis.
Saber como utilizar os dados dos clientes é uma vantagem competitiva importante para as lojas que desejam se destacar no mercado atual. Siga as dicas deste artigo neste Natal e faça sua loja se destacar no próximo ano!
Sucesso e boas vendas!