Você já ouviu falar em “omotenashi“? Não? Pois deveria! Afinal, esse é um conceito de altíssimo valor para empresas de hospedagem que desejam se destacar no mercado. A seguir, descubra o que é omotenashi e entenda como aplicá-lo em seu estabelecimento.
Escrito por Francine Pereira, correspondente do Blog do Varejo no Japão
Omotenashi é uma expressão japonesa que pode ser traduzida literalmente como: hospitalidade, servir, tratar bem. Esse conceito está intimamente ligado à cultura do Japão e está presente em todas as empresas que prestam algum tipo de serviço – não apenas na hotelaria.
Ter omotenashi nos negócios significa fazer de tudo para que o cliente se sinta especial, é garantir um atendimento impecável e de alto nível.
Este conceito japonês traz grandes lições para hotéis e pousadas que desejam se destacar pela excelência no atendimento. Entenda mais sobre o omotenashi e saiba como ele pode ajudar seu estabelecimento a encantar os hóspedes.
As empresas japonesas praticam omotenashi ao cuidar de detalhes específicos que fazem toda a diferença para o consumidor. No mercado, por exemplo, os atendentes embalam cuidadosamente os itens e colocam gelo nos produtos que necessitam de refrigeração. E nas lojas, as sacolas recebem uma proteção especial quando está chovendo.
São ações simples, mas que elevam o atendimento e a satisfação dos clientes.
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O omotenashi defende a satisfação e o bem-estar do cliente em primeiro lugar. Tudo é realizado de forma a garantir que o cliente esteja feliz com o serviço recebido.
Se, por exemplo, você entrar em uma loja e perguntar a direção para um determinado lugar, tenha certeza de que o atendente fará de tudo para ajudá-lo. Muitas vezes, ele até sairá da loja para acompanhá-lo até o seu destino.
Com omotenashi, cada cliente potencial é tratado com um atendimento VIP.
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A antecipação das necessidades ajuda a garantir que cada mínimo detalhe nos serviços prestados resulte em um atendimento impecável. É possível perceber isso no omotenashi japonês pela forma como as empresas e os profissionais buscam surpreender e encantar os clientes.
Nos restaurantes, por exemplo, as pessoas recebem uma toalha úmida para limpar as mãos. Assim, não precisam levantar para ir ao banheiro. E, ainda, antes mesmo que a água ou chá do cliente termine, os atendentes vão até à mesa e reabastecem seu copo.
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Em muitas lojas no Japão, quando você compra um presente, além de receber o produto embalado, os atendentes oferecem também uma sacola extra. O motivo? É bem provável que a sacola da loja amasse no trajeto. Por isso, eles oferecem essa sacola extra para você dar o presente de forma impecável.
Esse é um exemplo de como o omotenashi preza pela excelência em primeiro lugar. As empresas não economizam quando o assunto é garantir um atendimento de alto nível do início ao fim do processo de compra e venda.
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Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre como o omotenashi pode beneficiar negócios de todos os segmentos, aliando tecnologia ao atendimento humanizado:
Esperamos que as lições do omotenashi inspirem você a criar ações focadas na excelência do atendimento e na satisfação total dos seus hóspedes.
Bons negócios!