Entenda o papel dos vídeos na jornada de compra e saiba como utilizar essa ferramenta a favor da sua loja!
Que os vídeos têm papel importante nas ações de comunicação e marketing você já sabe, não é mesmo?
Inclusive, já falamos sobre o assunto algumas vezes aqui no Blog do Varejo. E não podia ser diferente. Afinal, este tipo de material é amplamente utilizado por profissionais de marketing. No entanto, pode ser melhor explorado por pequenos e médios varejistas!
Inclusive, demos algumas dicas para quem quer começar a incluir vídeos em suas estratégias neste artigo: Como produzir vídeos para a sua loja e atrair e engajar mais consumidores.
Nele, falamos sobre coisas como, por exemplo:
Além disso, é fundamental definir seu público alvo (a sua persona) e para qual momento da jornada de compra seu vídeo será produzido. Sobre o primeiro assunto falamos neste artigo: Saiba como usar o YouTube a favor da sua loja. Hoje, portanto, chegou a vez de nos aprofundarmos na questão do uso dos vídeos na jornada de compra.
– Vídeos para varejo – por Gazin Atacado
Para reforçar ainda mais a importância do investimento neste tipo de mídia, vamos lembrar alguns dados apresentados pelo Google:
Outras constatações importantes:
Porém, vídeos aleatórios não favorecem empresas preocupadas em criar estratégias sólidas de marketing de conteúdo. Para que tragam os resultados esperados, os vídeos devem ser feitos levando em consideração cada etapa da jornada de compra. Ou seja, precisam captar a atenção das pessoas, levá-las da inspiração para consideração e então incentivá-las a agir.
Quer saber como fazer isso e descobrir quais conteúdos e formatos de vídeo online são mais efetivos em cada fase da jornada de compra? Siga a leitura!
Nesta fase, o cliente está começando a ter sintomas de um problema ou uma necessidade, e passa a ter interesse em receber informações sobre isso.
Portanto, os conteúdos produzidos para este momento devem abordar algumas das dores que o seu produto ou serviço podem resolver. Tudo isso de forma sutil e educativa, é claro. Dessa forma, os tipos de vídeos mais indicados para este momento da jornada de compra são:
– Webinars
– Vídeos virais
– Vídeos de perguntas e respostas
– Vídeos explicativos
Além disso, estes vídeos podem abordar conteúdos como, por exemplo:
– X sinais de que sua máquina de lavar está com problema
– X itens que toda sala precisa ter para ficar mais aconchegante no inverno
– Webinar: tudo que você precisa saber para ter um negócio de sucesso
Já falamos sobre o assunto aqui, relembre: Entenda a jornada de compra do cliente, conecte-se com seu público e venda mais
Neste momento da jornada de compra, o consumidor já sabe seu problema ou necessidade e procura resolvê-lo.
Por isso, vídeos com tutoriais, produções com análises ou review de um produto são os mais indicados. Além disso, esses materiais precisam resolver o problema que foi percebido pelo consumidor. Neste sentido, podem tratar sobre temas como, por exemplo:
– X motivos para trocar sua máquina de lavar
– Passo a passo para deixar sua sala mais aconchegante no inverno
– Review: Livro reúne dicas para empreendedores que desejam conquistar mais clientes
Ao perceber que tem um problema e que precisa de uma solução, o consumidor buscará informações detalhadas sobre o que está procurando para, então, tomar uma decisão.
É por isso que, nesta etapa da jornada de compra, o papel dos vídeos é reforçar os diferenciais do seu negócio, produto ou serviço em relação à concorrência e falar sobre preços e condições. Portanto, aqui entram os vídeos institucionais, produções com depoimentos de outros clientes e vídeos com perguntas e respostas esclarecendo todas as principais dúvidas de forma bem direta.
– Qual é a melhor máquina de lavar para cada consumidor?
– Quer deixar sua sala mais aconchegante para o inverno? Saiba quais itens priorizar de acordo com seu orçamento
– Quer ter um negócio de sucesso? Saiba por onde começar!
– A importância das avaliações em vídeo no processo de decisão de compra
Depois dessas dicas, esperamos que você tenha se convencido da importância dos vídeos na jornada de compra e que comece a pensar em formas de usar esta poderosa ferramenta a favor da sua loja.
Para finalizar, confira mais algumas orientações que o ajudarão a ter melhores resultados:
Use essas dicas para começar a estruturar seus conteúdos em vídeo!
Sucesso!
PS: Já produz conteúdo em vídeo? Deixe um comentário compartilhando sua experiência. Ela pode inspirar outros profissionais do varejo – como sempre dizemos, juntos vamos mais longe!