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Saiba como usar o YouTube a favor da sua loja

Saiba como usar o YouTube a favor da sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/07/19

O YouTube é o segundo maior buscador do mundo e pode ajudá-lo a atrair clientes para sua loja e destacá-la da concorrência. Quer saber como? Leia este artigo!

Entender o comportamento do consumidor é uma das missões de todo profissional do varejo. Afinal, só assim será possível aproveitar melhor o potencial de cada pessoa que entra em sua loja.

Por isso mesmo, já produzimos alguns artigos sobre este tema aqui no Blog do Varejo…

Como analisar o comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor no Dia dos Pais
Compra por convicção: uma tendência de comportamento do consumidor que merece sua atenção
Seu cliente quer se autoaperfeiçoar. Saiba como ajudá-lo

Porém, verdade seja dita: a missão de entender o comportamento do consumidor não deve se restringir à presença dos clientes na loja.

Em tempos em que as redes sociais e a internet como um todo fazem parte da vida de todos nós, saber como seus clientes se comportam na web é fundamental para conseguir se destacar.

Neste sentido, o YouTube é uma das redes que mais merecem sua atenção. Afinal, atualmente ele é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google. Além disso, é um canal cada vez mais importante para empresas!

Pois é, ficou para trás o tempo em que a plataforma de vídeos era utilizada apenas para fins de entretenimento. Cada vez mais pessoas com intenção de compra recorrem ao YouTube para procurar conselhos que as ajudem a resolver algum problema ou a facilitar suas escolhas. Prova disso é que, segundo o Googleo tempo de exibição de vídeos com “qual produto comprar” no título dobrou em 2017. Portanto, empresas que souberem utilizar esse canal a seu favor, se destacarão das demais!

Como usar o YouTube a favor do varejo 

YouTube - como anunciar

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso investir em grandes produções para criar um bom canal no YouTube.

Entre as características comuns aos vídeos com boa audiência na plataforma estão:

Qualidade do conteúdo – especialmente sobre temas que buscam resolver um problema ou esclarecer uma dúvida.
Personalização. Ao produzir um conteúdo que busque resolver dores dos consumidores, ganha-se respeito e confiança deles. Além disso, facilita-se a jornada de compra desses clientes.

A título de exemplo neste sentido destaca-se o trabalho realizado no canal da Leroy Merlin. Uma das sessões de vídeos da empresa dedica-se a ensinar os consumidores a fazerem diversas atividades relacionadas a consertos, reformas e pequenas instalações e manutenções no lar. Além disso, há conteúdos dedicados a inspirar na decoração e que visam tornar um ambiente mais bonito ou funcional.

Ou seja, o principal objetivo é ajudar o consumidor, sendo a venda de produtos envolvidos no tutorial uma mera consequência.

Da mesma forma, a própria Gazin Atacado TV pode servir de inspiração para você.

Afinal, nossos vídeos são feitos pensando em ajudá-lo a melhorar a forma como você conduz seus processo de vendas, e não em “vender” nossos produtos e serviços. Por lá, apresentamos dicas de vendas, entrevistamos especialistas que trazem ensinamentos importantes para diferentes áreas do varejo, e assim por diante.

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Dados que reforçam a importância desta plataforma

  1. Os vídeos online respondem por 50% de todo o tráfego da web.
  2. 78% das pessoas conectadas à web assistem a pelo menos um vídeo toda semana.
  3. 55% dos usuários de redes sociais assistem a vídeos todos os dias.
  4. 93% dos profissionais de marketing usam vídeos para o marketing digital, vendas e comunicação. Eles entendem que o formato é eficiente para divulgar a marca (52%), gerar leads (45%) e engajar o público (42%).
  5. Quando um e-mail traz a palavra “vídeo” no campo de assunto: a taxa de abertura cresce 19%, a de cliques aumenta 65% e o índice de descadastramento cai 26%.
  6. Páginas de sites que incluem vídeos têm média de permanência dois minutos maior do que as que não têm.
  7. Em âmbito mundial, 52% dos profissionais de marketing declaram que vídeo é o formato de conteúdo que gera o melhor ROI (retorno sobre o investimento).

Se você ainda duvidava do poder dos vídeos para chamar a atenção do seu público, depois de ver esses dados, já deve ter mudado de ideia, certo?

Porém, apesar da força que esse tipo de conteúdo tem, poucos pequenos varejistas o tem aproveitado em suas ações de comunicação e marketing.

Pensando em ajudá-lo a dar os seus primeiros passos na criação de vídeos para sua loja, apresentamos a seguir passo a passo para começar a gravar e divulgar seus vídeos. Acompanhe!

Leia também! 

3 maneiras de anunciar no YouTube

5 passos para produzir conteúdos efetivos no YouTube

Como anunciar no YouTube

Sabendo que o YouTube é a maior plataforma de vídeos da atualidade e é um canal muito relevante para sua estratégia de marketing, você deve estar se perguntando: por onde devo começar? Ou, como saber se estou fazendo um bom trabalho?

Além de criar um canal na plataforma, confira algumas dicas que resumem bem as estratégias das grandes marcas e que são comuns aos exemplos que mostramos acima.

Passo #1 para produzir conteúdos efetivos no YouTube:
Defina seu objetivo

vídeos varejo (4)Em todo projeto de sucesso, a definição do objetivo vem antes de tudo. No caso da produção de vídeos isso não é diferente. Você precisa ter claro em mente o que quer com esse tipo de material.

– Divulgar os produtos da sua loja?
– Ajudar os consumidores a esclarecerem suas dúvidas?
– Atrair mais clientes?
– Aumentar o alcance de sua marca?

Entender essa questão vai, inclusive, ajudar você a definir a forma de divulgação e o conteúdo a ser trabalhado.

Passo #2 para produzir conteúdos efetivos no YouTube:
Crie suas personas

Conhecer muito bem o seu público e saber como falar com ele é fundamental para o sucesso de qualquer trabalho de marketing. Neste sentido, definir sua persona – ou seja, a identidade de sua audiência – é essencial para desenvolver vídeos que realmente façam sentido para a sua empresa.

E a definição de personas vai além da identificação de características demográficas – como idade, gênero e faixa de renda. Para fazer este trabalho é necessário identificar, dentre outras coisas, padrões de comportamento.

Quer entender melhor o processo de criação de personas? Leia também:

O que são e como criar as personas de sua loja

Passo #3 para produzir conteúdos efetivos no YouTube:
Prepare materiais e profissionais para essa tarefa

vídeos varejo (5)Na sequência, você precisa preparar a estrutura para que esses vídeos possam acontecer.

Neste sentido, deve selecionar o material que vai utilizar: câmeras, uma sala específica para a gravação (se não quiser gravar dentro da loja mesmo – o que é, sim, uma possibilidade), iluminação etc.

Além disso, precisa definir quem serão os profissionais que irão fazer essa gravação. Você pode contratar alguém ou utilizar o conhecimento dos próprios vendedores para isso.

Passo #4 para produzir conteúdos efetivos no YouTube:
Escolha a periodicidade

vídeos varejo (6)“De quanto em quanto tempo novos vídeos serão lançados em seu canal?”

A resposta para essa pergunta vai depender da disponibilidade de tempo e da estrutura que sua loja tem para isso.

Se estiver, por exemplo, aproveitando o conhecimento dos vendedores, deve levar em conta as outras tarefas que eles já têm. Não dá para eles gravarem um vídeo por dia, certo? Já se contratou profissionais específicos para esse trabalho, aí vai de acordo com a verba disponível para essa operação.

Passo #5 para produzir conteúdos efetivos no YouTube:
Planeje o conteúdo

vídeos varejo (2)Este é um passo importante para a produção de conteúdo em vídeo. Planejar com antecedência os temas que serão abordados vai ajudar você a se preparar melhor para fazer um material de qualidade.

Na hora da definição dos assuntos, leve em conta o perfil do seu público e o seu objetivo com essa ação. Confira abaixo algumas sugestões de temas que podem ser tratados em vídeos do varejo:

  • Como utilizar o produto X.
  • Erros mais comuns ou Dicas na área/atividade X (relacionada a algum produto que você venda – se vende câmeras, pode falar sobre fotografia, por exemplo).
  • Avaliação do produto/marca X.
  • Vantagens de comprar o item X.
  • Comparação entre o produto da marca X e da marca Y.
  • Como instalar o produto X.
  • Principais dúvidas sobre o produto X.
  • Bastidores da loja.
  • Anúncio de promoção/concurso.

vídeos varejo (3)

Passo #6 para produzir conteúdos efetivos no YouTube:
Interaja com seu consumidor de forma simples e personalizada

A personalização e a simplicidade na comunicação estão entre os segredos de um trabalho de marketing bem sucedido. Aqui vale lembrar de uma dica de ouro: independente do canal, aprenda a ouvir as necessidades e expectativas do consumidor quanto a um produto ou serviço. Ou seja, entenda o comportamento dos consumidores! E a partir disso, esteja pronto para resolver suas dúvidas e problemas.

Os vídeos têm o poder de informar, ajudar, encantar e engajar seus clientes. Não perca essa oportunidade e se destaque no mercado com vídeos alinhados às necessidades de seus consumidores.  Siga as dicas desse artigo e… Luz, câmera, ação!

Estude também: Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo na hotelaria

Boas estratégias de produção de vídeos para o YouTube têm como base conceitos de marketing de conteúdo. Não sabe do que estamos falando, mas tem interesse em aprender? Não deixe de ler estes artigos:

Guia de marketing de conteúdo para lojistas
Dicas práticas para usar o marketing de conteúdo no varejo
Como produzir conteúdo para sua loja gastando pouco
Como sua loja pode produzir conteúdos incríveis para seus clientes
A importância do conteúdo no varejo do futuro
Como usar vídeos curtos nas redes sociais

Imagens: Freepik e Iconfinder
Dados: Tracto

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