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Seu cliente quer se autoaperfeiçoar. Saiba como ajudá-lo!

Seu cliente quer se autoaperfeiçoar. Saiba como ajudá-lo!

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/02/19

No fim do ano passado, a equipe do Blog do Varejo esteve em Londres para participar de um seminário do Trendwatching – empresa que é referência global em análise de tendências – cujo objetivo era apresentar as principais tendências que eles identificaram para 2019.

De lá, trouxemos duas tendências ligadas ao varejo e sete inovações que as representam. São, sobretudo, evidências de um mundo que se transforma a cada dia. Por isso mesmo, entender essas transformações é essencial se você quer manter seu negócio vivo e prosperando.

Em uma reportagem especial, publicada na Revista do Varejo que chega aos clientes da Gazin Atacado em março, apresentamos todas as descobertas, em detalhes. Hoje, porém, focamos em apenas uma dessas tendências e em seus desdobramentos. A ideia é que você mergulhe nesse conceito e entenda-o de verdade, para poder pensar em formas de usá-lo a seu favor. Que tal?

Vamos lá?

Como surgem as tendências?

tendências na prática

David Mattin, diretor global de tendências do Trendwatching – Foto: João Guilherme Brotto – Handmade Content

O primeiro passo para entender tendências é ter em mente que atender demandas básicas do ser humano é a base para o surgimento de qualquer movimento que ganha o mundo. Afinal, como destacou David Mattin, diretor global do Trendwatching, “vivemos em um mundo novo, mas somos os mesmos seres humanos, com as mesmas necessidades”.

Neste sentido, segundo Mattin, as pessoas sempre perseguem conexão social, status e crença. “São três itens fundamentais para dar significado a nossas vidas. E novas tendências surgem quando transformações sociais, políticas, econômicas e/ou culturais criam novas formas de servir a essas velhas necessidades”, explicou.

Ou seja, ainda que os meios sejam diferentes, dependendo do contexto de um território – seja ele o seu bairro, o Brasil ou o planeta –, toda tendência nasce ancorada em atender os desejos humanos. Portanto, entenda que você não precisa ser um futurólogo para se antecipar às mudanças que vão impactar seu negócio. Pelo contrário, basta estar perto do cliente para entender os hábitos e sonhos dele.

Sabendo disso, vamos à tendência escolhida para para apresentar aqui e às inovações mundo afora que a ilustram bem. Inspire-se para encontrar formas de explorá-la em sua loja!

Veja também!

[Vídeo] Relacionamento: o segredo para atender melhor seus clientes
Descubra qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes

A busca pelo autoaperfeiçoamento

Tendências Trendwatching – Autoaperfeiçoamento

O desejo de se autoaperfeiçoar sempre acompanhou o ser humano. No entanto, o contexto que se desenrola nessas quase duas décadas de século XXI intensificou a vontade e a necessidade de sermos melhores – seja no âmbito pessoal ou profissional.  

É verdade que, hoje, a tecnologia oferece muitas possibilidades para nos autoaperfeiçoarmos continuamente. Porém, ela não é a única força que impulsiona essa tendência.

Do ponto de vista profissional, por exemplo, é fundamental citarmos a transformação no mercado de trabalho.

Automação de processos, robôs ocupando o lugar de pessoas, funções seculares sendo extintas enquanto novas atividades até pouco tempo inimagináveis surgem. Tudo isso é realidade. Simultaneamente, exigências tradicionais de mercado estão sendo quebradas. Algumas empresas, por exemplo – entre elas Apple, Google e IBM –, já não exigem mais diploma em seus processos de recrutamento. Seja qual for o cargo, habilidades serão cada vez mais importantes do que diplomas. Ou seja, é preciso buscar o aprendizado contínuo.

Tal realidade, em conjunto com a mudança no perfil das novas gerações e das inovações tecnológicas, proporciona o cenário da busca pelo autoaperfeiçoamento, apontada pelo Trendwatching como uma das principais tendências não só para 2019, mas para os próximos anos.

Já do ponto de vista pessoal, essa tendência está muito ligada à busca pelo bem-estar e por uma vida mais saudável. O crescimento do veganismo, o interesse pela meditação, a busca por dietas saudáveis e pela espiritualidade e o desejo de equilibrar a vida pessoal com o trabalho são sinais que ilustram esse movimento global.

4 exemplos de como a busca pelo autoaperfeiçoamento está sendo explorada por empresas

KOLIBRI

Tendências Trendwatching – Autoaperfeiçoamento

Este refrigerante deixa por conta do consumidor a decisão de quão doce sua bebida deve ficar.

Para isso, disponibiliza na tampa uma quantidade de açúcar. Cabe ao consumidor experimentar o drink natural e decidir se quer ou não acrescentar uma dose extra de açúcar.

Em tempos em que o açúcar desponta como grande vilão, a marca se destaca por dar liberdade às pessoas de escolher sua própria dosagem e, também, fazer uma reflexão sobre o consumo da substância.

GARMIN CONNECT

tendências - autoaperfeiçoamento - garmin

A busca pela alta performance faz parte da vida dos atletas – profissionais ou amadores – que desejam evoluir e obter melhores resultados.

Para isso, ter ferramentas que ajudem a entender o seu corpo é fundamental.

É o que faz o app Garmin Connect, que apresenta em gráficos os dados coletados nos dispositivos da marca que monitoram o tempo do treino, quilômetros percorridos, intensidade e batimento cardíaco e até os resultados de outras pessoas nos mesmos percursos.

VIRGIN ACTIVE

tendências - autoaperfeiçoamento - virgin active

Uma academia da Tailândia disponibiliza aulas de reanimação cardiorrespiratória aos alunos enquanto eles fazem atividades físicas. A ideia é interessante porque além de prestar um serviço relevante, torna o dia a dia das pessoas mais produtivo.

Afinal, por que não aprender algo novo enquanto realiza uma tarefa de rotina?

DICA!
Esta é uma boa inspiração para qualquer negócio de varejo. Que tipo de conhecimento você pode compartilhar com seus clientes enquanto eles visitam sua loja?

APPLE

tendências - autoaperfeiçoamento - apple

Após uma atualização recente, o iPhone passou a oferecer um recurso que monitora o tempo que o usuário passa em cada aplicativo. A iniciativa ajuda a combater a dependência das pessoas aos dispositivos.

Um movimento inusitado, não?

Afinal, por que uma fabricante deseja que as pessoas usem menos o seu produto?

Pra não esticar muito a conversa, isso tem a ver com consumidores clamando por mais transparência e marcas responsáveis.

DICA!
O que você pode fazer para não apenas vender mais produtos, mas gerar valor à vida do seu cliente? Muito se fala sobre a venda de serviços no varejo. Será que você não tem aí uma oportunidade?

E agora?

Como você pode observar, empresas de diferentes mercados estão buscando se adaptar à tendência do autoaperfeiçoamento. Você também pode fazer o mesmo!

Para isso:

1) Reúna sua equipe.
2) Apresente essas histórias.
3) Inicie um debate sobre o que vocês poderiam fazer para trazer a tendência do autoaperfeiçoamento para dentro da sua loja.
4) Liste as melhores ideias que surgirem.
5) Defina quais serão colocadas em prática incialmente – limite a duas ou três, para manter o foco e potencializar os resultados.
6) Crie um plano de ação e um cronograma para que as ideias sejam executadas.
7) Comece o trabalho, monitore os resultados e faça os ajustes necessários ao longo do caminho.

Vocês não vão se arrepender.

Sucesso e boas vendas. Hoje, amanhã e sempre!

Quer saber mais sobre tendências em vendas/consumo/comportamento do consumidor?

Veja também:

[Top 5] Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo
O futuro do varejo – Ponto de venda mágico
O futuro do varejo – Deep retail
A-commerce: a evolução da automação no varejo

Imagens: Thought Catalog, João Guilherme Brotto – Handmade Content

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