Entenda o que é economia circular, saiba por que esse conceito é tão importante para o mercado hoteleiro e comece a preparar seu estabelecimento para atender às expectativas dos viajantes em relação a isso.
As exigências dos hóspedes estão cada vez maiores.
Atualmente, com a facilidade de procurar informações na internet, muito antes do check-in os clientes buscam saber o máximo possível sobre o local em que irão se hospedar.
Até pouco tempo, a busca se restringia a aspectos básicos de um estabelecimento hoteleiro – como, por exemplo:
– Qualidade do serviço.
– Preço das diárias.
– Diferenciais oferecidos.
No entanto, isso vem mudando.
Recentemente, por exemplo, os viajantes passaram a se preocupar também com questões como o nível de sustentabilidade dos hotéis/das pousadas em que se hospedam. E isso tem muito a ver com o aumento da valorização da chamada economia circular.
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a adequar seu estabelecimento às novas expectativas dos viajantes, a seguir, apresentamos o conceito de economia circular, contamos como ela vem sendo aplicada no setor hoteleiro e damos algumas dicas sobre como você pode fazer da economia circular sua aliada para melhorar sua relação com os clientes e com o ambiente.
Acompanhe!
“Extrair, transformar e descartar.”
Esses são os princípios da economia linear, que tem o foco pura e simplesmente no consumidor e no “mercado”. Porém, esse conceito está ficando cada vez mais ultrapassado. Afinal, não faltam dados que comprovam que essa modalidade de economia vem fazendo mal para as pessoas, para a sociedade e para o planeta.
Baseada nos 3Rs (“reduzir, reutilizar e reciclar”), a economia circular é uma alternativa que busca redefinir a noção de crescimento econômico, com foco em proporcionar benefícios para toda a sociedade.
Em linhas gerais, a economia circular utiliza recursos de maneira eficiente e maximiza seu valor.
Para atingir esses objetivos, todas as partes envolvidas em um negócio precisam seguir na mesma direção. Ou seja, com o objetivo de alcançar um melhor equilíbrio entre as pessoas, o planeta e o crescimento econômico, precisamos lutar contra problemas relacionados, por exemplo, ao consumismo e à escassez de recursos.
Não dá para negar a importância dessas reflexões, não é mesmo?
O turismo é um dos mercados mais importantes do mundo. No entanto, atualmente, o desenvolvimento dessa indústria traz consequências negativas para o meio ambiente – por causa, por exemplo, do alto consumo de recursos e da produção de resíduos. Portanto, a preocupação em implementar a economia circular é muito importante neste segmento.
Além disso, a economia circular dá suporte às Diretrizes de Turismo Sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Afinal, as diretrizes atuam em quatro áreas-chave, sendo uma delas a “eficiência de recursos, proteção ambiental e mudanças climáticas” – a que mais encontra suporte na adesão da economia circular aplicada ao turismo.
Mas, você pode dizer: “turismo voltado à sustentabilidade não é um conceito novo.”
É verdade!
Contudo, a economia circular está ajudando a desenvolver esse modelo no que diz respeito a apresentar novos produtos e serviços. Ou seja, o modelo apresentado pela economia circular é tido como uma oportunidade para as redes hoteleiras e para todo o mercado de turismo, pois é uma forma de repensar a maneira como eles se promovem.
E a boa notícia é que aderir à essa tendência é mais fácil do que você imagina…
Se o que você leu até aqui despertou o interesse em se engajar nessa causa, abaixo estão algumas sugestões do relatório do Sebrae Inteligência (no relatório “Economia Circular aplicada ao turismo”), para você saber por onde começar:
Bacana, não?
Precisa de um empurrãozinho extra? Leia também:
– Dicas para tornar seu hotel mais sustentável
– Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel
– Uso de plástico na hotelaria – por que seu estabelecimento deveria se preocupar com essa questão
Agora que você já sabe como funciona a economia circular e como é possível colocá-la em prática na hotelaria, está na hora de colocar a mão na massa!
Converse com sua equipe sobre o assunto, busque mais referências, coloque as dicas em prática e tenha em mente que, ao realizá-las, além de ajudar o meio-ambiente você poderá reduzir os gastos e agradar os clientes preocupados com essas questões.
Sucesso!