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Como atrair e fidelizar hóspedes da geração Y

Como atrair e fidelizar hóspedes da geração Y

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/08/18

Este artigo é o segundo de uma série sobre como atrair e fidelizar hóspedes da geração Y. No primeiro (disponível aqui), revelamos que os viajantes millennials:

1 – Prezam por rapidez e conveniência nos processos de compra e reserva.
2 – Valorizam a experiência acima de tudo em suas viagens.

Hoje apresentamos mais duas características importantes dos millennials. Conhecê-las o ajudará a entender melhor esse público e a criar ações e serviços direcionados para atrair e fidelizar os hóspedes da geração Y. Acompanhe!

Quer atrair e fidelizar hóspedes da geração Y?

Para isso, é fundamental conhecer o comportamento e as preferências desse público.

Sabendo disso, está na hora de entender que os viajantes millennials:

– Sempre buscam informações relevantes e inspirações para viagens.
– Preferem comprar de empresas que compartilhem dos mesmos valores. 

Na prática, funciona assim…

Compartilhamento de valores

hóspedes da geração Y

  • 52% dos millennials afirmam que consideram importante que as marcas com as quais eles se relacionam compartilhem dos mesmos valores que eles.
    (Fonte: 
    Euclid)
  • Nos EUA, metade dos millennials dizem que as marcas que eles usam mostram algo sobre suas identidades – quem eles são, quais são seus valores e em qual grupo eles se encaixam.
    (Fonte
    Boston Consulting Group)
  • 72% dos consumidores da geração Y estão dispostos a gastar mais com marcas que suportam causas que eles defendem e que estejam alinhadas aos seus valores.
    (Fonte: 
    AMA)
  • 78% recusam-se a comprar de marcas que contrariam seus valores.
    (Fonte: 
    Cone Communications)

Todos esses dados mostram a relevância do alinhamento de valores na decisão de compra dos consumidores millennials, certo?

Portanto, essa também é uma questão fundamental para engajar e fidelizar hóspedes da geração Y.

hóspedes da geração Y

Esse público prioriza empresas de hospedagem que são transparentes em relação aos seus processos e que aplicam os valores da marca em todas as operações.

Ou seja, não adianta apenas dizer, por exemplo, que seu hotel defende o meio ambiente. É preciso mostrar – por meio de ações – o que o seu estabelecimento está fazendo para preservar a natureza.

Para pensar:

hóspedes da geração Y

  • Seu negócio possui valores bem-definidos?
  • Esses valores são comunicados de forma clara aos clientes?
  • De que maneira os valores que sua marca defende se refletem nos processos e nas operações do estabelecimento.

Artigos que o ajudarão nesse sentido:

— Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes
— A importância da transparência na hotelaria

Informação, informação e informação

hóspedes da geração Y

Quando se trata de decidir para onde viajar e onde se hospedar, os viajantes millennials realizam um verdadeiro trabalho investigativo.

Esse público é mais autônomo na hora de buscar informações sobre destinos e estabelecimentos, e baseia sua decisão de compra no conteúdo que encontra na web.

De acordo dados do relatório The Millennials Brief on Travel and Lodging, desenvolvido pela FutureCast®, consultoria de marketing especializada em tendências de consumo da geração Y:

  • Viajantes millennials checam em média 10 fontes antes de tomar uma decisão de compra.
  • A maioria utiliza redes sociais para ter acesso a informações e inspirações de viagens.

Outro estudo realizado pela Sabre, empresa de tecnologia voltada ao segmento hoteleiro, indica que:

  • 31% dos millennials pesquisam hotéis com um a três meses de antecedência.
  • 29% realizam essa pesquisa com três semanas a um mês de antecedência.

hóspedes da geração Y

Além disso, outro aspecto importante na busca dos viajantes millennials por mais informações que os ajudem em suas decisões de compra é a relevância do conteúdo gerado por outros consumidores.

Avaliações e reviews, posts em blogs e redes sociais e conteúdo de influenciadores digitais têm grande valor para a geração Y – mais do que propagandas e anúncios.

Percebemos que consumidores estão buscando cada vez mais a experiência pessoal de outras pessoas para ajudá-los a tomar a melhor decisão de compra. É muito mais do que um simples review, eles querem ver os produtos e serviços pelos olhos de outros clientes“, 
destaca Sara Kleinberg diretora da área de Ads Research e Insights da Google.

Para pensar:

hóspedes da geração Y

  • Seu hotel ou pousada está oferecendo informações de valor que ajudem os viajantes em suas decisões de compra?
  • De que forma o conteúdo gerado pela sua marca está alinhado ao que os millennials buscam?

Artigos que o ajudarão nesse sentido:

— Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem
— Marketing de conteúdo na hotelaria
— Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
— 5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
— A importância da reputação da marca na hotelaria

Resumindo:

1 – Os millennials prezam por rapidez e conveniência.
2 – Eles valorizam a experiência acima de tudo em suas viagens.
3 – Dão preferência a marcas que compartilhem os mesmos valores que eles.
4 – Se informam bastante antes de tomar uma decisão de compra. Neste sentido, valorizam mais a opinião de outros viajantes do que marketing, por exemplo.

Portanto, se seu objetivo é atrair e fidelizar hóspedes da geração Y, você não pode ignorar tudo isso.

Agora, pare e pense: seu hotel tem atendido às necessidades e preferências desse público?

Analise as informações citadas nestes artigos para entender de que maneira o seu estabelecimento pode acompanhar as demandas dos hóspedes da geração Y e, assim, continuar relevante no mercado.

Sucesso!

Imagens: Freepik; Bigstock

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