Mais do que apenas um fator estético, o design tem uma função importante: a de tornar as coisas mais fáceis. Em sua loja online, também é assim. Cada cor, cada botão, cada imagem, cada item que compõe o design tem um papel fundamental para facilitar a compra e aperfeiçoar a experiência do cliente.
Nesse sentido, o cabeçalho, a parte de cima do seu e-commerce, é o primeiro elemento que o cliente irá visualizar quando acessar seu site. Portanto, essa parte precisa apresentar a identidade da loja e também passar as mensagens mais importantes a respeito da empresa, assim como apontar os caminhos para deixar a navegação e a compra de seu cliente mais fáceis.
Com isso em mente, apresentamos a seguir alguns elementos que não podem faltar na página principal de sua loja online para que ela conquiste seu consumidor. Vamos lá?
O logo é fundamental para reforçar a identidade de sua loja. É preciso cuidado para que ele fique posicionado no lugar correto, ajudando o consumidor a identificar a marca assim que entra no site. Como a leitura das pessoas acontece da esquerda para direita, é recomendável que sua marca fique no topo na página, no canto esquerdo – sem risco de escapar da visão do leitor.
O banner é um importantíssimo espaço do site. A partir dele, você pode espantar ou conquistar um cliente. Utilize-o para exibir as principais promoções e lançamentos, ou ainda para deixar claro condições exclusivas que sua loja oferece, tais como entrega gratuita, por exemplo.
Pode ser que seu cliente entre em sua loja online já decidido a comprar ou pesquisar por um determinado produto. Ao invés de ter que navegar pelas diversas páginas, sua loja pode facilitar a vida dele inserindo uma barra de busca logo no cabeçalho do site.
Outro item que deve ser facilitado para o cliente que está em sua loja online é o formulário de registro. Se o consumidor tiver interesse em comprar algo, é preciso tornar esse processo o mais rápido e fácil possível. Se for muito complicado, ele pode acabar mudando de ideia, não acha? Por isso, sempre coloque o botão ou link para registro em destaque na parte de cima do site.
Este é outro ícone que precisa ser incluído no site com o intuito de facilitar as compras de seu cliente. Deixá-lo de fácil visualização e com acesso descomplicado é fundamental. A maioria dos sites posicionam o carrinho de compra na parte superior, no lado direito da página. Por isso, seu cliente naturalmente vai procurá-lo lá. Siga esse padrão para não deixá-lo perdido.
Também é importante mostrar o que o cliente irá encontrar no site já no cabeçalho. Por isso, apresente um menu com as categorias dos produtos que você vende ali. Dessa forma, o consumidor já sabe se poderá encontrar o que ele precisa em sua loja online, o que tornará a navegação mais rápida, fácil e atrativa para o cliente.
O botão de chamada (ou, como é mais conhecido, em inglês, Call to Action) é um elemento crucial para incentivar e facilitar a venda em sua loja online. Um botão convidando o cliente a tomar uma ação pode ser o suficiente para que ele efetivamente realize essa ação. Aproveite o cabeçalho para pedir ao cliente que compre ou que participe de alguma campanha que sua loja esteja realizando.
Se o cliente se cadastrar no seu site, significa que ele efetivamente tem interesse no que sua loja tem a oferecer. Por isso, pedir que seus consumidores se cadastrem para receber informações é uma das táticas mais efetivas de comunicação. Deixe um espaço no cabeçalho bem visível e em destaque para que ele preencha o formulário de inscrição de seu e-mail marketing.
O site da Gazin Atacado atende a todos os itens citados anteriormente (clique na imagem para ampliar):
Agora é com você! Mãos à obra para colocar tudo isso em prática na sua loja online e arrebentar nas vendas pela internet este ano! Informações: ecommerce plataforms Imagens: Freepik
- Quando o cliente abre o site, a primeira coisa que ele vê é o logo (item 1).
- Depois, em destaque, estão as principais promoções do dia, evidenciando a entrega grátis (item 2).
Além disso, se o usuário quiser buscar por algo, a barra de pesquisa está de fácil acesso, logo após o logo (item 3).
- O botão para registro também está em evidência para que o cliente possa se registrar sem dificuldade (item 4).
- O carrinho está bem visível e de fácil acesso, na parte superior direita da página (item 5).
- As categorias estão definidas e separadas de acordo com os tipos de produtos vendidos (item 6).
- Dentro do banner há um botão de chamada “Compre agora”, convidando o consumidor a aproveitar as promoções expostas neste espaço (item 7).
- Logo abaixo do banner o cliente já visualiza um formulário para colocar seu nome e-mail para poder aproveitar outras promoções da loja (item 8).