O que o seu hotel ou pousada irá oferecer para os hóspedes neste fim de ano? Quais são os atrativos que farão os viajantes de dezembro escolherem o seu estabelecimento no Natal ou no ano novo? Está na hora de começar a pensar nessas questões! A seguir, entenda o que você deve levar em conta no planejamento das ações de dezembro e saiba como preparar o hotel para o fim do ano, garantindo quartos lotados e clientes satisfeitos!
Na hora de preparar o hotel para o fim do ano, você precisa levar em conta cinco aspectos:
Quer saber mais sobre cada uma dessas etapas e o que você deve levar em consideração no planejamento? Confira a abaixo mais detalhes sobre os cinco passos fundamentais para preparar o hotel para o fim do ano.
Antes de começar a pendurar os enfeites de Natal, é importante que você faça uma análise dos desafios e das oportunidades que essa época reserva para o seu estabelecimento. Assim, você vai conseguir direcionar melhor suas ações e preparar o hotel para o fim do ano de forma mais eficiente.
Nesse sentido, recomendamos que você avalie como foi o desempenho do seu negócio nessa mesma época no ano passado. Analise questões como:
Isso vai ajudá-lo a entender o que precisa ser melhorado este ano e também quais são os objetivos a serem alcançados.
Por exemplo:
Digamos que, ano passado, os clientes reclamaram que o hotel não estava decorado e que não havia um cardápio especial. Sua missão este ano será fazer todas as áreas do estabelecimento entrarem no clima das celebrações natalinas, com decoração e jantares especiais.
Fazer ofertas interessantes para o seu público é importante o ano inteiro. No Natal e no ano novo não deve ser diferente!
Tenha em mente que, nessa época, os cliente procuram os melhores lugares para celebrar as festas do momento. Por isso, para atrair mais hóspedes no fim do ano, seu hotel precisa oferecer atividades e serviços que os ajudem a alcançar esse objetivo. Você pode fazer isso por meio de ações no hotel ou com a ajuda de parcerias na sua cidade.
Se você está sem inspiração sobre quais tipos de ações você pode fazer, este artigo pode ajudá-lo:
10 ideias para fazer seu hotel ou pousada se destacar da concorrência no fim do ano
Lembre-se: é importante executar ações que estejam alinhadas com o seu negócio e com o seu público!
Depois de decidir as atividades que serão realizadas neste fim de ano, é preciso planejar sua execução. Para isso, responda:
Quanto mais detalhado for o seu planejamento, melhor preparado você estará para colocar essas ações em prática com eficiência!
Pode acreditar: seus hóspedes esperam que o estabelecimento esteja decorado para as celebrações de dezembro. Afinal, as decorações de Natal e ano novo são uma tradição! Por isso, pensar na decoração é um passo fundamental para preparar o hotel para o fim do ano.
Pode ser que você já tenha acessórios que foram utilizadas em ano interiores. Não há nada de errado em reaproveitá-los. Só tome cuidado para não utilizar artigos muito usados ou danificados, porque pior do que não decorar o estabelecimento, é fazer a decoração de qualquer jeito.
É importante que os hóspedes percebam que a equipe se esforçou para entrar no clima da época.
Então, antes de decidir que vai utilizar a mesma decoração do ano passado, faça uma análise dos artigos decorativos e veja o que pode realmente ser aproveitado e o que precisa ser substituído. Se puder contar com a ajuda de um profissional em decoração, melhor ainda!
De nada adianta preparar o hotel para o fim do ano se os clientes não ficarem sabendo das atrações oferecidas. Por isso, é importante também planejar ações de marketing especiais para essa época!
Depois de decidir quais serão as ações que vai realizar, estude maneiras de divulgá-las para os públicos mais adequados.
Confira algumas dicas nesse sentido:
Leia também!
Outro passo crucial na preparação do seu hotel para o fim do ano é o planejamento relacionado aos processos e à equipe. Com tantas ações diferentes e com o aumento do movimento, é bem provável que muitas atividades e demandas internas acabem sendo impactadas.
Estas são algumas reflexões importantes que você deve fazer ao preparar o hotel para o fim do ano:
Sabemos que o planejamento envolve muitas questões, mas ao seguir pelo menos esses cinco passos básicos, seu estabelecimento estará muito mais preparado para aproveitar ao máximo todas as oportunidades que o fim do ano traz: mais hóspedes e a possibilidades de conquistar clientes fiéis para o ano todo.
Coloque essas dicas em prática e comece hoje mesmo a se planejar para fazer seu hotel ter um feliz Natal e um ótimo ano novo!
Além de atrair os hóspedes no fim do ano, para garantir que a estadia deles seja positiva e que eles saiam com uma ótima impressão do seu estabelecimento, tenha muito cuidado para oferecer uma experiência impecável na hospedagem.
Este guia irá ajudá-lo a conquistar fidelidade dos seus hóspedes neste fim de ano: