Quer atrair mais clientes neste fim de ano? Saiba como utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal lendo este artigo!
Além de decorar a loja, preparar promoções e treinar a equipe, para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas de fim de ano você precisa pensar em ações de comunicação eficientes para destacar sua empresa e chamar a atenção dos clientes.
Campanhas de e-mail bem estruturadas podem ser uma saída inteligente para isso. Afinal, por meio dessa plataforma é possível alcançar os clientes de maneira personalizada e direta.
O segredo para o sucesso das campanhas de e-mail é utilizar conteúdo relevante para o seu público. No fim do ano, por exemplo, os consumidores estão preocupados em comprar presentes. Então, as mensagens devem focar no que sua loja pode fazer para ajudá-lo nessa missão.
Se interessou por essa ideia? Siga a leitura deste artigo e aprenda utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal!
Um cronograma de envio das mensagens é o primeiro passo para uma campanha eficiente!
Os clientes certamente esperam um aumento no recebimento de e-mails nesta época, mas você precisa tomar cuidado para não se tornar inconveniente no volume de envios. Leve em consideração a quantidade de mensagens que sua loja envia atualmente e avalie se será necessário aumentar o fluxo. Se sim, faça o aumento gradualmente e analise o retorno.
Siga estas etapas:
Os clientes atuais atuam em multicanais. Ou seja, eles esperam poder se comunicar com sua loja e comprar dela em diferentes plataformas – inclusive por e-mail. Nesse sentido, é importante criar mensagens que possibilitem que o cliente compre diretamente por este canal.
Por exemplo:
Essa é uma época interessante para entrar em contato com clientes que compraram em sua loja em anos anteriores. O e-mail pode ajudá-los a se lembrarem da experiência que tiveram com sua marca, aumentando as chances de eles voltarem.
Oferecer vantagens exclusivas para eles comprarem seus presentes de Natal pode fazê-los se reconectar com sua marca.
Aproveite também para pedir feedback sobre o atendimento. Caso o cliente aponte alguma melhoria, faça questão de responder e o convide para conferir as mudanças e as novidades deste ano.
Exemplo de mensagem:
“Estamos esperando você novamente neste Natal!
Olá, cliente.
No ano passado, você comprou presentes de Natal em nossa loja. Como foi a experiência? Esperamos que tenha sido positiva. Se não, por favor, nos diga no que podemos melhorar.
Estamos esperando você novamente neste Natal, com novas oportunidades e vantagens exclusivas para você, que é nosso cliente fiel!”
Outra forma de utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal é promovendo ofertas temporárias e reservadas apenas para esse canal. Além de provocar o senso de urgência nos consumidores, essa estratégia fará os clientes se sentirem especiais, por terem acesso a vantagens exclusivas.
Exemplos de ações nesse sentido:
Veja: [Vídeo] Como aproveitar melhor as oportunidades do Natal
Leia: Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo
Para utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal, assim como em qualquer época do ano, é fundamental ter um planejamento detalhado das ações e acompanhar os resultados, mudando a estratégia quando necessário.
Seguindo as dicas listadas neste artigo, sua loja terá grandes chances de conseguir ótimos resultados neste Natal com a ajuda deste importante canal de comunicação e venda.
Sucesso e boas vendas!