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Como utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal

Como utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/12/17

Quer atrair mais clientes neste fim de ano? Saiba como utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal lendo este artigo!

utilizar o e-mail marketing para vender mais no NatalAlém de decorar a lojapreparar promoçõestreinar a equipe, para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas de fim de ano você precisa pensar em ações de comunicação eficientes para destacar sua empresa e chamar a atenção dos clientes.

Campanhas de e-mail bem estruturadas podem ser uma saída inteligente para isso. Afinal, por meio dessa plataforma é possível alcançar os clientes de maneira personalizada e direta.

O segredo para o sucesso das campanhas de e-mail é utilizar conteúdo relevante para o seu público. No fim do ano, por exemplo, os consumidores estão preocupados em comprar presentes. Então, as mensagens devem focar no que sua loja pode fazer para ajudá-lo nessa missão.

Se interessou por essa ideia? Siga a leitura deste artigo e aprenda utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal!

4 dicas sobre como utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal

1 – Crie um calendário de envio especial para o fim do ano

usar o e-mail marketing para vender mais no Natal

Um cronograma de envio das mensagens é o primeiro passo para uma campanha eficiente!

Os clientes certamente esperam um aumento no recebimento de e-mails nesta época, mas você precisa tomar cuidado para não se tornar inconveniente no volume de envios. Leve em consideração a quantidade de mensagens que sua loja envia atualmente e avalie se será necessário aumentar o fluxo. Se sim, faça o aumento gradualmente e analise o retorno.

Siga estas etapas:

  • Liste as ações que sua loja irá realizar neste Natal, com as respectivas datas.
  • Estipule a data dos envios de e-mails relacionados a cada uma dessas ações.
  • Procure não agendar mais do que dois ou três e-mails por semana (nunca mais de um por dia).
  • Sempre que mudar a frequência de envio, acompanhe as taxas de cliques e de abertura para mudar a estratégia, se necessário.

2 – Envie e-mails “compráveis”

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Os clientes atuais atuam em multicanais. Ou seja, eles esperam poder se comunicar com sua loja e comprar dela em diferentes plataformas – inclusive por e-mail. Nesse sentido, é importante criar mensagens que possibilitem que o cliente compre diretamente por este canal.

Por exemplo:

  • Inclua na mensagem botões “Compre aqui”, que direcionem para a página do produto na loja online.
  • Para ser ainda mais efetivo, o botão pode levar diretamente para a área do fechamento da compra.
  • Se você não possui um e-commerce, pode oferecer telefone de contato ou número do WhatsApp pelo qual o cliente pode fazer o pedido.

3 – Envie uma mensagem especial para os clientes dos anos anteriores

usar o e-mail marketing para vender mais no Natal

Essa é uma época interessante para entrar em contato com clientes que compraram em sua loja em anos anteriores. O e-mail pode ajudá-los a se lembrarem da experiência que tiveram com sua marca, aumentando as chances de eles voltarem.

Oferecer vantagens exclusivas para eles comprarem seus presentes de Natal pode fazê-los se reconectar com sua marca.

Aproveite também para pedir feedback sobre o atendimento. Caso o cliente aponte alguma melhoria, faça questão de responder e o convide para conferir as mudanças e as novidades deste ano.

Exemplo de mensagem:

Estamos esperando você novamente neste Natal!

Olá, cliente.

No ano passado, você comprou presentes de Natal em nossa loja. Como foi a experiência? Esperamos que tenha sido positiva. Se não, por favor, nos diga no que podemos melhorar.

Estamos esperando você novamente neste Natal, com novas oportunidades e vantagens exclusivas para você, que é nosso cliente fiel!”

4 – Crie promoções temporárias e exclusivas por e-mail

usar o e-mail marketing para vender mais no Natal

Outra forma de utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal é promovendo ofertas temporárias e reservadas apenas para esse canal. Além de provocar o senso de urgência nos consumidores, essa estratégia fará os clientes se sentirem especiais, por terem acesso a vantagens exclusivas.

Exemplos de ações nesse sentido:

  • Cupons de desconto, enviados por e-mail, válidos por uma semana.
  • Os clientes que responderem ao e-mail receberão um desconto especial.
  • Envio de link para o cliente fazer cadastro e concorrer a um prêmio.
  • Cupom valendo uma embalagem especial gratuita.

Outras dicas importantes sobre como utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal

  • usar o e-mail marketing para vender mais no NatalLembre-se da importância dos dispositivos móveis. Grande parte dos consumidores lê as mensagens utilizando smartphones ou tablets. Por isso, seus e-mails precisam estar adaptados também para essas plataformas.

Leia: Como conquistar o consumidor mobile

  • usar o e-mail marketing para vender mais no NatalAproveite essa época para coletar mais e-mails de clientes. Peça para os consumidores do Natal informarem seus dados de contatos e enriqueça sua base de e-mails. Assim, você pode continuar em contato com eles durante o ano todo.

Veja[Vídeo] Como aproveitar melhor as oportunidades do Natal

  • usar o e-mail marketing para vender mais no NatalNão envie apenas promoções; também envie conteúdo. É importante que seu cliente veja o e-mail como um canal informativo. Sua loja pode ajudá-lo nessa época com conteúdos relacionados a como escolher melhor determinado produto que seu estabelecimento vende, por exemplo.

LeiaDicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo

  • utilizar o e-mail marketing para vender mais no NatalEnvie e-mails durante os finais de semana. Pesquisas recentes apontam que os clientes aproveitam o tempo livre no fim de semana para pesquisar e fazer compras dos presentes de Natal – especialmente via mobile. Aproveite essa oportunidade e envie algumas ofertas especiais nestes dias.

LeiaTendências de compra online para o final de 2017

Aprenda mais!

Por fim, lembre-se:

Para utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal, assim como em qualquer época do ano, é fundamental ter um planejamento detalhado das ações e acompanhar os resultados, mudando a estratégia quando necessário.

Seguindo as dicas listadas neste artigo, sua loja terá grandes chances de conseguir ótimos resultados neste Natal com a ajuda deste importante canal de comunicação e venda.

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik; Flaticon

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