Você já ouviu falar no Modelo de Excelência da Gestão ® (MEG)? Esse é um guia de referência que tem como o objetivo indicar as melhores práticas da gestão de empresas.
Ficou interessado em saber mais sobre esse modelo?
A seguir, entenda melhor como o MEG é desenvolvido e de que maneira ele pode ajudar na gestão da sua loja.
O Modelo de Excelência da Gestão ® é desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com base na experiência, no conhecimento e em um trabalho de pesquisa realizado por diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior.
O MEG serve como um guia de referência que traz as melhores práticas de gestão realizadas em algumas das empresas de maior sucesso no mundo.
O guia tem como objetivo ajudar os gestores a analisar os processos e os profissionais que compõem a empresa, fazendo uma reflexão sobre o cenário atual, ajudando a identificar pontos de melhoria e indicando ações e processos a serem realizados. Tudo isso para, como o próprio nome diz, alcançar a excelência na gestão.
O Modelo de Excelência da Gestão ® foi criado em 1992 e vem sendo constantemente revisado para acompanhar as mudanças e tendências do mercado e da economia. Em 2016, a FNQ lançou a 21ª edição do guia.
Uma das principais mudanças desta edição mais recente é que o Modelo de Excelência da Gestão ® passou a ser baseado em oito fundamentos principais, que orientam as ações e reflexões propostas na metodologia.
Ações relacionadas à integração dos profissionais e das atividades realizadas na empresa, bem como a estruturação de sistemas de medição e organização das informações dos processos e áreas.
Estabelecimento de canais de relacionamento e comunicação com clientes, fornecedores e os profissionais da empresa.
Ações no sentido de identificar e desenvolver habilidades e competências nos profissionais da empresa e também realizar o compartilhamento de conhecimento e o incentivo à inovação.
Diz respeito à habilidade de identificar necessidades de mudanças e a flexibilidade e capacidade de implementar mudanças em tempo hábil, de acordo com as novas demandas do mercado e dos clientes.
Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e as tendências de mercado. A capacidade dos líderes de mobilizar as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização.
Compromisso da empresa em responder pelos impactos de suas atividades (na sociedade e no meio ambiente) e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.
Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência, de forma a agregar valor para a empresa e para os colaboradores, clientes e parceiros.
Busca constante por resultados sustentáveis no âmbito econômico, ambiental e social, que atendam os interesses dos clientes, dos colaboradores e dos parceiros da empresa.
De acordo com o Modelo de Excelência da Gestão ®, as empresas que aplicam esses oito fundamentos conseguem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva, com mais credibilidade e mais preparada para as mudanças.
Deixe a seguir um comentário com suas opiniões e dúvidas sobre o Modelo de Excelência da Gestão ®. Se for de interesse de nossos leitores, poderemos trazer um especialista para falar sobre esse tema. Se você gostaria de aprender mais sobre o MEG, deixe sua solicitação abaixo!