Uma pesquisa do Nielsen Norman Group, uma das maiores consultorias de experiência do usuário na internet, revela que 79% das pessoas apenas “passam o olho” no conteúdo das páginas web. Em média, apenas 16% leem “palavra por palavra” do conteúdo apresentado. Por isso mesmo, entender como as pessoas interagem com os textos na web é importante para que você saiba como melhorar a descrição de produtos no e-commerce.
As dicas básicas são: escreva pouco, deixe clientes contarem suas histórias, seja claro e conciso. Mas calma lá, isso é apenas o “resumo da obra”. Vamos avaliar em detalhes como fazer tudo isso…
Antes de colocar os pormenores, você precisa apresentar uma breve chamada na descrição de produtos no e-commerce. Veja o exemplo a seguir, mesmo que você não tenha conhecimento de inglês:
Com esses itens, logo de cara você tem as informações principais da oferta. Se o cliente já sabe o que está procurando, e o preço estiver atrativo, é provável que feche logo a compra e sequer corra a tela para ler mais detalhes. Mas, claro, não é todo mundo que tem esse conhecimento. Por isso você deve seguir outras dicas…
Abaixo da “mini-apresentação” começa um trabalho de conquista do cliente na web. Aí vão algumas dicas nesse sentido:
1) Entenda muito bem sobre o produto para poder escrever com eficiência
Tudo que você precisa para descrever uma oferta de forma eficiente é conhecê-la muito bem, para que possa fornecer informações confiáveis e úteis.
2) Saiba quem é o seu público: pense em quem irá comprar o produto
Assim como você faz em um atendimento presencial, na hora de descrever produtos no e-commerce, seja pessoal, pense no seu público.
Neste sentido, sua meta não deve ser apenas descrever o produto, mas sim definir seu mercado. Quando estiver elaborando o texto para apresentar produtos no e-commerce, pergunte-se:
Tente responder essas perguntas na descrição. Ao mesmo tempo, quando for escrever, mantenha sempre um mesmo tom na descrição dos produtos. Se você for bem-humorado em um texto e “sisudo” em outro, sua marca não vai criar uma identidade de apresentação.
3) Seja objetivo
Um “macete” simples da internet é o seguinte: parágrafos com mais de 70 palavras podem ser cansativos. Use frases curtas e tente resumir a descrição inicial do produto de um a três parágrafos. Depois dessa breve introdução, você poderá listar algumas características.
Os breves parágrafos introdutórios devem fazer uma apresentação mais objetiva e curta do produto. Depois dele, você pode colocar uma “frase mágica”, como: “Confira a seguir as principais características do produto”. Feito isso, você cria uma lista de características, que pode ser mais ou menos assim:
Isso é uma tática de apresentação tanto do produto quanto para que o cliente não compre “gato por lebre”, pois mostra o que realmente o item tem a oferecer.
Um vídeo explicativo sempre cai bem. Muitas marcas, especialmente as que oferecem produtos eletrônicos, incluem vídeos na descrição de produtos no e-commerce.
⇒ Dica: clique aqui e entenda como sua loja pode produzir vídeos de forma prática.
Além disso, na página de descrição e apresentação do item, é importante permitir resenhas de clientes sobre o produto. Isso pode ser o ponto decisivo para alguém fechar a compra.
Quando você prioriza entregas rápidas e qualificadas e ajuda o cliente a esclarecer dúvidas, ele fica muito mais propenso a publicar um elogio na sua página. Portanto, “libere” a página para comentários – aceite críticas e apenas apague os malcriados.
⇒ Dica: clique aqui e entenda como obter mais feedback dos clientes no e-commerce.
Em relação ao tom da conversa, na internet você tem a liberdade de sempre se comunicar com o cliente na segunda pessoa: trate as pessoas por “você” e utilize frases no imperativo (experimente, veja, escreva, compre, escolha). Isso dá a sensação de proximidade! E vale tanto para a apresentação de ideias quanto para as respostas a clientes.
No início deste artigo falamos que 79% das pessoas apenas escaneiam as informações das páginas web, conforme pesquisa – você pode acessar mais detalhes aqui.
Como resultado desse levantamento, o Nielsen Norman Group destaca que essas pessoas que “passam o olho” pela página focam nos seguintes elementos:
Se você souber aproveitar bem essas informações, é possível criar descrições de qualidade para todos os seus produtos. Basta conhecer o público e ter foco nestas informações!
Sucesso e boas vendas!