fbpx

Nossas Sugestões

7 conselhos de especialistas sobre marketing para varejo

7 conselhos de especialistas sobre marketing para varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/06/17

Boas estratégias de marketing ajudam a fortalecer a credibilidade da marca, traz mais clientes para a loja, aumenta a fidelidade dos consumidores e gera mais vendas. Todos esses são itens cruciais para a sustentabilidade e o crescimento de qualquer negócio. Para ajudar você, lojista, a alcançar esses resultados, reunimos neste artigo dicas importantes de marketing para varejo.

Veja a seguir os conselhos de especialistas internacionais que vão ajudar o seu negócio a expandir o alcance da marca e atrair e conquistar cada vez mais consumidores:

Dicas de Marketing para Varejo:

1 – Dê razões para o consumidor ir à sua loja

marketing para varejoÉ seu papel atrair mais clientes para dentro do seu estabelecimento. Para isso, você precisa oferecer razões para que eles desejem ir até você. Você pode fazer isso por meio da oferta de produtos exclusivos na loja física, cupons por e-mail para que o cliente possa utilizar na loja, dias especiais como chamariz – inclusive com eventos e convites especiais para seus clientes e assim por diante. Essa é a dica de marketing para varejo de Bryan Eisenberg, fundador da IdealSpot.

Para colocar em prática:

Conheça três ações que você pode realizar para motivar o consumidor a visitar sua loja e, assim, aumentar suas vendas: CLIQUE AQUI.

2 – Concentre-se em como você vende

marketing para varejoMuitas lojas oferecem o mesmo tipo de produto que você vende. O que vai fazer a diferença para conquistar novos clientes é a maneira como você vende. “Concentre-se em como você vende ao invés do que vende. Crie uma experiência única para seu cliente. Os produtos vêm e vão, mas sempre haverá um mercado para experiências verdadeiramente notáveis”, diz Doug Stephens, fundador da Retail Prophet.

Para colocar em prática:

Entenda o que é experiência do cliente, por que isso é tão importante e como sua loja pode proporcionar uma experiência positiva ao seu público: CLIQUE AQUI.

3 – Nunca pare de pesquisar

marketing para varejoReúna informações, faça uma análise profunda e trace metas a partir de seus dados. Fazer pesquisas de mercado e sobre os clientes é uma das principais maneiras de se obter sucesso nas estratégias de marketing para varejo.

Saiba, por exemplo:

  • Quais são os melhores meses de vendas?
  • Quais são os dias da semana em que sua loja está mais movimentada?
  • O que está parado no estoque?
  • Qual é o perfil de cliente que mais compra aqui?
  • Qual é o perfil de vendedor se encaixa melhor com a empresa?

“De forma muito simples, sempre pesquise o que você pode fazer para melhorar suas vendas, seu marketing, seus funcionários e até mesmo você. Nunca pare de pesquisar”, é a dica de Nicole Reyle, fundadora do Retail Minded.

Para colocar em prática:

Aprenda como a análise das informações dos consumidores pode ajudar sua loja a vender mais e a ter clientes mais fiéis: CLIQUE AQUI.

4 – Crie facilidades para seu cliente

marketing para varejoVocê já percebeu como é grande o número de pessoas que deixam para a última hora as compras em datas comemorativas? Você pode aproveitar esse senso de urgência para vender mais e melhor para seu cliente. Basta facilitar a busca dos consumidores, fazendo com que o presente fique praticamente pronto.

No Dia dos Namorados e no Dia das Mães, por exemplo, você pode fazer kits especiais com alguns produtos já prontos em uma cesta para que o comprador de última hora possa levar e presentear a pessoa amada naquele instante. “Ao conseguir atender esta urgência, você melhorará a experiência e sua loja se tornará uma referência ao cliente quando for necessário encontrar o presente ideal”, diz Melissa Gonzalez, autora de The pop-up paradigm.

Para colocar em prática:

Entenda a importância do merchandising nos feriados que afetam o varejo e saiba a melhor maneira de preparar a loja com a decoração nas datas comemorativas: CLIQUE AQUI.

5 – Tenha relevância local

marketing para varejoEntenda bem onde sua loja está localizada e que tipo de público transita próximo a você. Faça parcerias locais e fortaleça seu negócio na região. “Os varejistas precisam se familiarizar com as comunidades em que operam. Isso dá origem a ideias de marketing e divulgação que, de forma orgânica, fazem sentido para as pessoas nessas comunidades”, aconselha James Bickers, editor de Retail Costumer Experience.

Para colocar em prática:

Aprenda como envolvimento da loja com a comunidade na qual ela está inserida pode ajudar a fortalecer a imagem do negócio e aumentar a fidelidade dos clientes locais: CLIQUE AQUI.

6 – Invista em eventos

marketing para varejoPromova eventos para atrair mais pessoas a sua loja, mas sem que isso seja algo cansativo e custoso. Comece com pequenos minicursos semanais e, uma vez por mês, promova um grande evento para a família, por exemplo. “O ideal é fazer um evento grande por mês e três pequenos. O grande atrai um bom volume de pessoas para dentro da loja, e os outros retêm os clientes a um prazo maior”, sugere Rich Kizer, fundador da Kizer & Bender.

Para colocar em prática:

Conheça mais ideias de ações que farão os clientes frequentarem mais seu estabelecimento e, assim, aumentar as chances de vendas: CLIQUE AQUI.

7 – Conecte o on-line com off-line

marketing para varejoAntes de chegar até o seu estabelecimento, boa parte dos clientes já pesquisou sobre o produto e sobre a sua loja. Por isso, é fundamental que você alimente seus canais on-line com informações úteis, atualizadas e precisas. “Disponibilizar um ótimo localizador de lojas, dar acesso ao estoque em tempo real e ter um plano de SEO local bem executado estão entre as estratégias digitais de maior valor para qualquer loja do varejo”, diz Jason Goldberg, fundador da RetailGeek.

Para colocar em prática:

Entenda como o marketing de conteúdo para o varejo funciona e saiba como colocá-lo em prática para aumentar seus resultados em vendas: CLIQUE AQUI.

Aprenda mais dicas de marketing para varejo

Colocando essas sugestões dos especialistas em prática, sua loja vai conseguir se destacar da concorrência e melhorar seus resultados de vendas a curto e longo prazo. É isso que você quer, não?

marketing para varejo

Para aprender ainda mais sobre marketing para varejo, confira os artigos abaixo:

Sucesso e boas vendas!

Informações: Shopify   |   Imagens: FreepikFlaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 11
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "7 conselhos de especialistas sobre marketing para varejo"

Comentar