Você com certeza já ouviu falar no conceito de “marketing”. Mas você sabe realmente o que é o marketing? E o “marketing de conteúdo”? Neste artigo, você vai entender melhor esses conceitos e saber como o marketing de conteúdo pode fortalecer o relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas.
Antes de tudo, é preciso entender que marketingé muito mais que a “propaganda” da marca. Sabe aquele anúncio da sua loja nos meios de comunicação? Então, isso é publicidade – que é apenas uma das ferramentas do marketing.
Marketing é um conjunto de técnicas e processos destinados ao desenvolvimento das vendas. O objetivo é entender as necessidades de um determinado mercado ou público e atender essas necessidades por meio da marca/produto.
Uma questão fundamental para o marketing é o relacionamento com os clientes – e é aqui que o “marketing de conteúdo” ganha destaque.
O marketing de conteúdo utiliza a divulgação de informações e dicas relevantes para um determinado grupo de pessoas com o objetivo de atrair um público qualificado para a empresa. O foco principal dessa estratégia é fortalecer relacionamento com o público – seja ele formado por clientes ou prospects.
Além de ser importante para o relacionamento, o marketing de conteúdo é fundamental para as vendas. Afinal, hoje em dia, os consumidores sempre buscam informações on-line antes de adquirir algum produto.
Se sua loja oferecer conteúdo qualificado, quando o consumidor buscar por informações referentes ao seu segmento, irá encontrar o conteúdo que ele precisa sendo oferecido pela sua marca – que ficará gravada na memória dele.
Ao oferecer conteúdo qualificado, ou seja, que tenha a ver com as necessidades e preferências do seu público, sua loja se beneficia pois:
Veja a seguir algumas formas de utilizar o marketing de conteúdo para fazer sua loja ficar sempre próxima de seus clientes:
Por meio dessa ferramenta, você pode se comunicar de maneira mais direta com os clientes, enviando conteúdos como:
Para tornar a comunicação ainda mais personalizada, você pode, por exemplo, enviar conteúdos referentes ao produto que o cliente comprou de você, ajudando ele a entender como utilizá-lo em seu dia a dia.
Aprenda mais:
Esses são materiais mais “robustos”. São conteúdos com tom educacional, para orientar os consumidores quanto à utilização de um determinado produto ou com sugestões de aplicações do produto no dia a dia, por exemplo.
Conteúdos em vídeo são excelentes para atrair a atenção do público. Como a imagem está em movimento, esse é o tipo de conteúdo ideal para mostrar um produto em funcionamento.
Por exemplo: você pode fazer um vídeo com uma análise completa sobre o último modelo de celular do mercado – mostre o aparelho em ação, faça demonstração de como os aplicativos funcionam na prática e assim por diante.
Aprenda mais:
Os blogs atualmente são muito mais que “diários on-line”; eles tornaram-se ferramentas de comunicação empresarial. Nessas plataformas, utilize uma linguagem mais informal (mas não muito) e ofereça assuntos que possam ser de interesse do seu público.
As mídias sociais funcionam como canais contínuos de comunicação com os clientes. Nessas plataformas, é importante que você ofereça conteúdo relevante para o seu público diariamente.
Todos os outros conteúdos (e-mails, guias, vídeos, posts do blog) podem ser divulgados nas mídias sociais. Assim, quando um prospect ou cliente encontrar você na rede, ele vai achar informações que o ajudarão no seu processo de pesquisa e compra.
Aprenda mais:
Para que você possa oferecer conteúdo relevante para o seu público, é fundamental conhecer quem são seus clientes, do que eles gostam, do que precisam, como buscam informações etc. Para isso, sempre que possível, colete informações de seus consumidores por meio de formulários e cadastros.
O problema é que muitas pessoas não gostam de preencher esses cadastros, não é mesmo? Então, uma dica é: em troca dos dados que eles darão, ofereça vantagens nas compras como desconto ou parcelamento com juros menor, por exemplo.
Aprenda mais:
O ponto central do marketing de conteúdo é o diálogo. E tem coisa mais chata que conversar com alguém que só sabe falar de si? Por isso, nem sempre os conteúdos que você irá oferecer serão referentes à sua loja.
Claro que é importante incluir sua marca dentro do contexto, mas o foco aqui é que sua empresa seja uma referência em oferecer informações qualificadas sobre o seu segmento. Assim, se você sempre dá dicas sobre tecnologia móvel, por exemplo, quando o consumidor precisar comprar um celular, com certeza é de sua loja que ele irá lembrar primeiro.
Aprenda mais:
Basicamente, conteúdo qualificado ajuda a fortalecer sua marca – o que, por sua vez, ajuda a atrair e conquistar mais clientes.
Mas sua loja pode ir além e utilizar essas informações de maneira estratégica. Nesse sentido, é importante desenvolver conteúdos específicos para diferentes etapas de compra
Se a sua marca estiver presente nessas diferentes etapas de compra, certamente ficará gravada positivamente na memória do cliente e, assim, aumentará as chances de ser escolhida e recomendada por ele.
Aprenda mais:
Quer uma indicação de empresa que pratica o marketing de conteúdo? Saiba que está olhando para um exemplo agora mesmo. O Blog do Varejo é parte das estratégias de conteúdo da Gazin Atacado – junto com outros canais, que indicamos neste artigo.
O conteúdo oferecido pela Gazin aos lojistas tem o objetivo de ajudá-los na gestão dos seus negócios. Isso porque o sucesso dos nossos clientes é também sinônimo de sucesso para nós!
Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse tema, deixe um comentário abaixo. Suas indicações vão nos ajudar a criar mais conteúdos relevantes para você!
PS: Espalhamos diversos conteúdos complementares ao longo deste artigo. Clique nos links e confira esses materiais! A leitura deles é fundamental para você entender melhor o marketing de conteúdo e saber como utilizá-lo na prática!