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Projeções econômicas para o ano que vem e 3 dicas sobre como se preparar para 2015

Projeções econômicas para o ano que vem e 3 dicas sobre como se preparar para 2015

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/12/14

Saber quais são as previsões econômicas para o ano que vem é muito importante para os varejistas, já que o segmento comercial depende – e muito – da economia para garantir seus resultados. Pensando nisso, reunimos aqui algumas projeções econômicas para o Brasil em 2015. Assim, você pode se preparar para enfrentar possíveis crises sem prejudicar o seu negócio. 

Principais projeções

Se você buscar por esse tema nos noticiários, vai notar que o cenário não é muito positivo. Confira algumas das principais projeções econômicas para o ano que vem:

  • AUMENTO DA INFLAÇÃO: a expectativa dos economistas para 2014 é de inflação a 6,43%. Para o próximo ano, as projeções da inflação são de 6,49%.
  • AUMENTO DA TAXA BÁSICA DE JUROS: justamente por conta do aumento da inflação, a previsão é que o Banco Central aumente a taxa de juros para cerca de 12% ao ano.
  • CRESCIMENTO FRACO DA ECONOMIA: para 2015, a estimativa de expansão da economia é de 0,77%.
  • AUMENTO DO DESEMPREGO: a taxa de desemprego está atualmente em 4,5%. Mas depois de anos em queda, especialistas preveem alta de cerca de um ponto percentual no ano que vem.

Com certeza todas essas previsões mostram um cenário que pode complicar a vida dos varejistas, já que, se esses índices se confirmarem, haverá restrição de crédito, diminuição do poder de compra dos consumidores e, consequentemente, menos vendas.

Como se preparar

Porém, não é momento de desespero. Existem algumas questões que você deve avaliar e incluir em seu planejamento para poder estar preparado para essa possível tempestade:

1 – Crediário próprio é a segurança para os pequenos lojistas

credito

Nós já mostramos no post “COMO A RESTRIÇÃO DO CRÉDITO PODE SER BOA PARA VOCÊ” que quando há alta dos juros os pequenos e médios varejistas têm vantagem no mercado. Isso porque, diferente das grandes lojas, que têm contratos com os bancos, os lojistas menores têm carteira própria e não dependem de financeira. Por isso, eles mesmos podem oferecer crédito aos clientes, por meio do crediário próprio. Clique nos links abaixo para conferir várias dicas sobre como montar seu crediário com segurança e estabilidade:

 2 – Fortaleça o relacionamento com seus clientes

Business people shaking hands

Em momentos difíceis, o consumidor irá pensar muito bem o que ele vai comprar e onde ele vai comprar. Por isso, nesse cenário, é fundamental ter um ótimo relacionamento com seus cliente. Valorize os clientes mais fiéis, oferecendo vantagens, brindes e exclusividades. Isso fortalecerá o relacionamento e eles saberão que vale a pena comprar e seu fiel à sua loja, mesmo em uma situação econômica mais complicada.  Para isso, também separamos algumas dicas de ouro para você fidelizar clientes:

3 – Mantenha-se em contato constante com o seu público

woman with megaphone

A comunicação é uma peça fundamental para construir um bom relacionamento com seus clientes. É como em qualquer relação: sem diálogo, não vai durar muito tempo. Mas não basta informar de qualquer jeito, é preciso saber o que comunicar e de que forma fazer com que essas informações cheguem ao seu cliente. Para isso, siga nossas dicas:

Uma crise pode ser uma oportunidade

opotunidadeNão se deixe abalar pelas más notícias e esteja sempre preparado. Assim, você conseguirá se manter estável em meio a tempestade. Jim Collins, autor do “Good to Great: Empresas feitas para durar” mostrou em seus estudos que, em momentos ruins da economia, as boas empresas continuaram a crescer. Mesmo com um crescimento menor, elas se mantiveram firmes e não recuaram.

John F. Kennedy certa vez disse:

“Quando escrito em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade” 

Não foque no “perigo”. Entenda as dificuldades como oportunidades Siga as dicas desse post para se fortalecer no mercado e deixar ainda mais forte seu relacionamento com o cliente.

Sucesso!

Informações:

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