Situação: você quer expandir o alcance de sua marca, mas não tem verba milionária.
Solução: aproveitar o marketing gratuito nas redes sociais!
A primeira informação relevante para isso: se você apenas promover seus produtos, sua página estará fadada a ter menos curtidas que uma foto qualquer do cachorro do vizinho.
É preciso incorporar estratégias de conteúdo para conseguir engajamento de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por anúncios.
Quer saber como fazer isso? Acompanhe as dicas a seguir.
Saiba mais sobre marketing de conteúdo:
–> Marketing de Conteúdo para lojistas
–> O Inbound Marketing está revolucionando as vendas. Faça parte dessa revolução!
Para conseguir visualizações e compartilhamentos você precisa se apresentar como referência naquilo que faz. Isso significa que sua empresa precisa levar informação qualificada e gratuita às mídias sociais. Se você quer difusão sem pagar, nada mais justo, certo?
Vamos a um exemplo…
O que o proprietário de uma loja especializada em pescaria em Curitiba (que não tem praia nem lago de pesca) pode divulgar, além de anunciar varas de pescar em promoção? Uma infinidade de coisas, por exemplo:
Perfeitamente viável e bem longe de ser história de pescador, não é mesmo?
Pense: que ensinamentos seu negócio trouxe a você e podem ser compartilhados? Com certeza, muitos!
É aquela velha história: funcionários, clientes antigos, amigos, parentes, vizinhos e conhecidos ajudam (e muito!) a divulgar sua empresa. Eles são os primeiros (e geralmente os mais fiéis) guardiões da marca.
Supondo que dez destas pessoas de seu círculo ajudem, compartilhando publicações da empresa em seus perfis pessoais no Facebook ou no Instagram, por exemplo, levando em conta que pelo menos entre 20 e 100 pessoas vão ver a postagem do guardião, sua exposição de marca pode chegar a 500 ou 1.000 usuários em um “toque de mágica”.
Em outras palavras, sua rede pessoal pode conectar sua empresa a uma segunda rede, que pode levar seu conteúdo a uma terceira rede, e por aí vai… Por isso, é importante qualificar seus conteúdos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Snapchat, no Google+, no Pinterest e assim por diante.
Saiba mais
–> O que é o Snapchat e como sua loja pode usar essa ferramenta
–> É possível vender pelo Facebook?
–> 6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online
Sobre o que todo mundo e as #hashtags estão falando hoje?
Muita gente está aproveitando a onda do jogo Pokémon Go para atrair pessoas às lojas, e pescar clientes (olha a pescaria de novo). Outras empresas estão sempre explorando os memes do momento para colocar sua marca em evidência. E olha que você nem precisa ser um AZ do Photoshop para fazer isso. Aplicativos como o Meme Generator podem fazer isso em segundos no seu smartphone, trazendo sugestões de fotos famosas ou “da moda”.
Portanto, dê um jeitinho de inserir sua marca no debate – com cuidado, claro. Afinal, além de temas polêmicos, recursos como hashtags podem ser um tiro no pé, pois:
Traduzindo…
Parece que o pessoal do Instagram realmente curte clicar em hashtags. Já no Twitter, só quando o tema interessa – senão pode parecer maçante e tirar credibilidade. No Facebook, a maioria evita. Aliás, eis um motivo a mais para você criar conteúdos distintos em diferentes redes sociais.
Acho que você já entendeu do que estamos falando. 🙂
Smiles e emojis fazem parte do vocabulário das mídias sociais e são uma boa forma de fazer sua marca ser um pouco mais simpática perante o público. 😉
Utilizar carinhas de maneira adequada, sem exagerar, humaniza seu conteúdo, captura um nível maior de atenção e, consequentemente, aumenta as chances de seus conteúdos serem compartilhados.
Postar sempre mensagens com link ou apenas fotos fofinhas realmente enche o saco. Tente variar o uso de links e promoções com vídeos, enquetes, mensagens em imagem, fotos e postagens “cruas” (sem links nem imagens).
Um exemplo prático vai deixar isso bem claro:
Outro ponto a favor do Dr. Drauzio é que, provavelmente, ele tem algum investimento no Facebook Ads, ferramenta para impulsionar posts a um maior número de pessoas.
Ou seja, uma maneira para reforçar seus conteúdos é impulsionar aqueles de maior apelo – interesse público. Custa caro? Não… Você pode fazer publicidade a partir de verbas de R$ 1 por dia.
Outra dica é manter em evidência (no topo da página) no Twitter ou no Facebook postagens estratégicas. Basta clicar ao lado da postagem que você quer destacar e escolher a opção respectiva.
Por último, aqui vão algumas sugestões de como incentivar o engajamento de seu público em suas redes sociais:
Aos poucos, você conquistará novos usuários e fará sua marca mais conhecida. Lembre-se: os resultados, assim como o sucesso do seu negócio, não vêm do dia para a noite. É preciso dedicação e espírito empreendedor!
Sucesso!