Uma das piores situações para os profissionais de vendas é quando eles estão apresentando um produto ou serviço e o cliente não presta atenção – fica olhando para os lados, dá uma checada no celular e até boceja… Para evitar que isso aconteça em sua loja, apresentamos a seguir nove dicas para você ter mais sucesso na sua apresentação de venda. Ou para os seus vendedores terem mais sucesso na apresentação de venda deles!
Essas dicas vão ajudar os profissionais a captar a atenção dos clientes com mais eficiência e, assim, aumentar suas chances de fechar a venda. Acompanhe!
A SOAP, empresa especializada em apresentações profissionais, inspirou-se em roteiros de cinema para criar um material com recursos de narrativa cinematográfica para chamar a atenção da audiência durante uma apresentação.
Como muitas das indicações da SOAP podem ser úteis também em apresentações comerciais, adaptamos as dicas para a realidade do varejo.
Saiba como aumentar a eficiência da sua apresentação de venda utilizando recursos inspirados em roteiros de cinema!
O tempo do seu cliente é precioso. Se ele está dedicando algumas horas do dia para ir à sua loja, é fundamental que você valorize isso. Afinal, ele poderia muito bem ir até outra loja ou comprar pela internet.
Então, na hora de apresentar o produto, não o enrole apresentando dados estatísticos e técnicos que ele não vai lembrar depois. Sem rodeios, comece investigando as necessidades do cliente e explique os benefícios que aquele produto oferece especificamente para ele.
→ Leia também: 5 perguntas que prejudicam suas vendas
Usar metáforas é uma ótima maneira de explicar informações que são muito complexas. Termos técnicos e complicados podem fazer o cliente ficar confuso e perder o interesse em sua apresentação de venda.
Por exemplo: em vez de dizer que o computador é Dual Core, diga que o “cérebro” daquela máquina é muito mais eficiente e potente – o que permite, por exemplo, rodar vídeos e jogos com mais rapidez e abrir vários programas ao mesmo tempo, sem que ela trave.
→ Leia também: Característica x Benefício
Criar uma expectativa no consumidor pode ser uma estratégia interessante para captar a atenção dele durante sua apresentação de venda. Mas o suspense deve ser breve. Se ficar enrolando muito tempo, o efeito pode ser contrário: o cliente pode perder o interesse.
Imagine, por exemplo, que o cliente chega na loja dizendo que quer comprar um presente para a mãe dele, que gosta de cozinhar. Então, o vendedor diz, sem especificar o nome do produto:
Essa é uma ótima forma de usar o suspense para chamar a atenção do cliente.
→ Leia também: 4 técnicas de vendas poderosas
Muitas vezes é difícil manter a atenção do cliente o tempo todo durante a apresentação de venda. Por isso, utilizar recursos para surpreender o cliente no meio do discurso pode ser uma estratégica eficaz.
Você pode fazer isso de diversas formas. Estas são algumas delas:
→ Leia também: 6 ações fundamentais para oferecer uma experiência de compra positiva
Os clientes podem até dizer que estão buscando produtos, mas o que eles querem mesmo são soluções para os problemas que enfrentam e para as suas necessidades. Pensar nisso durante seu discurso vai fazer o cliente ficar mais engajado na sua apresentação.
Se você sabe, por exemplo, que o cliente está buscando um celular mais rápido, comece falando sobre os problemas específicos que aquele modelo mais avançado vai solucionar.
→ Leia também: Customer first no varejo – o cliente em primeiro lugar
Todo mundo gosta de dar boas risadas. O seu cliente não é diferente! É claro que existem pessoas mais sérias e outras mais descontraídas. Se você conseguir identificar que o cliente é mais extrovertido, espelhe a postura dele e também se divirta durante a apresentação de venda.
É preciso cuidar com piadas de mau gosto ou comentários mais pesados, claro, mas contar um caso engraçado que aconteceu com você, por exemplo, é uma ótima forma de deixar o clima mais leve e captar a atenção do cliente. Por exemplo: “Eu também estava em busca de uma batedeira e essa me ajudou! Só um braço meu estava ficando forte, de tanto eu bater ovo na mão.“
→ Leia também: Como lidar com diferentes tipos de clientes
A pergunta é um elemento fundamental no processo de vendas. Afinal, só por meio de questionamentos você consegue entender de verdade o cliente e oferecer o que ele precisa. Mas além disso, as perguntas também são muito eficientes para chamar a atenção do consumidor durante seu discurso de venda.
Pare e pergunte, por exemplo, se ele tem alguma dúvida ou se entendeu todos os recursos do produto que você apresentou. Essa é uma excelente uma forma de fazer uma pausa na apresentação e chamar o cliente para a conversa novamente.
→ Leia também: A importância das perguntas para o bom atendimento no varejo
Tocar as emoções dos clientes é uma ótima forma de se conectar com eles durante a apresentação de venda. Lembre-se que a maioria das pessoas usa o lado emocional do cérebro na hora de tomar decisões.
Quando o cliente estiver escolhendo um presente, por exemplo, destaque como o presenteado em questão ficará feliz ao receber aquele item. Mostre que aquele presente é uma ótima forma de declarar seu amor.
→ Leia também: Vendas emocionais
Não estamos falando de provocar no sentido de irritar o cliente. Uma provocação que desafia o consumidor ou faz ele pensar melhor sobre determinado tema/produto pode ser uma ótima maneira de capturar a atenção dele.
Estas são algumas formas de desafiar o cliente durante a apresentação de venda:
→ Leia também: 14 formas rápidas de combater a objeção ao preço
Então, gostou das dicas inspiradas no cinema para ajudar a melhorar sua apresentação de venda? Confira o material original da SOAP aqui.
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Sucesso e boas vendas!