Em julho de 2017, a Gazin Atacado lançou a Revista do Varejo, uma publicação bianual que tem o objetivo de entregar aos leitores o melhor conteúdo sobre vendas e, assim, ajudá-los a vender mais e melhor.
A segunda edição da publicação saiu em janeiro deste ano. Dentre os temas abordados nas 52 páginas da revista, destacam-se:
A revista impressa é, atualmente, de acesso exclusivo dos clientes da Gazin Atacado. Porém, hoje resolvemos compartilhar com você um dos conteúdos mais interessantes dessa edição: a entrevista com Juliano Donizete de Sousa. Você com certeza tem muito a aprender com ele. Vamos lá?
Com a crise econômica perdendo sua força e com a realização da Copa do Mundo de Futebol, varejistas do Brasil todo podem esperar lojas mais cheias e clientes mais motivados a comprar em 2018.
Mas o sucesso não vai cair do céu! Para garantir que as expectativas positivas se confirmem, você precisa evitar alguns erros, contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas e saber como aproveitar as oportunidades que vão surgir nos próximos 12 meses.
Para entender melhor tudo isso, a equipe da Revista do Varejo conversou com Juliano Donizete de Sousa, gerente de vendas da Gazin Atacado. Acompanhe as lições que ele deixa e prepare-se para ter um feliz ano novo em vendas!
Juliano Donizete de Sousa – Eu enxergo principalmente dois grandes erros:
Dicas complementares!
Infográfico: 10 dicas para atrair mais clientes para sua loja
Não só em 2017, mas em todos os últimos anos, que foram marcados por uma crise econômica e de confiança no Brasil, aprendemos a conhecer melhor os nossos processos comerciais, monitorá-los todos os dias, estudá-los e ajustá-los cada vez mais às necessidades do mercado atual, dos clientes e dos nossos funcionários, para que eles se tornem cada vez mais práticos e rápidos.
Entendemos que precisamos utilizar o ciclo PDCA para sermos cada vez mais produtivos. Ou seja, a grande lição dos últimos anos foi que processos mais enxutos, simples e amplamente divulgados beneficiam toda a cadeia – clientes, funcionários e a nossa empresa como um todo.
A tendência é que nós continuemos a trabalhar isso em 2018, para tornar a Gazin uma empresa cada vez mais forte e atender cada vez melhor nossos clientes, que é a nossa diretriz número 1.
Dicas complementares!
Para aproveitar as oportunidades de vendas que a Copa do Mundo traz é preciso antecipar as ações.
Não deixe para se programar para comprar para a Copa quando ela estiver prestes a começar. Mantenha seu estoque abastecido de produtos que costumam ter maior giro nessa época – como aparelhos de televisão, freezer, caixas acústicas, data show e assim por diante – e capacite sua equipe para ofertar esses produtos da melhor maneira possível.
Além disso, decore sua loja com o tema Copa do Mundo; faça seus vendedores respirarem o clima de Copa, porque isso ajuda a vender um pouco mais. Por último, mas não menos importante, treine sua equipe para que ela esteja preparada para acompanhar esse ritmo e aproveitar essa data tão importante.
Dicas complementares!
A conta do sucesso para aproveitar bem cada data comemorativa é simples: equipe preparada + loja abastecida + mix adequado.
Profissional capacitado é sinônimo de mais vendas e clientes melhor atendidos. Por isso, invista em sua equipe! Treine seus vendedores e aproveite as datas sazonais para turbinar suas vendas.
No que diz respeito ao estoque, você precisa se preocupar em ter um mix adequado para cada data sazonal. Para isso, converse com seus vendedores, com seus representantes e com as pessoas que estão envolvidas no mercado, e peça dicas de que produtos deve adquirir; entenda qual mix seu distribuidor, seu fornecedor está apostando para trabalhar nessas datas sazonais. Se ligue nos produtos que vão se destacar em cada data e utilize-os a seu favor!
Dicas complementares!
Hoje em dia, há muita informação de qualidade na internet. Existem blogs especializados em temas de vendas (como o nosso Blog do Varejo), em capacitação de vendedor, formação de equipes etc.
Então, o gerente que quer treinar sua equipe, deixá-la afiada e capacitada, não precisa, obrigatoriamente, gastar dinheiro contratando um especialista. Ele mesmo pode buscar informações na internet, vídeos no YouTube (a Gazin Atacado TV, por exemplo, tem vídeos excelentes), sites que falam sobre vendas, absorver essas informações e passar para a sua equipe.
Além disso, também é interessante dar autonomia para sua equipe buscar conteúdo. Sugira um tema de pesquisa, depois sente com seus vendedores e bata um papo sobre aquele assunto. Essa é uma forma bastante legal e interativa de aprender e trocar ideias capacitando sua equipe para vender um pouco mais e atender melhor o seu cliente.
Dicas complementares!
Chegou a hora de esquecer a crise. Precisamos falar de vendas, de desenvolvimento, de capacitação, de crescimento. É hora de trabalhar e colher os frutos dos seus esforços! Rumo ao sucesso!
Agora é com você! Leia os artigos complementares que espalhamos ao longo da entrevista, programe uma reunião com sua equipe, crie um plano de ação para garantir que 2018 seja o melhor ano em vendas da história da sua loja e faça acontecer! Seus resultados dependem muito da sua postura.
Sucesso e boas vendas!