Nem só de brinquedo é feito o Dia das Crianças. Se você desenvolver ações e campanhas estratégicas, poderá posicionar a diária em seu estabelecimento como uma opção de presente muito atrativa nesta data. Leia este artigo e saiba como aproveitar ao máximo o Dia das Crianças na hotelaria para atrair e conquistar mais hóspedes.
Já falamos aqui no Blog da Hotelaria sobre a relevância dos millennials. No entanto, existe uma geração mais recente que é igualmente importante para o mercado hoteleiro: a geração Z, composta pelas pessoas que nasceram entre 1995 e 2010, e têm entre 8 e 23 anos.
Apesar de serem bem jovens e muitos ainda nem possuírem poder aquisitivo para comprar uma viagem, é importante entender que a visão deles pesa, e muito, na decisão de compra dos adultos a sua volta.
→ De acordo com uma pesquisa da National Retail Federation, 66% dos membros da geração Z influenciam os gastos de sua família em relação a viagens.
Entre este público, estão incluídas as crianças, que celebram seu dia especial em 12 de outubro.
Para aproveitar ao máximo o potencial do Dia das crianças na hotelaria, é preciso criar ações voltadas aos adultos (pais, avós, tios etc.) que pretendem agradar os pequenos. Ao mesmo tempo, porém, é preciso se preocupar em se comunicar com as crianças. Afinal, elas podem incluir a hospedagem em hotel nas suas listas de possíveis presentes!
Quer saber como atrair a atenção dos pais e das crianças e adolescentes nesta data e posicionar a diária em seu estabelecimento como uma opção de presente atraente?
Confira as dicas que separamos a seguir!
Se tem algo que crianças gostam de fazer é brincar. Então, para atrair a atenção delas e dos pais, promova atividades que ajudem os pequenos a gastarem energia. Exemplos de ações nesse sentido:
— Caça ao tesouro.
— Gincanas esportivas.
— Brincadeiras aquáticas.
— Artesanato.
— Aulas artísticas.
Leia também!
Outra forma de atrair a atenção dos adultos e das crianças nessa data é associando a marca do seu estabelecimento com atividades e empresas reconhecidas entre o público infantil.
Exemplos de ações nesse sentido:
— Faça parceria com alguma marca de brinquedos e ofereça atividades envolvendo os brinquedos da respectiva empresa.
— Promova apresentações circenses no dia 12 de outubro em parceria com o circo da sua região.
— Uma empresa de alimentos voltados às crianças pode ter interesse em patrocinar as atividades promovidas durante o Dia das Crianças em seu estabelecimento. Ela pode fazer isso, por exemplo, por meio de apoio financeiro ou oferecendo amostras grátis dos seus produtos para serem distribuídos entre os hóspedes nesta data.
Leia também!
Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes
É importante lembrar que as crianças não irão sozinhas ao seu estabelecimento. Provavelmente, então, esse presente se torne uma atividade em família. Assim, para aproveitar a data para atrair mais hóspedes, ofereça condições especiais para que essa reunião familiar aconteça.
Exemplos de ações nesse sentido:
— Crie pacotes especiais com desconto para as famílias que quiserem curtir o dia 12 de outubro em seu hotel.
— Faça uma promoção especial que incentive os adultos a levarem as crianças ao seu hotel nesta data. Por exemplo: no dia 12 de outubro, a cada dois adultos, uma criança não paga a diária.
— Há também a possibilidade de oferecer serviços extras no pacote, ao invés de desconto. Por exemplo: no Dia das crianças, o café da manhã é gratuito e especial, com opções no menu voltadas especificamente aos pequenos.
Leia também!
Outra maneira de aproveitar ao máximo o Dia das crianças na hotelaria e posicionar a estadia em seu hotel como uma ótima opção de presente nesta data é promovendo festas com temas que as crianças adoram.
Exemplos de ações nesse sentido:
— Festa com personagens de filmes e desenhos animados.
— Festa à fantasia para as crianças.
— Festa de Halloween (aproveitando a proximidade da data).
— Festa circense, com apresentações especiais.
— Encontro com algum YouTuber ou blogueiro famoso entre o público infantil e adolescente.
Realizar parcerias com escolas no Dia das Crianças é interessante porque muitas instituições promovem eventos especiais nesta data. Seu hotel pode ajudá-las a tornar o dia 12 de outubro ainda mais especial para os alunos e suas famílias.
Exemplos de ações nesse sentido:
— Pacote especial para um grupo de alunos se hospedar no hotel no Dia das Crianças.
— Condições especiais para alunos da escola que quiserem se hospedar com a família nesta data.
— Sorteio entre os alunos da escola para ganhar uma diária gratuita com direito a dois acompanhantes no dia 12 de outubro.
Uma das maneiras mais certeiras de atrair mais clientes no Dia das Crianças é falando com os hóspedes que você já sabe que teriam interesse em oferecer uma diária como presente nesta data.
Exemplos de ações nesse sentido:
— Envie e-mail com ofertas especiais para o Dia das crianças para os hóspedes que você sabe que possuem filhos pequenos ou pré-adolescentes.
— Envie e-mail para famílias que já se hospedaram em seu hotel em outras oportunidades.
— Entre em contato com os clientes que se hospedaram em seu hotel no Dia das crianças nos anos anteriores.
Leia também!
6 táticas de e-mail marketing para aumentar as reservas do hotel ou pousada
Pesquisas indicam que:
Então, se você quer chamar a atenção e atrair esse público, precisa criar ações para posicionar sua marca nas plataformas que eles utilizam – especialmente redes sociais e mobile.
Exemplos de ações nesse sentido:
— Divulgue as atrações do seu hotel ou pousada por meio de vídeos nas redes sociais (especialmente no YouTube).
— Faça parcerias com influenciadores digitais que possuem seguidores nessa faixa etária para promover o seu estabelecimento.
— Crie concursos e campanhas digitais nas redes sociais para sortear diárias em seu hotel no Dia das Crianças.
Leia também!
Como usar o marketing de influência na hotelaria
Quando estiver desenvolvendo ações de marketing voltadas às crianças, é importante que sua marca leve em conta as regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
A seguir, separamos alguns documentos que podem orientá-lo nesse sentido:
— Analise as ideias indicadas neste artigo e liste as possibilidades que se encaixam na realidade e no contexto do seu negócio.
— Além disso, reúna sua equipe e peça para eles darem sugestões de ofertas e ações que poderiam ser realizadas no Dia das Crianças.
— Entenda que não é necessário escolher uma atividade só. Você pode fazer uma combinação de algumas ações. Dá para promover atividade lúdicas e festa temática e divulgar essas atrações por e-mail e nas redes sociais, por exemplo.
Esperamos que estas dicas e informações ajudem seu estabelecimento a aproveitar todo o potencial do Dia das Crianças na hotelaria.
Sucesso!