O que vamos expor agora pode parecer absurdo para muita gente. Mas, aí vai:
O incentivo financeiro não faz os seus vendedores terem uma performance melhor – pelo contrário, pode até atrapalhar o desempenho deles.
Não estamos tirando essa afirmação do nada. Diversas pesquisas científicas de instituições internacionais respeitadas comprovam essa teoria. Inclusive, já até recomendamos um livro que fala exatamente sobre isso: A incrível Ciência das Vendas, do economista Luiz Gaziri.
Na obra, Gaziri mostra os estudos que indicam que usar mais dinheiro como incentivo para os profissionais funciona, sim, se o trabalhador realizar apenas tarefas repetitivas, que não exijam pensamento analítico ou que não tenham tantas variáveis.
Já para as atividades que exigem inteligência e criatividade – como é o caso do vendedor – usar incentivo financeiro como ferramenta de motivação pode até levar a piores resultados.
Agora, você deve estar se perguntando:
As dicas a seguir respondem essa questão. Aprenda algumas maneiras de motivar sua equipe de vendas sem necessariamente oferecer recompensa exclusivamente financeira.
Ao oferecer possibilidades de o profissional evoluir e ganhar mais conhecimento, sua empresa mostra que se preocupa com o desenvolvimento dele. E saber que você trabalha em uma organização que quer ajudá-lo a crescer é motivo suficiente para estar motivado, concorda?
Por isso, ofereça cursos, treinamentos e workshops para que os vendedores de sua loja possam desenvolver e melhorar suas habilidades. Além disso, promova atividades para que os próprios profissionais compartilhem conhecimento entre si.
Deixar o vendedor responsável por determinada tarefa ou dar uma missão mais desafiadora para ele demonstra que você confia na capacidade e no potencial que ele tem. Assim, certamente o profissional se sentirá mais valorizado e também mais confiante para fazer mais e melhor.
Quanto mais responsabilidades e desafios você der à sua equipe, mais você conseguirá incentivá-la a evoluir. Além disso, essa confiança que você deposita nos profissionais irá fortalecer o relacionamento de vocês.
No mesmo sentido da dica anterior, ao envolver os vendedores em ações estratégicas da loja, você mostra que acredita na capacidade de análise e no conhecimento que eles têm.
Quando o profissional é consultado e participa de decisões importantes para a empresa, além de se sentir mais valorizado e confiante, ele se sente efetivamente parte da organização – o que, por sua vez, também aumenta sua motivação.
Essa é uma dica muito simples, mas que pode fazer toda a diferença na percepção do seu colaborador. Se um gestor agradece o profissional pelo bom trabalho, o líder está mostrando que presta atenção no que o funcionário está fazendo e reconhece seus esforços.
Assim, o vendedor sabe que o seu trabalho não é invisível, que não é em vão – ele entende que está no caminho certo e está verdadeiramente ajudando a empresa a crescer.
Além de agradecer, é importante também fazer uma avaliação mais completa do trabalho dos vendedores. Isso é importante para que eles possam entender o que estão fazendo corretamente e no que precisam melhorar.
Novamente, essa é mais uma ação que indica que a empresa se preocupa com a evolução do profissional. Clique aqui para conhecer os erros que você deve evitar na hora de dar feedback, e clique aqui para saber a maneira correta de realizar essa conversa.
Mostrar que a empresa se preocupa também com o desenvolvimento pessoal do vendedor é uma excelente maneira de deixá-lo mais satisfeito e motivado com seu trabalho. Nesse sentido, oferecer oportunidades para ele descontrair e se divertir é um ótimo caminho.
Uma forma de fazer isso é tendo um ambiente de trabalho mais descontraído e menos rígido. Além disso, oferecer ingressos para cinemas e shows ou até viagens para ele curtir com a família também é um bônus e tanto!
A melhor maneira de motivar seus funcionários é fazendo com que eles tenham orgulho da empresa em que trabalham. Para isso, sua loja precisa agir em torno dos valores que defende e também fazer com que os vendedores vivenciem esses valores na prática.
Se um dos valores da organização é ser mais sustentável, promova ações para que os colaboradores ajudem a reciclar o lixo, por exemplo. Se sua marca visa se envolver com a comunidade local, promova alguma ação em parceria com uma ONG de sua região e convide os vendedores a participarem.
Atenção!
Não estamos querendo, com esse artigo, dizer que você deve abandonar o comissionamento dos seus vendedores ou nunca oferecer nenhum tipo de bônus financeiro para a equipe. Nosso objetivo é mostrar é que, sozinho, o dinheiro não funciona como ferramenta de motivação para que os profissionais da sua loja tenham um melhor desempenho.
Aliado a isso, é preciso oferecer recompensas relacionadas à valorização do trabalho, ao desenvolvimento pessoal e profissional e aos valores da loja – como indicamos nas dicas dadas anteriormente.
Nas palavras de Luiz Gaziri:
“Quem trabalha com motivação interna trabalha por prazer, pelo desafio, pela emoção, e tende a ter resultados cada vez melhores. Quem trabalha para receber alguma coisa, trabalha o suficiente para ganhar aquilo, leva cada vez mais tempo e tem cada vez menos interesse por sua função.“
Nos conteúdos listados abaixo, você irá aprender mais sobre por que a recompensa financeira sozinha não é suficiente para fazer seus vendedores terem um desempenho melhor. Confira!