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A importância do conteúdo no varejo do futuro

A importância do conteúdo no varejo do futuro

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/01/16

Já pensou se vivêssemos em um mundo sem internet? Como seria o varejo? Bom, não é preciso muita imaginação, basta voltar um pouco no tempo para entender como funcionaria, hoje, o comércio sem a web…

Seria mais ou menos assim: os consumidores não teriam muitas fontes de informações sobre os produtos que desejariam comprar e, portanto, precisariam confiar no que a loja/o vendedor dissesse. Se eles tivessem algum problema, teriam que recorrer somente à loja para reclamar – o mesmo aconteceria se quisessem dar uma opinião ou sugestão. Além disso, estariam limitados a comprar nas lojas das regiões em que morassem, pois não daria para viajar sempre que fosse preciso comprar algo. 

Ou seja: sem internet, o consumidor seria totalmente dependente da loja, em todo o processo de compra, e suas opções seriam muito mais limitadas.

conteudo no varejo 3

Agora, pode voltar para o mundo real e atual, onde existe internet e os consumidores têm total autonomia e liberdade para buscar informações em uma rede mundial de computadores e também para comprar em qualquer lugar do globo (a China está apenas a alguns cliques de distância).

A web revolucionou a forma como nos relacionamos, como nos comunicamos e, também, como consumimos. Entender essa mudança é fundamental para que seu negócio continue prosperando no presente e, especialmente, no futuro. 

E onde entra o conteúdo nessa história? 

conteudo no varejo 2O conteúdo é um dos grandes protagonistas dessa mudança pela qual o varejo vem passando. Se, antes, as pessoas não tinham onde buscar informações sobre os produtos, hoje, elas podem não só ter acesso a conteúdo especializado, como também podem produzir conteúdo para outros consumidores.

Isso significa que o cliente chega à sua loja – seja ela física ou online – já sabendo tudo sobre o produto. Muitas vezes, até mais que o próprio vendedor!

Então, você pode estar se perguntando: “Se o cliente já sabe tudo, a loja não precisa se preocupar em oferecer mais informações, certo?”.

ERRADO! É justamente por conta dessa abundância de informações que o conteúdo se tornou um dos principais diferenciais no varejo.

Para entender como isso funciona, basta analisar o processo atual de compra e venda, em que o primeiro passo do cliente é: buscar informações sobre o produto.

Compra e venda nos dias de hoje

O cliente tem à sua disposição diversas maneiras de buscar as informações que precisa. Além de se informar com alguém que já conhece o produto e de visitar a loja mais de uma vez antes de tomar a decisão final, ele pode, ainda, fazer uma pesquisa na internet. Lá, depois de poucos cliques, ele pode achar o conteúdo que precisa para tomar sua decisão nos seguintes lugares:

  • conteudo no varejo 1Redes sociais – observando a página da loja, do produto e os comentários de outros consumidores.
  • Sites de reclamações – vendo se tem alguma reclamação sobre o produto ou sobre a loja, e analisando a forma como a empresa respondeu ao cliente que reclamou.
  • YouTube – diversas pessoas gravam vídeos dando suas opiniões e mostrando como funcionam os produtos que elas compraram.
  • Sites das empresas – olhar a página da loja ou da marca do produto que ele deseja comprar vai ajudá-lo a entender o posicionamento dessas empresas e de que forma elas se relacionam com o público. É possível também observar os comentários de outros clientes no site.

E aí está o segredo: oferecer algum tipo de conteúdo em cada um desses canais vai aumentar as chances de sua empresa estar em contato com o cliente antes mesmo de ele fazer sua escolha final. Se nessa busca a sua loja oferecer as informações que ele precisa, certamente ele vai ficar grato por ter recebido sua ajuda e vai dar preferência a comprar com você. Além disso, dar informações qualificadas vai fazer sua marca se destacar na web – onde está concorrendo com milhares de outras lojas no mundo inteiro.

Nesse sentido, podemos observar algumas tendências para o varejo atual e futuro:

  • Será cada vez mais importante conhecer a fundo os clientes, para oferecer produtos, serviços e conteúdos qualificados e direcionados às necessidades específicas deles.
  • Oferecer conteúdo será considerado não um diferencial, e sim uma obrigação das lojas, visto que o papel delas é ajudar o consumidor em sua decisão de compra.
  • Como os consumidores já são altamente informados, as lojas e marcas de produtos precisarão ser especialistas em seu mercado – para oferecer informações úteis e ter credibilidade perante o público.

Conteúdo online para loja física

E se você acha que só porque não tem uma loja online não precisa se preocupar com conteúdo, é bom rever essa sua visão. Esse processo por busca de informações acontece para comprar na web e fora dela também. Mesmo que você só tenha uma loja física, precisa se preocupar em construir uma presença online – e a melhor maneira de fazer isso é oferecendo conteúdo qualificado.

Dicas práticas

Quer saber como oferecer informações qualificadas para seus clientes e melhorar o relacionamento com seu público por meio do conteúdo? Confira as dicas dos artigos abaixo:

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Tem alguma dúvida sobre esse tema? Gostaria de dar sua opinião sobre a utilização do conteúdo como estratégia de venda no varejo? Deixe um comentário abaixo! Vamos adorar conversar com você sobre o assunto!

 

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