Já pensou se vivêssemos em um mundo sem internet? Como seria o varejo? Bom, não é preciso muita imaginação, basta voltar um pouco no tempo para entender como funcionaria, hoje, o comércio sem a web…
Seria mais ou menos assim: os consumidores não teriam muitas fontes de informações sobre os produtos que desejariam comprar e, portanto, precisariam confiar no que a loja/o vendedor dissesse. Se eles tivessem algum problema, teriam que recorrer somente à loja para reclamar – o mesmo aconteceria se quisessem dar uma opinião ou sugestão. Além disso, estariam limitados a comprar nas lojas das regiões em que morassem, pois não daria para viajar sempre que fosse preciso comprar algo.
Ou seja: sem internet, o consumidor seria totalmente dependente da loja, em todo o processo de compra, e suas opções seriam muito mais limitadas.
Agora, pode voltar para o mundo real e atual, onde existe internet e os consumidores têm total autonomia e liberdade para buscar informações em uma rede mundial de computadores e também para comprar em qualquer lugar do globo (a China está apenas a alguns cliques de distância).
A web revolucionou a forma como nos relacionamos, como nos comunicamos e, também, como consumimos. Entender essa mudança é fundamental para que seu negócio continue prosperando no presente e, especialmente, no futuro.
O conteúdo é um dos grandes protagonistas dessa mudança pela qual o varejo vem passando. Se, antes, as pessoas não tinham onde buscar informações sobre os produtos, hoje, elas podem não só ter acesso a conteúdo especializado, como também podem produzir conteúdo para outros consumidores.
Isso significa que o cliente chega à sua loja – seja ela física ou online – já sabendo tudo sobre o produto. Muitas vezes, até mais que o próprio vendedor!
Então, você pode estar se perguntando: “Se o cliente já sabe tudo, a loja não precisa se preocupar em oferecer mais informações, certo?”.
ERRADO! É justamente por conta dessa abundância de informações que o conteúdo se tornou um dos principais diferenciais no varejo.
Para entender como isso funciona, basta analisar o processo atual de compra e venda, em que o primeiro passo do cliente é: buscar informações sobre o produto.
O cliente tem à sua disposição diversas maneiras de buscar as informações que precisa. Além de se informar com alguém que já conhece o produto e de visitar a loja mais de uma vez antes de tomar a decisão final, ele pode, ainda, fazer uma pesquisa na internet. Lá, depois de poucos cliques, ele pode achar o conteúdo que precisa para tomar sua decisão nos seguintes lugares:
E aí está o segredo: oferecer algum tipo de conteúdo em cada um desses canais vai aumentar as chances de sua empresa estar em contato com o cliente antes mesmo de ele fazer sua escolha final. Se nessa busca a sua loja oferecer as informações que ele precisa, certamente ele vai ficar grato por ter recebido sua ajuda e vai dar preferência a comprar com você. Além disso, dar informações qualificadas vai fazer sua marca se destacar na web – onde está concorrendo com milhares de outras lojas no mundo inteiro.
- Será cada vez mais importante conhecer a fundo os clientes, para oferecer produtos, serviços e conteúdos qualificados e direcionados às necessidades específicas deles.
- Oferecer conteúdo será considerado não um diferencial, e sim uma obrigação das lojas, visto que o papel delas é ajudar o consumidor em sua decisão de compra.
- Como os consumidores já são altamente informados, as lojas e marcas de produtos precisarão ser especialistas em seu mercado – para oferecer informações úteis e ter credibilidade perante o público.
E se você acha que só porque não tem uma loja online não precisa se preocupar com conteúdo, é bom rever essa sua visão. Esse processo por busca de informações acontece para comprar na web e fora dela também. Mesmo que você só tenha uma loja física, precisa se preocupar em construir uma presença online – e a melhor maneira de fazer isso é oferecendo conteúdo qualificado.
Quer saber como oferecer informações qualificadas para seus clientes e melhorar o relacionamento com seu público por meio do conteúdo? Confira as dicas dos artigos abaixo:
- Marketing de Conteúdo para lojistas
- O que é o Big Data e como ele pode alavancar suas vendas
- 6 canais de comunicação que sua loja online precisa oferecer
- E-mail Marketing e Vendas – uma relação de sucesso
- WhatsApp: a chave para um atendimento personalizado ao alcance do seu bolso
- Edu-commerce: uma nova experiência de consumo para os seus clientes
- 5 dicas práticas para melhorar sua taxa de conversão no e-commerce
- O que é Marketing Direto e como ele pode ajudar sua loja a vender mais
- Marketing Direto para varejo: dicas para aplicar em sua loja
Tem alguma dúvida sobre esse tema? Gostaria de dar sua opinião sobre a utilização do conteúdo como estratégia de venda no varejo? Deixe um comentário abaixo! Vamos adorar conversar com você sobre o assunto!