Saiba como fidelizar os clientes do Dia das Mães e, assim, ter bons resultados de vendas o ano todo!
Como você já sabe, o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo. Afinal, no período que antecede o segundo domingo de maio, lojas de todo o Brasil ficam lotadas de consumidores em busca de presentes que ajudem a demonstrar o amor que sentem pelas figuras maternas de suas vidas.
Porém, estes consumidores não são apenas filhos, maridos, netos etc. Cada um deles tem suas próprias necessidades, e também desempenham outros papéis em relações interpessoais. Por isso mesmo, você precisa aproveitar que eles estão na sua loja agora para conquistar a lealdade deles e garantir que eles voltem sempre.
Para ajudá-lo nessa missão, revelamos a seguir algumas estratégias importantes para você fidelizar os clientes do Dia das Mães e, assim, ter um bom fluxo de vendas constante. Acompanhe!
Preocupar-se apenas com as vendas sazonais e negligenciar as chances de conquistar a fidelidade dos consumidores durante as datas comemorativas é um erro estratégico que muitas lojas cometem.
Ocasiões como o Dia das Mães são momentos especiais para os consumidores. Ao ajudá-los a aproveitar essa data da melhor maneira, sua loja ganhará muitos pontos, e poderá se tornar a favorita dos clientes.
Lembre-se: uma venda nunca é apenas uma venda. Em cada interação com o cliente sua loja tem a chance de encantá-lo e de mostrar que vale a pena ser fiel ao seu negócio.
Quer saber como aproveitar ao máximo as oportunidades do Dia das Mães e fazer essa data render resultados ao longo de todo o ano? Siga as dicas abaixo!
Não importa se a sua loja tem ofertas incríveis e a decoração é a mais linda da rua. Se o atendimento dos vendedores não for satisfatório, pode ter certeza de que, além de não comprar, os consumidores sairão do estabelecimento para nunca mais voltar!
Oferecer um bom atendimento é uma das principais maneiras de fidelizar clientes – seja no Dia das Mães ou em qualquer data do ano. Nessa época especificamente, em que as pessoas buscam presentes para alguém tão especial, contar com a ajuda de vendedores simpáticos e bem preparados vai fazer com que a imagem da sua loja fique gravada na memória e no coração delas.
Para que isso aconteça, sua equipe precisa estar preparada e motivada para aproveitar ao máximo as oportunidades de conquistar novos clientes no Dia das Mães. Aqui vão algumas para ajudá-lo nesta missão:
É importante ter em mente que o papel de mãe pode ser desempenhado não somente pela genitora de alguém. Muitos clientes chegarão à sua loja em busca de presentes para avós, pais, tios madrinhas e outras pessoas que representam a figura materna para eles, e também precisam ser bem atendidos.
Ter essa sensibilidade na hora do atendimento, fazendo as perguntas certas antes de assumir qualquer coisa, pode fazer toda a diferença para conquistar o cliente.
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– O que perguntar para os clientes para vender o presente ideal no Dia das Mães
Da mesma forma que “mãe não é tudo igual”, os clientes dessa data também não possuem um perfil único. Os filhos e os maridos são os clientes mais óbvios. No entanto, noras e genros, avós, irmãos, compadres, netos, colegas de trabalho também aparecerão muito em sua loja até o segundo domingo de maio.
Entender isso pode ajudar a direcionar o atendimento da melhor maneira e, assim, ajudar os clientes de forma mais assertiva e personalizada.
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– Entendendo e atendendo os verdadeiros clientes do Dia das Mães
Você está preparando promoções especiais para essa data? Então, é crucial treinar os vendedores para trabalharem essas promoções e os produtos em destaque durante os atendimentos para o Dia das Mães.
Ao demonstrar que sua loja está preparada para atender diferentes necessidades, com uma variedade de produtos e ofertas especiais para essa época, as chances de conquistar os consumidores aumentam.
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– Como treinar sua equipe para o Dia das Mães
A experiência do cliente é a percepção que o consumidor tem em relação à sua marca, ao seu estabelecimento, ao seu site, aos produtos e serviços que você oferece e ao atendimento prestado pela sua equipe.
Quanto mais positiva for a interação do cliente com uma marca, maiores serão as chances de ele voltar a comprar dela no futuro. E é por isso que, se você quiser fidelizar os clientes do Dia das Mães, precisa se preocupar em promover uma experiência marcante.
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– Como promover uma experiência marcante em sua loja
Para oferecer uma experiência positiva e conquistar os consumidores no Dia das Mães, você deve:
“Muitas vezes, a melhor forma de oferecer um atendimento nota 10 é começando pelo mais básico, pelo mais simples. Faça uma lista de questões que você sabe que irritam os clientes e trabalhe em conjunto com sua equipe para eliminar esses irritadores”, destaca Raul Candeloro, diretor da revista VendaMais e especialista em alta performance em vendas.
Estes são alguns dos irritadores citados pelo especialista:
– Falta de atenção quando o cliente entra na loja;
– Vendedores que não sabem responder perguntas;
– Atendimento lento e demorado.
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– Dinâmica de grupo: como eliminar os irritadores que afastam os clientes
“Em datas especiais, é preciso surpreender o cliente oferecendo algo que ele não imaginava. Para fidelizar você precisa criar um motivo”, reflete Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo e diretor da consultoria Tekoare. Segundo o especialista, estas são algumas formas de surpreender e cativar os clientes do Dia das Mães:
– Ajude o cliente a personalizar o presente. Com um cartão para ele incluir no presente ou a possibilidades de ele escrever uma mensagem na embalagem, por exemplo.
– Torne o presente mais especial. Que tal oferecer uma embalagem marcante e diferenciada ou incluir uma rosa junto com o item que o cliente comprou?
– Presenteie a mãe do seu cliente. Você também pode conquistar a pessoa presenteada. Incluir um desconto especial para ela utilizar em sua loja é uma maneira de fazer isso.
– Ofereça brindes extras. Incluir um brinde da loja para as mães presenteadas pode deixar seu cliente mais feliz com o atendimento.
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– 7 formas de utilizar as embalagens para aumentar a fidelidade dos clientes
Oferecer um atendimento qualificado e uma experiência de compra marcante já irá aumentar as chances de os clientes do Dia das Mães retornarem em outras ocasiões. Mas para dar uma forcinha a mais para que isso aconteça, sua loja pode oferecer alguns incentivos para os consumidores.
Para isso, você pode, por exemplo:
– Apresentar seu programa de fidelidade e mostrar todas as vantagens de ser um cliente fiel do seu estabelecimento.
– Oferecer cupons de desconto para a próxima compra.
– Dar um voucher que dá direito a um brinde na próxima compra.
– Oferecer garantia gratuita para o próximo item eletrônico que ele adquirir na loja.
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– Tipos de programas de fidelidade e como escolher o melhor para sua loja
Quer que o relacionamento entre sua loja e os clientes do Dia das Mães continue após o dia 12 de maio? Invista em ações focadas para que vocês continuem em contato!
Para isso, antes mesmo de o Dia das Mães chegar, você já deve começar a pensar nas ações pós-venda que irá realizar ao longo do ano com os clientes dessa época. Aqui vão algumas dicas importantes para isso:
– Colete as informações gerais e os dados de contato dos clientes. Além disso, anote os produtos que ele comprou, para quem ele comprou e outros detalhes sobre o perfil dele. Isso irá orientar suas interações futuras com este consumidor.
– Envie uma mensagem agradecendo a compra dele no Dia das Mães e aproveite para fazer uma pesquisa sobre o atendimento recebido por ele. Essa ação simples vai mostrar ao cliente que sua empresa se importa com a experiência dele. Isso, por sua vez, vai contribuir para que ele entenda que vale a pena ser fiel à sua loja.
– Envie ofertas personalizadas. Baseando-se nas informações coletadas durante o Dia das Mães, crie ofertas e campanhas de marketing direcionadas às preferências do cliente. Se ele comprou um celular para dar de presente, que tal, por exemplo, oferecer uma oferta para ele atualizar o aparelho dele também?
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– 7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes
Coloque essas quatro dicas em prática e aproveite ao máximo o potencial do Dia das Mães, conquistando a lealdade dos clientes nessa época e fazendo essa data render bons frutos o ano todo!
Quer conduzir uma reunião de vendas com a sua equipe usando este conteúdo como ponto de partida?
Inicie apresentando o vídeo abaixo! Ele é uma excelente ferramenta para iniciar o debate.
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Nele, você lerá sobre:
– A importância de preparar sua loja para as datas comemorativas.
– Como planejar as ações para as datas comemorativas no varejo.
– Técnicas de merchandising para vender mais no Dia das Mães.
– Como criar promoções para o Dia das Mães.
– Exercícios práticos para treinar a equipe para vender mais no Dia das Mães.
– Como fidelizar clientes do Dia das Mães e fazê-los voltar o ano inteiro.
Além disso, terá acesso a um checklist de ações para vender mais no Dia das Mães. Clique aqui e faça o download!
Dessa forma, você e sua equipe estarão muito mais preparados para aproveitar as oportunidades de vendas que o Dia das Mães trará.
Sucesso!
Reportagem publicada originalmente na Revista da Gazin Atacado.