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Como fazer uma gestão de estoque eficiente

Como fazer uma gestão de estoque eficiente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/11/17

Ele fica, digamos assim, nos bastidores de toda a operação de vendas. Mas isso não quer dizer que não seja importante. Pelo contrário: é fundamental para o sucesso da loja como um todo. Do que estamos falando? Do estoque, claro!

Precisa de ajuda para gerir melhor o estoque da sua loja? Siga a leitura deste artigo! Ele vai apresentar dicas que ajudam a garantir o bom andamento do fluxo de vendas no varejo.

*Esta reportagem foi publicada originalmente na Revista do Varejo, publicação bianual enviada aos clientes da Gazin Atacado. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

4 dicas de gestão de estoque

1 – Avalie o espaço físico

Você precisa saber exatamente qual é o espaço disponível no seu estoque para gerenciá-lo da melhor maneira possível. Assim, poderá avaliar a quantidade de produtos a serem estocados (e não amontoados). Além disso, analise questões como temperatura e umidade, pois isso vai influenciar na qualidade e na duração dos produtos estocados.

2 – Defina o que e quanto estocar

Esse conhecimento é fundamental tanto para que você não compre produtos demais e eles fiquem parados, quanto para que os produtos não acabem antes do previsto e seus clientes saiam decepcionados.

Para saber quais e quantos itens estocar, você precisa avaliar o fluxo das vendas nos diferentes períodos do ano. Além disso, fique atento às épocas em que as vendas variam. Verifique, por exemplo, quais produtos saem mais em datas especiais e prepare seu estoque para essas épocas.

3 – Gerencie o fluxo do estoque

É fundamental acompanhar a entrada e da saída dos produtos. Só assim conhecerá as necessidades em relação à compra (ou não) de novos produtos. Esse controle pode ser realizado por meio de planilhas ou programas de gestão.

Lembre que o estoque nada mais é que um investimento. Mais que produtos, é o capital da sua loja que fica naquelas prateleiras. Por isso, seu objetivo deve sempre fazer os produtos girarem – ou seja, se renovar. Porque isso que dizer que seu capital está rendendo.

4 – Fique de olho no tempo do estoque

Não é bom para o seu negócio que os produtos fiquem muito tempo estocados, pois isso quer dizer que o seu capital está parado. Fora o fato de que os produtos podem se deteriorar com o tempo.

Além disso, quando você tem muitos produtos estocados, corre riscos pois, em caso de acidentes – como enchentes, por exemplo –, seu prejuízo será muito maior. Quando perceber que há um produto que não está saindo, realize ações promocionais para conseguir vender esse item mais rapidamente.

Para não esquecer essas dicas, basta lembrar que elas se referem a quatro itens fundamentais na gestão do estoque:

Como calcular a média e o giro do estoque

média do estoque pelo valor dos produtos

Já para calcular o giro do estoque, você precisa dividir as vendas pela média do estoque. Você também pode calcular esse indicador avaliando a quantidade de produtos ou o valor total de todos os produtos. Entenda!

Pela quantidade de produtos:

NÚMERO DE PRODUTOS VENDIDOS ÷ MÉDIA DE ESTOQUE

  • Exemplo 01. Digamos que você tenha vendido 50 celulares durante o mês e a média de celulares estocados nesse período foi de 50. Assim, 50 ÷ 50 = 1 –> Então, o giro do estoque foi “1”, o que quer dizer que seus produtos giraram uma vez – todos eles foram vendidos e precisaram ser repostos.
  • Exemplo 02. Se você tivesse vendido 50 celulares durante o mês e a média de produtos estocados nesse período fosse de 100, a conta ficaria 50 ÷ 100 = 0,5 –> Nesse caso, o giro do estoque teria sido de “0,5”, o que quer dizer que apenas metade dos celulares estocados foram vendidos.

Pelo valor dos produtos:

VALOR DOS PRODUTOS VENDIDOS ÷ VALOR MÉDIO DO ESTOQUE

Exemplo: As vendas totais do mês somaram R$ 50 mil e o valor médio do estoque nesse período foi de R$ 25 mil. Portanto, 50.000 ÷ 25.000 = 2 –> O giro do estoque foi de “2”, o que quer dizer que o estoque foi renovado duas vezes nesse período.

TEMPO MÉDIO DO GIRO DO ESTOQUE

Para saber de quanto em quanto tempo seu estoque foi renovado você pode calcular o tempo médio do giro do estoque, fazendo a seguinte conta:

NÚMERO DE DIAS DO PERÍODO ANALISADO ÷ NÚMERO DO GIRO DO ESTOQUE NESSE PERÍODO

Por exemplo: se você quer saber o tempo médio de renovação do seu estoque em um ano em que o giro foi de “15”: 365 ÷ 15 = 24,3 –> Resultado: seu estoque foi renovado 15 vezes no ano e essa renovação aconteceu a cerca de cada 24 dias.

indicadores do estoque

Dicas para vender produtos parados sem prejudicar sua loja

Além da falta de produtos, há outro problema que a má gestão do estoque pode gerar: o acúmulo de produtos. Cada item estocado representa um investimento em seu negócio. Por isso, quando o produto fica parado é o seu dinheiro que não está rendendo.

Pensando em resolver esse problema, revelamos duas dicas para você vender os produtos parados sem prejudicar o lucro nem a imagem de sua loja. São elas:

  1. Faça liquidações inteligentes

Fazer promoções para liquidar os produtos parados é uma das formas mais conhecidas para resolver esse problema. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes para que sua loja não fique com uma imagem ruim.

Na prática! Se você simplesmente vender o produto encalhado pela metade do preço, vai parecer que está literalmente querendo “se livrar” dele. Esse desespero não é bom para a imagem de sua loja e vai fazê-lo perder dinheiro. Além disso, quem comprou pelo preço cheio, vai achar ruim que agora sua loja esteja cobrando menos. Assim, os clientes vão sempre esperar pela próxima liquidação para comprar por um valor inferior.

Por isso, quando precisar “se livrar” dos produtos parados, faça promoções com valor agregado.

Uma das melhores saídas é vender aquela peça parada com desconto apenas se o cliente levar algum outro produto que não esteja na promoção e que seja relacionado ao item que você quer tirar do estoque (algo como “na compra de qualquer produto relacionado à cozinha, ganhe x% de desconto em um liquidificador”). Dessa forma, você não está apenas dando o desconto – a diminuição do preço está atrelada a compra de outros produtos.

  1. Faça ofertas direcionadas a clientes potenciais

como lidar com diferentes tipos de clientes

Outra forma de acelerar as vendas de produtos parados há muito tempo é direcionando a oferta deles a clientes que têm mais potencial de comprá-los.

Na prática! Tem cartuchos de impressora acumulados e precisa girar o estoque desses produtos? Ofereça-os aos clientes que compraram impressoras em sua loja! Dessa forma, você pode suprir uma necessidade do cliente e ainda resolver seu problema.

Dica do especialista

gestão de estoqueO que o lojista precisa fazer no que diz respeito a pessoas para garantir uma boa gestão de estoque?

“Ele precisa ter processos estabelecidos em relação ao estoque. É fundamental controlar entradas, saídas e transferências. Isso só é feito com processos e sistemas que ajudem o empresário nesse sentido.

É essencial trabalhar com documentos de requisição e de saída de estoque, controlando a entrada, a saída, quem solicitou, qual produto, o número de itens etc. Isso precisa estar muito claro para quem faz essa gestão. É preciso fazer todo o controle dessas movimentações internas.

É muito importante também que o estoque esteja devidamente endereçado, ou seja, que as pessoas que manipulam os produtos saibam exatamente onde estão cada item. Isso facilita a separação, o pagamento dessa mercadoria para a área de vendas e tudo mais.

É muito comum vermos gargalos no estoque porque as pessoas que estão ali trabalhando, quando chega um pedido ou uma ordem de venda, não fazem ideia de onde a mercadoria se encontra. Crie um mapa, faça um endereçamento e deixe os produtos bem organizados, com o funcionário sabendo onde está cada item – tanto para que ele consiga guardar da forma correta, quanto para localizar rapidamente quando chega uma ordem de venda. Isso vai tornar o processo muito mais eficiente.”

Patrick Piazza Santiago, gerente de contas da Sispro, empresa fornecedora de sistemas de gerenciamento empresarial.

–> Para ler a entrevista na íntegra, visite: Especialista dá dicas para uma gestão de estoque eficiente – no Natal e o ano inteiro

Agora é com você! Cuide desses detalhes da operação da sua loja e veja seus resultados melhorarem cada vez mais.

Imagens: Freepik

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