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8 habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter para ser um campeão de vendas

8 habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter para ser um campeão de vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/07/18

Você sabe quais são as habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter para alcançar o sucesso em vendas? Não? Pois deveria!

Para os vendedores, essa informação é importante porque seu crescimento profissional depende deste conhecimento. Para os líderes, é essencial descobrir o que diferencia vendedores de alta performance dos demais afinal, dessa forma, terão mais facilidade para identificar os melhores profissionais na etapa de recrutamento e seleção e ainda poderão capacitar melhor seus liderados.

Sabendo disso e pensando em ajudar tanto vendedores como líderes de equipe, apresentamos a seguir as 8 habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter para ser um campeão de vendas.

Você vai entender por que todo profissional da área comercial deve:

– Saber ouvir;
– Ter empatia;
– Desenvolver sua inteligência emocional;
– Ser curioso;
– Ser persistente;
– Saber aceitar críticas;
– Conhecer a fundo a empresa em que trabalha e os produtos que vende;
– Ter uma visão estratégica do negócio.

Curioso para saber mais sobre as habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter? Leia este artigo e descubra como ser um campeão em vendas!

8 habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter para ser um campeão de vendas

Para ter alta performance e sucesso na área comercial, estas são as oito habilidades e atitudes que todo vendedor precisa adquirir:

1 – Saber ouvir

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Saber ouvir pode fazer toda a diferença na hora do atendimento ao cliente. Afinal, quando o vendedor ouve verdadeiramente o consumidor, consegue identificar melhor as necessidades e preferências dele. Dessa forma, fica mais fácil indicar os produtos e serviços mais adequados ao que aquele cliente busca e precisa.

Para ouvir melhor:

– Livre-se das distrações;
– Silencie também a voz de dentro;
– Comprometa-se com a mudança;
– Treine-se para ouvir;
– Dobre o esforço se a notícia for ruim.

Aprenda mais!
As cinco dicas listadas acima foram apresentadas em detalhes neste artigo:
5 dicas para ouvir melhor o que os outros têm a dizer
Não deixe de ler!

2 – Aceitar críticas

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Muitas vezes, críticas revelam verdades que não conseguimos perceber sozinhos. Por isso mesmo, saber aceitar as críticas e avaliar de que forma elas podem ser positivas para o seu desenvolvimento profissional é crucial para evoluir na carreira.

Aqueles vendedores que acreditam que já sabem tudo e que não ouvem o feedback dos clientes, dos colegas ou do gestor, correm grande risco de se tornarem irrelevantes.

Aprenda mais! 7 hábitos dos vendedores de Alta Performance

Dicas para quem é líder e precisa dar feedback!

Seus liderados precisam de feedback e você não sabe como fazer isso? Aqui estão 7 regras básicas para um feedback eficiente:

– Seja positivo.
– Seja claro e objetivo.
– Foque no problema, não na pessoa.
– Dê abertura para o vendedor falar.
– Não acumule muitas informações.
– Elogie em público, critique em particular.
– Mostre o caminho.

Quer entender melhor estas “regras”? Leia este artigo: Como dar feedback a seus vendedores

É vendedor e precisa aprender a lidar melhor com feedbacks? Também leia o artigo acima. Entender a base do feedback pode facilitar o desenvolvimento desta habilidade.

3 – Ser persistente

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Ouvir “não” faz parte do dia a dia do profissional de vendas. Por isso, vendedores que desistem facilmente certamente não irão muito longe.

Para ter alta performance na área comercial é importante entender que existe uma possibilidade de venda – que deve ser trabalhada com conhecimento e comunicação – por trás de cada rejeição ou objeção.

Assim, é fundamental aprender a lidar com objeções. Precisa de ajuda para isso? Assista aos vídeos do primeiro episódio da série “Minuto do Varejo”:

Aprenda mais! 3 dicas para uma negociação eficaz: como chegar ao “sim”

4 – Ter inteligência emocional

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Entre as habilidades e atitudes que todo vendedor precisa adquirir a inteligência emocional é uma das mais importantes!

Por quê?

Porque inteligência emocional é a capacidade de entender e lidar com seus próprios sentimentos e também compreender as emoções das pessoas à sua volta. E, sem essa habilidade, o vendedor pode agir de maneira impulsiva, prejudicando o atendimento aos clientes e também a sua carreira e o relacionamento com seus colegas e gestores.

Aprenda mais! 10 sinais que mostram que você tem inteligência emocional

6 dicas práticas para desenvolver sua inteligência emocional

1) Entenda como você se sente em relação às diferentes situações.
2) Preste atenção em seus comportamentos.
3) Seja responsável por suas próprias atitudes.
4) Tente responder em vez de reagir.
5) Desenvolva sua habilidade de ouvir as pessoas.
6) Pratique a empatia.


Para saber como fazer tudo isso, na prática, leia este artigo: 6 dicas práticas para desenvolver sua inteligência emocional

5 – Ter empatia

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Empatia e inteligência emocional são habilidades interligadas, uma vez que profissionais emocionalmente inteligentes se colocam no lugar da outra pessoa antes de falar algo ou tomar alguma atitude. De qualquer forma, é importante ter em mente que a empatia é mais uma das habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter para ser um campeão de vendas.

A verdade é que nem sempre os consumidores se expressam claramente em relação ao que precisam. Por isso, ser empático o ajudará a descobrir as reais necessidades deles. Assim, suas chances de não apenas vender, mas de fato ajudar o cliente, aumentarão consideravelmente.

Aprenda mais! Simpatia X Empatia nas vendas

6 – Ser curioso

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Ter fome de conhecimento e estar sempre buscando informações sobre o mercado, sobre os produtos e clientes é uma das características mais marcantes dos vendedores de alta performance.

Ser curioso faz o profissional de vendas querer aprender sempre mais – o que, por sua vez, o coloca em destaque e melhora o seu desempenho.

A busca por conhecimento, aliás, também é um dos sete hábitos dos vendedores de alta performance.

Além disso, vendedores de alta performance:

a) Fazem seu próprio planejamento.
b) Definem suas próprias metas.
c) Não justificam erros ou resultados ruins; procuram soluções.
d) Não têm medo de desafios.
e) Sabem ouvir.
f) Compartilham conhecimento.

Falamos sobre tudo isso, em detalhes, no artigo 7 hábitos dos vendedores de alta performance. Não deixe de ler!

Aprenda mais! Vídeo: O segredo dos melhores vendedores

7 – Conhecer a fundo seu mercado e sua empresa

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Essa é uma consequência da atitude anterior e de outras características que fazem o vendedor nunca parar de aprender (como a vontade de evoluir e a humildade).

  • Entender a fundo a empresa e os valores que ela defende o ajudará a representar a loja de maneira mais verdadeira.
  • Conhecer de verdade os produtos e serviços o posicionará como um vendedor especialista.
  • Conhecendo as movimentações do mercado, você conseguirá acompanhar as tendências e continuar relevante.

Aprenda mais! 7 maneiras de ser um vendedor melhor

8 – Visão estratégica

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Por fim, um vendedor de sucesso sabe que precisa ter conhecimento sobre gestão, se quiser evoluir em sua carreira.

Ao desenvolver uma visão mais estratégica do negócio, o profissional mostra que se preocupa não apenas com as suas vendas, mas também com o crescimento da empresa como um todo. Isso, por sua vez, indica que ele é um bom candidato para receber uma promoção.

Aprenda mais! 4 especialistas ensinam como melhorar suas habilidades de vendas

Como construir uma carreira de sucesso no varejo

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Se você está lendo este artigo sobre habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter, certamente deseja construir uma carreira de sucesso no varejo.

Paulo Melancia, gerente de Serviços Financeiros da Gazin, indica que as pessoas que querem ter uma carreira promissora nessa área precisam estudar o mercado e os consumidores constantemente. “Dessa forma, será possível inovar, sair na frente da concorrência e conquistar mais clientes”, pontua.

Assista à entrevista que Paulo concedeu com exclusividade ao Blog do Varejo e confira dicas que o ajudarão a ser um profissional cada dia melhor!

Dicas muito valiosas, não é mesmo?

Estude essas informações, avalie o que você pode colocar em prática e comece hoje mesmo o seu caminho em busca de ser um vendedor campeão!

Sucesso!

PS: Acredita que existem outras habilidades e atitudes que todo vendedor precisa ter para ser um campeão de vendas? Complemente a lista usando a caixa de comentários abaixo e deixe este artigo ainda mais interessante!

Imagens: Freepik; Flaticon

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