fbpx

Nossas Sugestões

Conheça o Modelo de Excelência da Gestão ®

Conheça o Modelo de Excelência da Gestão ®

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/06/17

Você já ouviu falar no Modelo de Excelência da Gestão ® (MEG)? Esse é um guia de referência que tem como o objetivo indicar as melhores práticas da gestão de empresas.

Ficou interessado em saber mais sobre esse modelo?

A seguir, entenda melhor como o MEG é desenvolvido e de que maneira ele pode ajudar na gestão da sua loja.

O que é o Modelo de Excelência da Gestão ®

Modelo de Excelência da GestãoO Modelo de Excelência da Gestão ® é desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com base na experiência, no conhecimento e em um trabalho de pesquisa realizado por diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior.

O MEG serve como um guia de referência que traz as melhores práticas de gestão realizadas em algumas das empresas de maior sucesso no mundo.

O guia tem como objetivo ajudar os gestores a analisar os processos e os profissionais que compõem a empresa, fazendo uma reflexão sobre o cenário atual, ajudando a identificar pontos de melhoria e indicando ações e processos a serem realizados. Tudo isso para, como o próprio nome diz, alcançar a excelência na gestão.

Oito fundamentos da gestão para a excelência

O Modelo de Excelência da Gestão ® foi criado em 1992 e vem sendo constantemente revisado para acompanhar as mudanças e tendências do mercado e da economia. Em 2016, a FNQ lançou a 21ª edição do guia.

Uma das principais mudanças desta edição mais recente é que o Modelo de Excelência da Gestão ® passou a ser baseado em oito fundamentos principais, que orientam as ações e reflexões propostas na metodologia.

Modelo de Excelência da Gestão

Os oito fundamentos da gestão para a excelência são:

1 – Pensamento sistêmico

Ações relacionadas à integração dos profissionais e das atividades realizadas na empresa, bem como a estruturação de sistemas de medição e organização das informações dos processos e áreas.

2 – Compromisso com as partes interessadas

Estabelecimento de canais de relacionamento e comunicação com clientes, fornecedores e os profissionais da empresa.

3 – Aprendizado organizacional e inovação

Ações no sentido de identificar e desenvolver habilidades e competências nos profissionais da empresa e também realizar o compartilhamento de conhecimento e o incentivo à inovação.

4 – Adaptabilidade

Diz respeito à habilidade de identificar necessidades de mudanças e a flexibilidade e capacidade de implementar mudanças em tempo hábil, de acordo com as novas demandas do mercado e dos clientes.

5 – Liderança transformadora

Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e as tendências de mercado. A capacidade dos líderes de mobilizar as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização.

6 – Desenvolvimento sustentável

Compromisso da empresa em responder pelos impactos de suas atividades (na sociedade e no meio ambiente) e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

7 – Orientação por processos

Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência, de forma a agregar valor para a empresa e para os colaboradores, clientes e parceiros.

8 – Geração de valor

Busca constante por resultados sustentáveis no âmbito econômico, ambiental e social, que atendam os interesses dos clientes, dos colaboradores e dos parceiros da empresa.

Modelo de Excelência da Gestão

De acordo com o Modelo de Excelência da Gestão ®, as empresas que aplicam esses oito fundamentos conseguem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva, com mais credibilidade e mais preparada para as mudanças.

Aí na sua empresa:

  • Sua loja segue algum ou alguns dos oito fundamentos da gestão para a excelência?
  • Qual deles sua empresa já aplica e qual deles ainda precisa implementar?
  • Tem alguma dificuldade em relação a algumas das práticas citadas nos oito fundamentos?

Deixe a seguir um comentário com suas opiniões e dúvidas sobre o Modelo de Excelência da Gestão ®. Se for de interesse de nossos leitores, poderemos trazer um especialista para falar sobre esse tema. Se você gostaria de aprender mais sobre o MEG, deixe sua solicitação abaixo!

Mais informações: FNQ

Modelo de Excelência da GestãoLeia também:

Imagens: FreepikFlaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


6 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 23
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

6

comentários em "Conheça o Modelo de Excelência da Gestão ®"

Comentar